fbpx
Arquivo de agosto 30America/Sao_Paulo 2019

Museu Sacro Franciscano recebe concertos gratuitos da Villa-Lobos

Postado por SECEC-RJ em 30/ago/2019 - Sem Comentários

A Escola de Música Villa-Lobos e o Museu Sacro Franciscano apresentam uma série de concertos na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, a “Joia do Barroco Brasileiro”, situada no Largo da Carioca, e a próxima atração é o Recital do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos.

O recital também apresenta ao público o Coro Cantares, formado por alunos de todos cursos e faixas etárias da Escola de Música Villa-Lobos. O grupo é regido por alunos formandos em Regência Coral do Curso Técnico.

Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos

Com 30 integrantes, entre cantores e instrumentistas, o Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos possui uma longa experiência de apresentações e concertos, merecendo especial destaque as ocorridas na Sala Cecília Meireles, no Teatro João Caetano, na Igreja da Candelária e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Crédito: Aurélio Olisio

O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos desponta como um grupo coral do cenário musical brasileiro que abraça os projetos aos quais se propõe a realizar com extrema seriedade, priorizando o caráter sofisticado e preciso que, incessantemente, sempre busca alcançar no repertório que realiza, sejam obras de compositores clássicos ou populares. Neste concerto no Museu SacroFranciscano, o grupo dá a vez a obras de compositores clássicos para coro de câmara.

O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos também tem seu espetáculo “Bitucanto”, em homenagem a Milton Nascimento, com obras do compositor mineiro arranjada para vozes. As apresentações sempre têm grande aceitação de público, com casas cheias ou lotadas em diversos espaços da cidade, como Teatro Rival, Sala Cecília Meireles, Teatro Glaico Gill e Teatro Oi Casagrande.

Parceria entre a Villa-Lobos e o Museu Sacro Franciscano

A parceria entre o Museu Sacro Franciscano e a Escola de Música Villa-Lobos começou no mês de julho deste ano, com recital do Madrigal do Villa.

O Museu Sacro Franciscano fica na Rua da Carioca, 5, e a Escola de Música Villa-Lobos fica a poucos metros, na Rua Ramalho Ortigão, 9, ambos no Centro do Rio de Janeiro. Os concertos acontecem sempre na primeira quinta-feira de cada mês, às 12 horas, com entrada gratuita.

Pertencente ao Corredor Cultural do Rio de Janeiro, a Escola de Música Villa-Lobos fica localizada num prédio com linhas arquitetônicas art-nouveau de 1910, onde foi instalada no fim dos anos 1960, quando ainda se chamava Instituto Villa-Lobos (nome sem vínculos com o atual Instituto Villa-Lobos, da UNIRIO). Foi neste prédio que grandes mestres da música e do ensino puderam lecionar, como César Guerra-Peixe, Noel Devos, Paulo Moura, Alceu Boccino, Cacilda Borges, dentre outros, e ainda lecionam, como João Carlos Assis Brasil, Zdenek Svab, PC Castilho, José d´Assumpção Jr, dentre outros.

Todas as semanas, quem passa pelos seus arredores pode escutar as suaves notas musicais saindo das grandes janelas de instrumentos de sopros ou piano, ou mesmo o batuque ritmado da Fina Batucada, a bateria feminina da escola, que costuma até mesmo ensaiar na rua, sobre os trilhos do VLT. Centenas de músicos se formam anualmente em seus cursos regulares, sendo uma das instituições de ensino musical mais tradicionais do país.

Instalada no Morro de Santo Antonio, ao lado do Convento de Santo Antônio, uma construção de 410 anos, está a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, elevada em 1933 a condição de Museu Sacro Franciscano, com o objetivo de se criar um local de referência para a arte barroca.

O museu abriga a “Joia do Barroco Brasileiro”, como é chamada a “Capela Dourada”, possui a exposição permanente dos belos santos franciscanos, grandes exemplos da arte barroca brasileira, além de mais de 5 mil livros a serem restaurados e digitalizados, que contam a história da Fraternidade, da Ordem Franciscana Secular e do Brasil durante os períodos do Brasil colônia, Império até a República.

O Museu Sacro Franciscano é considerado uma das principais rotas do turismo religioso da cidade e recebe inúmeros turistas todas os dias.

A Escola de Música Villa-Lobos é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa / Funarj.

Serviço

Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos
Data: 05 de setembro

Coro Juvenil da Escola de Música Villa-Lobos e Madrigal do Villa
Data: 04 de outubro

Local: Museu Sacro Franciscano
Horário: 12h
Entrada franca

Miss Brasil Beleza Internacional® será eleita no Theatro Municipal

Postado por SECEC-RJ em 29/ago/2019 - Sem Comentários

Previsto com bastante antecedência, o tema do concurso Miss Brasil Beleza Internacional ® não poderia ser mais atual: na próxima quinta-feira (05/09), os diretores artísticos Allan Ragazzy e Dharck Tavares irão colocar no palco do Theatro Municipal o espetáculo ORIG3M, que trata da história do planeta e mostrará, num futuro indefinido, o Brasil com sua natureza devastada pelas atitudes inconsequentes do homem. 

Mais do que um pano de fundo da noite, o tema da sustentabilidade exigirá que as misses de 18 unidades federativas mostrem o resultado de palestras e aulas que assistiram sobre reciclagem, ecologia, degradação da natureza e de passeios e visitas que fizeram para compreender melhor a questão ambiental no país. Uma inovação no formato dos concursos internacionais de beleza,  eleva o  Miss Brasil Beleza Internacional® – que revelou talentos como Grazi Massafera e Rayanne de Morais – ao patamar de show, onde a preparação das misses passa por aulas de canto, dança, teatro e moda, sem deixar de fora os pontos tradicionais do antigos concursos.

Governador Wilson Witzel recebe as finalistas do concurso Miss Rio de Janeiro, no Palácio Guanabara. Foto: Paulo Vitor.

No palco da maior e mais importante sala de espetáculos da América Latina, o Theatro Municipal,  um chamado à preservação, à reciclagem e à sustentabilidade irá permear a atmosfera do concurso, que está prestes a completar 60 anos e que hoje tem Fernanda Recht como representante do Brasil.

Miss Armação de Búzios representará o estado do Rio de Janeiro no Miss Brasil Beleza Internacional® 2019 Reprodução: Divulgação

Mais do que um concurso de beleza, o Miss Brasil Beleza Internacional® suscitará, tanto no público, quanto nas candidatas, a responsabilidade em pensar o Meio Ambiente como questão crucial para o futuro do planeta, o que coloca o título em uma condição que vai além da beleza externa, fazendo da mulher mais bonita do Brasil um agente transformador de sua região, de sua cidade, do seu estado e do seu país. A vencedora da etapa nacional disputará no Japão o “© Miss International Beauty Pageant ” em busca do título de Miss Beleza Internacional. O evento começará às 19h30.

O ingresso irá custar apenas R$ 1.

SERVIÇO:

Evento: Miss Brasil Beleza Internacional 2019
Tema: ORIG3M.
Dia: 05 de Setembro de 2019
Horário: 19h30
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Capacidade: 2.226 pessoas.

OPINIÃO | O que a Casa da Literatura tem a oferecer na XIX Bienal do Livro?

Postado por SECEC-RJ em 28/ago/2019 - Sem Comentários

Quero contar para você sobre um importante acontecimento para a cultura do Rio de Janeiro: como muitos já conhecem ou ouviram falar, a Casa da Literatura é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC), criada pela iniciativa do Secretário da pasta, Ruan Lira.

Depois do sucesso alcançado na FLIP (Feira Literária de Paraty), chegou novamente a vez da Casa marcar presença em um outro importante acontecimento cultural, desta vez no maior evento literário do país, a XIX edição da Bienal Internacional do Livro Rio, que está cheia de novidades e ganhou mais essa valiosa contribuição.

Durante o período de 30/08 a 08/09 de 2019, estaremos localizados no Pavilhão Laranja do Riocentro, onde o nosso estande contará com diversas atividades.

Vasta programação

Serão 120 horas de uma programação muito rica, organizada através de um edital público lançado pela SECEC-RJ, que recebeu mais de 500 propostas, com mais de 400 pessoas, dentre escritores e escritoras, poetas, debatedores, editoras, enfim, o povo do livro.

A programação contará com diversas temáticas: políticas públicas voltadas à leitura; formação de um público leitor; fomento e circulação do livro, leitura e literatura; intercâmbio entre as Bibliotecas-Parque e Bibliotecas Comunitárias.

Teremos lançamentos de livros, contação de histórias, mesas de debates, intervenções culturais, oficinas e apresentações artísticas e, já na abertura da nossa programação, contaremos com a divertida apresentação de cosplays da Liga da Justiça e seus trabalhos sociais e com a presença do “Batman” Eron Morais Melo.

As mesas de debates tratarão de temas muito atuais como Fake News, com a Pró-Reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes, e o jornalista da Agência Lupa Gilberto Scofield, com mediação de Mônica Chaves, consultora em educação midiática.

A Literatura e Economia Criativa não podiam ficar de fora e serão tema de debate com o Secretário Ruan Lira, Gledson Vinícius, do Poeme-se, e Robson da Costa Melo, da Estante Mágica, no qual terei a honra de fazer a mediação.

Em tempos de violência, falar sobre o papel da leitura na ressocialização é fundamental, sendo assim, a mesa de debate “Palavras que libertam – Salas de Leitura como Portas da Ressocialização” trará para os ouvintes reflexões sobre o tema, onde participarão especialistas, como o Desembargador Ciro Darlan, o Diretor de Cultura e Esporte – DEGASE, Alexander Martins, o escritor Jessé Andarilho e a Diretora Especial das Unidades Prisionais e Socioeducativas – DIESP/SEEDUC, Fernanda Reis Lopes.

Mas se engana quem pensou que só de livros vive a nossa programação. Outra surpresa que preparamos para você foi trazer a presença do cinema para nossas mesas. Junto com a literatura e o jornalismo teremos um debate de feras com Cacá Diegues, Íttala Nandi e Zuenir Ventura. Imperdível!

Além dos debates, teremos outras atividades muito interessantes, como o lançamento de vários livros importantes, “Cidadania em minha vida”, é um deles, dos autores Coletivo Ateliê dos Jovens Escritores, que representa os jovens escritores da Baixada Fluminense.

E oficinas variadas se destacam, trazendo o lúdico para a Bienal. A de bonecas Abayomi, um símbolo de resistência, tradição e poder feminino, que Ana Paula de Almeida Dias Cruz irá ministrar é um ótimo exemplo.

Olha, são tantos os nomes interessantes que fazem parte desse nosso projeto, que fica difícil e injusto citar somente alguns e deixar outros de fora.

Por isso, convido a todos e a todas para ver a nossa programação e escolher as atividades com as quais vocês mais se identificam. A Bienal é um encontro mágico, onde diversos autores estarão presentes, propiciando aos visitantes uma integração única com o mundo da leitura e conhecimento.

Por isso, nós da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro nos empenhamos em criar uma programação tão diversificada e especial, contemplando diversos agentes de cultura e personalidades importantes, não somente do âmbito da literatura, mas dos mais diversos campos que pudessem enriquecer os temas que serão tratados em nossa Casa da Literatura, propiciando a todos vocês momentos enriquecedores de reflexão, informação e cultura.

Nos encontramos na Bienal! Até lá!

Carnaval 2020 | Investimentos podem mudar o panorama atual dos artesãos

Postado por SECEC-RJ em 28/ago/2019 - Sem Comentários

A maior festa popular do planeta movimenta dividendos da ordem dos bilhões para os cofres públicos, no entanto, a falta de investimento vem atingindo e comprometendo o orçamento de quem faz a festa acontecer.

Quatro dias de festa que movimentam a economia do Rio de Janeiro em setores como o turismo, hotelaria e serviços causando um impacto da ordem dos 6 bilhões de reais (dados da Riotur para o Carnaval 2019). Por trás deste espetáculo que encanta turistas de todas as partes do mundo e cuja transmissão vai para 142 países, a indústria do Carnaval agoniza, mas tenta tirar forças para não sucumbir à crise.

Com uma indústria que funciona 365 dias no ano e emprega milhares de funcionários temporários ou não, o Carnaval é geração de emprego e oportunidade em todo o Estado. Na Marquês de Sapucaí, palco principal dos eventos, o espetáculo de quatro dias é resultado do trabalho de uma cadeia produtiva que envolve artesãos de diversos municípios cariocas. Rio de Janeiro, Nilópolis, Caxias, Niterói e São Gonçalo representam suas comunidades com agremiações de grande porte e visibilidade, atraindo turistas a estas regiões. Já Campos, Cantagalo e Barra Mansa, despontam entre os grandes centros “fazedores” de Carnaval. Portanto, a crise e a falta de investimentos afetam a indústria como um todo, rompendo elos importantes dentro da cadeia.

Em meio à falta de investimentos, a economia criativa do Carnaval é a que mais sofre com as dificuldades que permeiam o setor. Artesãos da folia tiveram que adaptar-se à nova realidade do mercado e, com a diminuição da oferta de trabalho, a redução no orçamento é cada vez mais latente.

artesão trabalhando em alegoria para o carnaval
Créditos: Divulgação

Casos como o de Janice Custódio, bordadeira de Barra Mansa, são somente um dos exemplos de como a falta de investimento na festa pode prejudicar a renda familiar destes profissionais. Atuando no ramo há três décadas, Janice chegou a recrutar 70 bordadeiras por temporada para atender às demandas das escolas de samba. Em três anos, viu a oferta de trabalho e, consequentemente a renda e empregabilidade diminuírem em quase 70%.

“O Carnaval começa em agosto pra mim, e já cheguei a trabalhar com 70 bordadeiras neste período. Hoje, se tenho 30 na equipe é muito, primeiro porque não tem trabalho e, por conta da diminuição de escolas, muitas bordadeiras foram procurar outras coisas, outros meios. Se, há três anos atrás, eu conseguia tirar  R$60 mil em 6 meses de trabalho, hoje não consigo tirar 20 (mil), não só pela falta de trabalho, como também por conta dos produtos da China. O bordado é feito à mão, é artesanal, mas o tecido chinês vem substituindo o nosso trabalho”, comenta ela que atualmente compensa a queda do orçamento com faxinas.

Quem também lamenta a crise é o escultor Flávio Policarpo. Conhecido no Carnaval pela ousadia em levar figuras de grande porte aos carros alegóricos, Policarpo é mais um artesão que sofre com a falta de investimentos. Em trinta anos de folia, precisou expandir olhares a outros mercados para manter as oportunidades.

“Sou do tempo em que tínhamos 12 alegorias em cada escola e hoje temos 06 no Grupo Especial. Só aí a demanda já diminui. Cheguei a trabalhar em 05 escolas e hoje presto serviços para duas apenas, ou seja, uma equipe que contava com 18 assistentes, hoje opera com 04. O que mais vi nos últimos anos, foram profissionais que antes saíam da televisão e do teatro para o Carnaval, fazer o caminho inverso para não ficarem desempregados”, diz.

É preciso um novo olhar para a questão. Carnaval é investimento, geração de empregos e oportunidade de novos negócios para o Estado. 

Confira a programação completa da Casa da Literatura na Bienal 2019

Postado por SECEC-RJ em 28/ago/2019 - Sem Comentários

A Casa da Literatura, estande da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, está aguardando a todos na XIX Bienal do Livro. A programação inclui, dos dias 30 de agosto a 8 de setembro, debates, intervenções culturais, contação de histórias, lançamentos de livros e muito mais. Confira a programação completa:

30 de agosto

10h – Mesa de Debate + Intervenção Cultural
Apresentação do Grupo de Cosplayers da Liga da Justiça e seus Trabalhos Sociais. Produção Coletiva na Baixada Fluminense
Debatedores: Alex Genaro (Valkiria, Capa Comics) e Cristiano Ludgero (Liga Tosca, Capa Comics)
Mediação: Valu Vasconcelos  (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

11h – Lançamento do Livro “Um Presente Fabuloso” + Intervenção cultural
Autores: Sil d’ Paula e Sandra Ronca 
Intervenção: Interatividade para cantar e contar 

12h – Lançamento dos Livros “A  bailarina e o Soldadinho” e “Bento Vento Bia Ventania” + Intervenção cultural
Autora: Daniela Fritzen (atriz)
Intervenção Cultural: A cabana de histórias com Dani Fritzen e Renato Badeco

13h – Oficina – Casamento na Maré
Contação de história de um casamento que aconteceu num barraco de palafita na Maré com fotos antigas do lugar

13h30 – Contação de História – Histórias de um Rio de Janeiro Mal Assombrado

14h – Lançamento de Livro
Livros
“Bombeiros 04 – Herói Eterno da corporação de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro” Autores: Rebeca Dutra e Daniel Dutra
“Serviço social, formação profissional e política social: questões contemporâneas” Autores: Vânia Dutra, Jussara Francisca de Assis e Adriana de Andrade Mesquita

14h30 – Lançamento de Livro – Série da Marcelina
Livros
“O primeiro livro de Marcelina”; “A primeira boneca de Marcelina” e “A primeira trança de Marcelina”

15h – Mesa de Debate – Terror e Gótico
Tarde de autógrafo com os autores Oscar Nestarez (Premiado pelo livro “Bile Negra”, Editora Empíreo, Prêmio ABERT – Melhor Romance de Horror 2018) e Filipe de Campos Ribeiro (Livro “Terra de Sonhos e Acasos”)
Debatedores: Oscar Nestarez, Filipe de Campos Ribeiro e Paulo Ballado
Mediação: Márcia Xavier de Brito (tradutora de Frankenstein – Editora DarkSide)

16h – Contação de História: Histórias do Galo José e da Galinha Garnisé
Contação de história por Marisélia Abreu, autora dos livros: “Um presente para o Galo José”, ” O casamento do Galo José” e ” O sequestro do Galo José “

16h30 – Intervenção Cultural: Vem que Te Conto um Conto
Os participantes leem o conto em voz alta, recuperando a oralidade e posteriormente haverá um diálogo sobre o texto que foi lido pelo grupo

17h – Lançamento do Livro “Palavreando e Autografando”
Autor: Júlio Emílio Bráz

17h30 – Relançamento do Livro “Mulher de Favela – O poder Feminino em Territórios Populares”
Autora: Nilza (Drª em Serviço Social e Professora PUC- RJ)

18h – Contação de histórias, Chuva de poesias e Poesias ao pé do ouvido

19h – Mesa de Debate – Literatura, Cinema Novo e Jornalismo
Debatedores: Cacá Diegues e Zuenir Ventura
Mediação: Jesus Chediak

20h – Mesa de Debate – Literatura e Música
Debatedores: Ricardo Cravo Albim, Íttala Nandi e Cecília Costa
Mediação: Pedro Gerolimich

31 de agosto

10h – Mesa de Debate – Arte como Negócio de Milhões de Dólares: O Impacto Econômico no Estado no Fomento das Produções de Quadrinhos Independentes
Convidado: Alexandre Magalhães (Produções para Cinema, TV e Netflix)
Apresentador: Valu Vasconcelos (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

11h – Mesa de Debate – Inclusão e Diversidade na Literatura
Debatedores:
Claudia Werneck – Jornalista firmada pela Universidade Federal do RJ, em 1980, especialização em comunicação e saúde pela fundação oswald Cruz, em 1998. Ativista política, articulista, empreendedora social, palestrante internacional, pesquisadora e consultora especializada em inclusão, direitos humanos, discriminação e diversidade. Claudia Werneck é a única de 14 títulos para crianças e adultos, com mais de 400 mil livros vendidos em português, inglês e espanhol (WVA editora) no Brasil e no exterior.
Claudia Valéria – Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1988, pós-graduada em Responsabilidade Civil – Direito do Consumidor, pela Universidade Estácio de Sá, em 2013, e pré-doutoranda em Direito Penal na Universidade de Buenos Aires (UBA) desde 2017, Claudia Valéria Bastos Fernandes Domingues de Mello, mãe de quatro filhos, dentre eles um deficiente, é juíza federal desde 1998. Atualmente, é titular da 4ª Vara Federal de São João de Meriti e presidente da comissão de acessibilidade e inclusão do Tribunal Regional Federal da 2ª região.
Mediação: Andreza Mello (Comissão da Pessoa com Deficiência – ALERJ)

12h – Lançamento de Livro
Livros
“O Leão Trolador” Autora: Thays Poeta
“Outros Atos do Gato” Autora: Leda Oliveira
“Eu Sei” Autora: Igor Gonçalves e Luzia Pércio Mina
“Cartas para Marielle” Autora: Anielle Franco
“Ouvi Chover” Autora: Priscila Cruz
“Coração em Palavras” Autora: Vetrônica Cunha
“Todo Palavra” Autor: Augusto Dias
“Como a Vida se Apresenta para Você?” Autora: Viviane Gurgel
“Zoo in Rio” Autores: Francisco e Valéria
“Amigos Cabem em Qualquer Lugar” Autora: Danielle Eduardo

13h – Mesa de Debate – Economia Criativa, Moda e Sustentabilidade + Lançamento de Livro
Debatedores: Paula Acioli (“A culpa é do Rio. A cidade que inventou a moda do Brasil” – Ed SENAC-Rio); Cidinho (“Bumbum Ipanema”); Lu Catoira (“História do Jeans”); Eliane Tavares (“Guia do Design Consciente”); Carlos Roberto Araújo (“Modelando Moda Praia”)
Mediação: Silvia Blumberg

14h – Relançamento do Livro Coletânea “Poesia de Esquina”
Autora: Vivi Salles

14h30 – Intervenção Cultural
Sarau Poético com participação de diversos autores da Baixada

15h – Intervenção Cultural – O encontro poético com as Sarauzeiras Oníricas
Sarau itinerante que congrega todas as artes

15h30 – Lançamento do Livro “A menina da sapatilha vermelha”
Autora: Manu Feruggini

16h – Oficina – Meu Primeiro Livro
A partir da temática da feira, cada criança ou adolescente irá criar seu primeiro livro com materiais artesanais

16h30 – Lançamento do Livro “Beee Daqui, Beee Dalí!”
Autora e ilustradora: Andreia Marques

17h – Mesa de Debate – Leitura e Acessibilidade
Debatedores: Annie Gomes Redig (UERJ), Maria Clara Migowisk (Pres Assossiação de Distrofia Muscular Carioca – ACADIM), Denise Fonseca (Mundo Azul) e Alessandra Almeida (Psicopedagoga e escritora: “As aventuras de uma criança downadinha”)
Mediação: Cristina Angélica Mascaro (UERJ)

18h – Intervenção Cultural -Sarau Ecio Salles das Periferias
Uma festa literária em homenagem a Écio Salles,  poeta e produtor cultural que ajudou a dar visibilidade às manifestações socioculturais das favelas do Rio e um dos fundadores da FLUP – Festa Literária da Periferias

1 de setembro

10h Oficina – HQ e Animação
Histórias em quadrinhos e livros que se tornam animações
Mediação: Valu Vasconcelos (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

11h – Apresentação Artística – Boi de Conchas
Reconta a história de Ratambufe, o boi que queria ver o mar

11h30 – Contação de Histórias – Histórias que Compõem o Cenário Brasileiro

12h – Mesa de Debate – Bibliotecas Multifacetadas
Debatedores: Elizabeth Serra e Silvia Castrillon
Mediação: Pedro Gerolimich e Josiane Bragato

13h – Intervenção Cultural – Talkshow
Apresentação dos alunos e apresentadores da Rádio Escola FM

13h30 – Contação de Histórias Variadas

14h – Lançamento do Livro “Temperos Poéticos”
Autora: Cris Avila

14h30 – Mesa de Debate – Leituras de Si e de Mundo: Histórias entrelaçadas, Estéticas em Movimento
Debatedores: Marisa Amorim, Simone Dias e Thay Caroline (alunas do ISEPS)
Mediação: Liana Castro

15h30 – Lançamento do Livro “Sol com Boca de Sal” + Intervenção Cultural
Autora: Margarete de Jesus Antunes
Intervenção Cultural: Contação de história baseada no livro

16h – Lançamento do Livro “A Arte de Servir com Paixão”
Autora: Rosane das Chagas Lucas

17h – Mesa de Debate – A Importância do Livro e da Literatura na Vida de Cada Um
Debatedores: Rauanne Flauzino (B.C Josimar Coelho da Silva), Eduardo Almeida de Andrade (B.C.Vila Aracy), Leydmilla Alves (B.C.”MANNS), Evellyn Cristiny (Espaço Literário Maria de Lourdes Miranda), Daphine da Silva Moreira (Espaço Literário- Balaio de Leitura) e Alessandra da Silva do Nascimento (Sala de Leitura Gigi Guerra), Thaysa (Tapete Literário)
Mediação: Maria do Carmo da Silva Miranda

18h – Mesa de Debate – A importância da Lista de Livros da Literatura no Vestibular da UERJ
Debatedores: Gustavo Bernardo Krause, Ricardo Benevides, Flávio Carneiro e Marina Colasanti
Mediação: Daniele Andrade

19h – Mesa de Debate – Educação, Cinema e Literatura: Lançamento do II Festival de Cine Educação 2019
Debatedores: Marina Cardoso (Roteirista) e Bernard Brito (Curador do CINE EDUCAÇÃO)
Mediação: Afonso Teixeira (Vice-Presidente SIMPRO-Rio)

20h – Mesa de Debate – HQ: Quadrinho no Mercado Internacional
Convidado: PJ Kaiawa (“Assassin’s Creed: A Origem” e “Pacific Rim”)
Mediação: Valu Vasconcelos (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

2 de setembro

10h – Oficina – Educação formal dos novos quadrinistas
Debatedores: Rafa Pinheiro (“Tomos de Tessa”, “O Salto”, “Silas”, “Mesa 44”) e Denis Mello (“Bella Dona”, “Teocarília”)
Mediação: Valu Vasconcelos (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

11h – Intervenção Cultural – Da Prisão à Liberdade
Performance poética com mini oficina de confecção de pássaro de pano

12h – Contação de Histórias – Contos Infantis

12h30 – Oficina de Bonecas Abayomi

13h – Mesa de Debate – A arte e a Cultura como Condutores de Transformação Educacional nas Periferias
Debatedores: Vanessa Oliveira, Lúcia Morais e Adilson Dias
Mediação: Carlos Honorato

14h – Mesa de Bate Papo – Refugiadas: Uma Luta pela Paz com Rosto de Mulher
Convidada: Lucia Helena Issa

14h30 – Contação de História – A História do Menino que não Sabia Nada

15h – Lançamento do Livro “Histórias da Ilha Grande”
Organizadores: Ricardo Gomes Lira e Thereza Christina de Almeida Rosso
Distribuição de 500 exemplares

15h30 – Intervenção Cultural – Apresentação dos Poetas do Maurois
Leitura de poemas produzidos pelos estudantes do Colégio Estadual André Maurois

16h – Intervenção Cultural – Exercício Prático de Libertação de Histórias
Atividade de criação de contos/histórias e estimulação da criatividade

16h30 – Contação de Histórias – Com o Livro na Mão
Contação de história com qualquer livro infantil referenciado do evento

17h – Mesa de Debate – Redução de Pena pela Leitura: Educação na Escola
Debatedores: Siro Darlan e Geovani Lima (Responsável pelo Projeto de Remissão de Pena pela Leitura na Secretaria de Administração Penitenciária – SEAP-RJ)
Mediação: Siro Darlan

18h – Mesa de Debate – Duelo Contemporâneo: A Leitura no Formato Impresso e Digital
Debatedores: Ana Raquel de Sousa Pourbaix; Joana Cardoso (Empodere-se 021), Mário Felix (Mestre em Literatura Comparada, Podcaster e Instagrammer Literário); Refael Ottati (Doutor em Literatura Comparada e produtor de conteúdo literário no Instagram @elrafa.lit),  Lílian Borges Alves (Doutoranda em Estudos Literários na UFU, vice-líder do Grupo de pesquisas em Espacialidades Artísticas – GPEA/CNPq, curadora no @experiencia_literaria) e Tatiana Frogel (idealizadora do perfil Read&Think e gestora da marca de moda Ahlma)
Mediação: Ana Raquel de Sousa Pourbaix

19h – Mesa de Debate – Leitura e Resistência em São João de Meriti + Lançamento de Livro
Debatedores: Ricardo Rodrigues (“O fim do mundo já passou” – Editora Patuá) e Marcel Amorim (autor: “A BNCC e o ensino de línguas e literatura” – Editora Pontes)
Mediação: Rodney Albuquerque (Autor com Kneipp “SGBD relacional Oracle com uma abordagem teórica e prática”)

20h – Mesa de Debate – Jogos e Crossmedia: Como Explorar as Lacunas no Milionário Mercado Internacional do Entretenimento
Convidada: Vivian (SECTI-RJ)
Apresentador: Valu Vasconcelos. (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

3 de setembro

10h – Mesa de Debate – Como ser Representado / Como Falar de Você, Sua Realidade e Suas Origens Dentro de Uma Mídia Artística
Debatedores: Anderson Awas, Léo D. Andrade (“A lenda de Boia”) e Roberta Araujo
Mediação: Valu Vasconcelos. (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

11h – Oficina – Café Literário na Academia
5 crianças Membros da Academia Infantojuvenil da ALB de Campos dos Goytacazes e da Academia Infantil do Estado do Rio de Janeiro

11h30 – Lançamento do Livro “Interligados”
Autor: Marcus J. Trindade

12h – Intervenção Cultural – Sarau Rio de Histórias

13h – Mesa de Debate – O Papel da Biblioteca e da Escola na Formação do Leitor
Debatedores: Cilene Oliveira; Patrícia Nogueira; Carla Dias Celestino (Gerente de Leitura da SME-RJ) e Fernanda Reis Lopes (Diretoria Especial das Unidades Prisionais e Socioeducativas – DIESP/SEEDUC
Mediação: Vanessa Fernandes Braga (SUPED/SEEDUC-RJ)

14h – Lançamento do Livro “O Vôo da Pena”
Autor: Anderson Lopes Araújo

14h30 – Lançamento do Livro “Danda, a Fera do Basquete”
Autora: Sandra Lúcia Valle de Lima Caldeira

15h – Contação de Histórias – Encontro com Histórias
Canto e histórias de textos de grandes autores como Ana Maria Machado e Marina Colassanti
Mediação: Luciana de Mattos Tenório

15h30 – Mesa de Bate Papo – Cuidado com Livros: Algumas Considerações Sobre Conservar Livros
Com Ana Paula Corrêa de Carvalho e Rebeca Tenuta (Conservadora e Restauradora)

16h – Mesa de Debate – RPG como Ferramenta de Construção do Imaginário
Debatedores: Anésio Vargas Júnior (Editora New Order), Mário Marcio Felix e Carlos Ximu (Mestre em RPG)
Mediação: Refael Ottati (Doutor em Literatura Comparada e Produtor de Conteúdo Literário no Instagram @elrafa.lit)

17h – Lançamento dos Livro “A Garrafa e a Rolha” e “A menina do pé preto” + Intervenção Cultural
Oficina de arteterapia dos livros

18h – Intervenção Cultural – Sarau Poético Alimentando Vidas
Onde poetas e poetisas expressam seus sentimentos descritos nas entrelinhas das diversificadas inspirações

20h – Mesa de Debate – Mercado Literário para um Outsider: Como um Olhar Vindo de Fora Pode Ajudar o Mercado Literário
Debatedores: Leonardo Borba, Bruno Mendes e Cláudio Gandelman
Mediação: Pedro Gerolimich

4 de setembro

10h – Mesa de Debate – Meu Próprio Super: O Bombeiro Mascarado
Debatedores: Ruan Victor (“O Bombeiro Mascarado”), Nilton Simas (Lunchtime)
Mediação: Valu Vasconcelos (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

11h – Apresentação Artística – Como se Passarinho Fosse
Histórias como sementes sopradas pela natureza

11h30 – Contação de História – “A Figueirinha” e “O Macaco e o Buraco”, com Cíntia Rodrigues

12h – Lançamento do Livro “Coleção você: Cida e Adão” + Intervenção Cultural
Autor: Silvino Netto
Intervenção Cultural: Contação de histórias com Lúcia Eleine Batista de Souza Campos

13h – Mesa de Debate – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro (PELLLB/RJ)
Debatedores: Anna Rennhack e Renata Costa
Mediação: Alcimário Júnior

14h – Mesa de Debate – “Novos caminhos da literatura”
Debatedores: Rafael Ottati (Doutor em literatura comparada e produtor de conteúdo no Instagram @elrafa.lit) e Adriana Silva (Produtora de conteúdo e booktuber do @tourliterário)
Mediação: Rodrigo Muniz (Documentarista e diretor do filme “Os novos caminhos da literatura”)

15h – Lançamento do Livro “O Mundo de Floki”
Autor: Diogo Felipe de Oliveira Silva

15h30 – Lançamento do Livro “Dissonância Subjetiva, ou o ser e a Fumaça”
Autor: R Duccini

16h – Intervenção Cultural – Histórias e Adivinhas com a Família Lino Leitora
Mediação de leitura por meio de histórias e adivinhas infantis

17h – Apresentação Artística – Poesia Marginal
Performance de poesia, utilizando o corpo e, principalmente, a voz

17h30 – Mesa de Debate – O Doce e Mágico Universo Literário
Convidada: Patrícia Morais (Escritora, editora e autora da biografia da escritora teen Thalita Rebouças)

18h – Mesa de Debate – Dororidade: Mulheres Negras e Poder
Debatedoras: Vilma Piedade e Helena Teodoro
Mediação: Angélica Ferrarez

19h – Mesa de Debate – Livros Mudam o Mundo? A Relação Educação e Literatura
Debatedoras: Cíntia Barreto e Georgina Martins
Mediação: Patrícia Nogueira

20h – Mesa de Debate – Caminho das Pedras: Cultura de Favela Como Agente Real de Transformação Social e Cultural na Busca da Cidadania Plena
Debatedores: Sandra Lima (Cineasta), Rodrigo Pinho (Resistência Cultural), Fabrício Silvestre (Movimento Cultura Urbana) e Maria Melo (Movimento Afro’Rando)
Mediação: Léu Oliveira (Cine & Rock)

5 de setembro

10h – Oficina – O Mercado de Eventos na Promoção dos Quadrinhos Nacionais e a Exploração de Produtos Internacionais
Debatedores: Daniel Balboa (Family Geek Brasil) e Carlos Barros (Reboot Produções)
Mediação: Valu Vasconcelos (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

11h – Apresentação – Projeto Tecendo Arte
Exposição e apresentação das telas que ilustram o livro “Quem não Tem Cão, Caça Com Gato”, com explicação por meio da poesia

12h – Lançamento de Livro
Livros
“Minhas Marias” Autor: Alberto Rodrigues
“Chapeuzinho de todas as cores e os lobos famintos a caminho da pizzaria” e “Alfabetizar é… Amar com letras” Autora: Carmen Martins
“O segredo do poeta” Autor: Daniel Scarmont
“Mil cartas de amor” Autor: Dayvis
“Quando as flores machucam” Autor: Hélio Ricardo

13h – Mesa de Debate – Suburbanidade, Desenrolos e Novas Narrativas Periféricas
Debatedores: Vitor Almeida, Leandro Leal, André Gabh e Neliana Silva
Mediação: Philippe Valentin de Araújo

14h – Lançamento do Livro: “Samba Menino”
Autor: Raphael Moreira

14h30 – Lançamento do Livro “Histórias de Harmatã” + Intervenção Cultural
Autora: Silvia Regina dos Santos e Castro
Intervenção cultural: Como Nasceram as Estrelas Outros Contos do Folclore Brasileiro

15h30 – Apresentação Artística – Diário de Bordo de uma Empregada

16h – Lançamento do Livro “O dito pelo não dito”
Autor: Marcelo Goulart

16h30 – Lançamento do Livro “Ser Total”
Autor: Zeferino Gabriel

17h – Mesa de Debate – Produção de Conhecimento na Diversidade Humana + Lançamento do Livro “Gêneros, sexualidades e educação na ordem do dia” e “O uso do Aplicativo WhatsApp em Atendimento Pedagógico Hospitalar”
Debatedores: Charlotte Wescla Vasconcelos Braga  (Rio sem Homofobia); Edicleia Mascarenha (UERJ) e Ivan Amaro (UERJ)
Mediação: Denize Sepulveda

18h – Mesa de Debate – MPB, ritmos e instrumentos + Relançamento do Livro “Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos”
Autor: Givaldo José dos Santos (Prêmio UNESCO como o maior dicionário sobre música popular de um país)
Debatedores: Paulo Luna; Givaldo José dos Santos (Reppolho) e Euclídes Amaral.
Mediação: Raphael Moreira

19h – Mesa de Debate – Fãs e suas Produções Criativas: As Fanfics no Brasil
Debatedores: Mayara Araújo (Doutoranda e mestre em comunicação UFF, membro do Red Iberoamericana de Investigadores en Anime y Manga – RIIAM), Krystal Urbano (Doutora em Comunicação pela UFF e Pesquisadora vinculada ao MidiÁsia – Grupo de pesquisa em Mídia e Cultura asiática) e Mayara Barros (Doutoranda e Mestre em Comunicação Social pela UERJ, Pesquisadora no Laboratório de Mídias Digitais – UERJ)
Mediação: Daniela Mazur (Doutoranda e mestre em comunicação UFF, membro fundadora do Asian Club da UFF)

20h Mesa de Debate – Os bonecos da TV Colosso e o Mundo dos Quadrinhos
Convidada: Beto Dornelis (Tv Colosso, Mamakuza Tv)
Apresentador: Valu Vasconcelos (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

6 de setembro

10h – Mesa de Debate – Quadrinhos e Acessibilidade: Falando sobre Autismo
Convidada: Beto Dornelis (TV Colosso, Mamakuza TV)
Mediação: Valu Vasconcelos (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

11h – Apresentação Artística – Arte em Pano: História de Ana Maria
Ação é baseada na confecção de Estandartes com imagens recortadas de tecidos diversos pelos participantes do evento. Tendo como tema a obra infantil de Ana Maria Machado

11h30 – Relançamento do Livro “Bolena uma Menina Gulosa”
Autora: Fátima

12h – Lançamento do Livro “Gênero, família e trabalho. Mudanças e permanências”
Autores: Clara Araújo, Andréa Gama, Felícia Picanço e Ignácio Cano

12h30 – “Danilo e o Evento de Anime”
Autor: Anderson Assis

13h – Lançamento dos Livros “O sentido da Vida” e “Mar de Eneida”
Autora: Patrícia Rodrigues Proença

13h30 – Lançamento do Livro “Palhaços: multiplicidade, performance e hibridismo”
Autora: Llili Castro

14h – Lançamento do Livro “Cidadania em minha vida”
Autores: Coletivo Ateliê dos Jovens Escritores (jovens escritores da Baixada Fluminense)

14h30 – Lançamento do Livro “Guerreiras”
Autora: Aline Rochedo Pachamama

15h – Mesa de Debate – Gibiteca: A importância das Histórias em Quadrinhos como Ferramenta de Ensino
Debatedores: José Carlos Madureira (Jornalista da TV Cultura-Rio), Guilherme Carneiro Ribeiro Pinto (Clube do Capitão Asa), Luciano Bugarin (Cineasta) e Sérgio Pereira da Costa Júnior (Catunista – Fécum)
Mediação: Agata Desmond (Gibiteca Edmundo Rodrigues 1ª Gibiteca do Estado do RJ)

16h – Intervenção Cultural – Microfone Mágico
Os microfones estarão abertos para  leitura de poemas que ficarão registrados e poderão ser libertados na Casa da Literatura

16h30 – Lançamento do Livro “Navio Negreiro”
Autora: Maria Duda

17h – Mesa de Debate – Moda Feminina Plus Size
Debatedores: Larissa Siriani (“Amor Plus Size” Verus Editora) e Thati Machado (Escritora “Singular”)
Mediação: Eduardo Araújo (Produtor)

18h – Mesa de Debate – Professores e o trabalho com a leitura / Lançamento de Livro
Debatedores: Lilian do Carmo de Oliveira Cunha (Autora e Professora FAETEC), Luiz Fernandes de Oliveira (Autor e Professora FAETEC) e Roma Gonçalves Lemos (Autora e Professora FAETEC)
Mediação: Fernando Mota (Autor e Chefe de Gabinete da FAETEC)

19h – Mesa de Debate – Frente Parlamentar das Bibliotecas – ALERJ
Debatedores: Lilian do Carmo de Oliveira Cunha (Autora e Professora FAETEC), Luiz Fernandes de Oliveira (Autor e Professora FAETEC) e Roma Gonçalves Lemos (Autora e Professora FAETEC)
Mediação: Fernando Mota (Autor e Chefe de Gabinete FAETEC)

20h – Mesa de Debate – Quadrinhos no Cinema e na Tv: Geração De Um Novo Mercado
Debatedores: Luciano Cunha (“O Doutrinador – o Filme”, Série e quadrinhos, Sócio da Guará) e Gabriel Wainer (Produtor e Sócio da Guará)
Mediação: Valu Vasconcelos (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

7 de setembro

10h – Mesa de Debate –  HQ e Fanzine: Churrasquinho Cultural e o Cordel Urbano
Debatedores: Eberton Ferreira e Jorginho dos quadrinhos (“Professor Lâmpada”, “Ataque das Bolas assassinas”)
Mediação: Valu Vasconcelos (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

11h – Mesa de Debate – Crianças Criativas
Debatedores: Maria Eduarda Lemos Macieira (8 anos, escreveu e ilustrou o livro “Violeta”); Elis Soares (9 anos, “A Bola Pula Pula” e “A Formiga e o Elefante” – editora Estante Mágica); Matheus C. Moreira (11 anos, ilustrou juntamente com o pai, Raphael Moreira, o livro “Samba Menino da Floresta do Folclore”) e João Cesar Braga (8 anos, “Projeto Futuro – Editora Brinque Ler)
Mediação: Mariene Lino (17 anos, escritora de livros infantojuvenis)

12h – Lançamento do Livro “Dalva – minha vó e eu” + Intervenção Cultural
Autora: Mona Vilardo (Cantora lírica)

12h30 Lançamento do Livro “Izolda”
Autor: Frederic Spekman

13h – Lançamento do Livro “Violeta” + Intervenção Cultural
Autora e ilustradora: Maria Eduarda (8 anos de idade)

14h – Mesa de Debate – A produção da literatura por autores independentes e da Baixada Fluminense
Debatedores: Coletivo LiteraCaxias
Mediação: Marlon Souza e Isabelle Reis

16h – Mesa de Debate – Encontro Literário da Zona Oeste – ELIZO
Debatedores: Fabio Viccent (Evento Elizo), Marlon Souza (Litera Caxias) e Andresa Guerra (União literária)
Mediação: Felipe Saraiça

17h – Intervenção Cultural – Haicai Combat, o Micro Slam
Slam de poemas curtos, inspirados nos haicais japoneses

17h30 – Intervenção Cultural – O Dia Triunfal de Fernando Pessoa
O espetáculo representa o encontro de Fernando Pessoa com seus heterônimosGrupo Tabú Natureza Artística

18h – Mesa de Debate – Poesia, Substantivo Feminino
Debatedoras: Rubermária Sperandio e Sônia Maria Mazzei
Mediação: César Manzolillo

20h Apresentação Artística – “Loose Tanos. Ao vivo e a cores”

8 de setembro

10h – Oficina – A Banca do Cícero e a Distribuição de Guerrilha
Convidado: Francisco Paschoal (“A banca do Cícero”, Mamakuza TV, Terrorama)
Apresentador: Valu Vasconcelos (“As Aventuras de Poti & Anda Luz”, “Megasônicos NG”, “Quest ASAB”)

11h – Intervenção Cultural – Origami e Poesia
O uso do Origami e da Poesia como ferramentas de ressignificação do olhar. É se dobrando e sendo marcado pela vida que nos formamos e nos descobrimos como inventores e reinventores do viver

11h30 – Contação de História – Os Caminhos de Ara
Vamos caminhar com Ara e sua melhor amiga, a galinha Kó, em uma imersão dentro de um Itan (mito yorubá), que conta a origem da meditação Àsàrò,  dos povos Yorubás

12h – Mesa de Debate – Palavras que Libertam: Salas de Leitura com Portas da Ressocialização
Debatedores: Alexander Martins (Diretor de Cultura e Esporte – DEGASE), Roberta Ramalho (Diretora da Divisão de Pedagogia – DEGASE), Jessé Andarilho (Escritor), Bibliotecária – DEGASE e Fernanda Reis Lopes (Diretoria Especial das Unidades Prisionais e Socioeducativas – DIESP/SEEDUC)
Mediação: Pedro Gerolimich

13h – Apresentação Artística – Sarau Lê Comigo

14h – Mesa de Debate – Fake News
Debatedores:
Ivana Bentes
Pró-reitora de extensão da UFRJ, professora e pesquisadora da Escola de Comunicação da UFRJ. Foi Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, onde fez a gestão nacional do Programa Cultura Viva dos Pontos de Cultura do Brasil.
Gilberto Scofield
Diretor de Estratégias e Negócios da Agência Lupa. Chefiou a assessoria de comunicação e marketing da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Foi, também, consultor de comunicação da secretaria de comunicação da Presidência da República e editor do jornal e do site de O Globo. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho e possui MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas.
Mediação:
Mônica Chaves
Jornalista, mestra em Comunicação Social pela PUC-Rio, é sócia-fundadora da Ecoar Educação para Mídias, consultoria em educação midiática, onde atua como diretora de conteúdo. Foi coordenadora de Canais Digitais da Anbima, associação que representa as maiores instituições financeiras do Brasil. É Head of Communications (Brasil-US) da Idea Lunchbox, uma aceleradora internacional de startups.

15h – Mesa de Debate – Literatura e Economia Criativa
Debatedores: Ruan Lira (Secretário de Estado e Cultura e Cultura Criativa), Gledson Vinícius (Poeme-se) e Robson da Costa Melo (Estante mágica)
Mediação: Pedro Gerolimich (Superintendente de Leitura e Conhecimento da SECEC-RJ)

16h – Lançamento do Livro “Era uma vez, Euclydes”
Autora: Fabiana Corrêa

17h – Contação de História – O Lúdico na Biblioteca
Convidadas: Adriana de Cristo Oliveira, Elena Cristina Duarte Cordeiro e Luciana Manta B. Pinhel

17h30 – Intervenção Cultural – Sarau Ecio Salles das periferias

Esta programação está sujeita a alterações sem aviso prévio.

Nos ajude a criar um crachá

Postado por SECEC-RJ em 27/ago/2019 - Sem Comentários

Visando reconhecer o talento criativo da população fluminense, estamos iniciando uma competição para selecionar a melhor arte que estampará o crachá da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Leia atentamente todas as regras e informações da competição, abaixo:

  • Serão aceitas, somente, artes da população do Estado do Rio de janeiro;
  • Sua arte poderá ser enviada até o dia 01/09/2019;
  • Todas as artes recebidas passarão por uma avaliação interna. Escolheremos três artes finalistas;
  • Não se esqueça de enviar seus contatos junto à arte;
  • As três artes finalistas irão para votação popular, no dia 03/09, nas redes sociais da SECEC-RJ (@sececrj);
  • A votação ocorrerá até o dia 08/09;
  • O vencedor será divulgado no dia 09/09, em nossas redes sociais;
  • O(a) vencedor(a) da arte selecionada terá seu reconhecimento estampado no crachá de todos os funcionários da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e um par de ingressos para um espetáculo, a definir.

Se interessou? Então participe dessa promoção, enviando sua melhor arte para o email falecom@cultura.rj.gov.br. Confira o documento abaixo para atender as especificações obrigatórias da arte do crachá a ser enviada.

Regras para o envio da arte para o crachá

  1. O arquivo deverá ser enviado na extensão JPG.
  2. A área de criação deverá ter a dimensão de 5,5 x 8,5 cm.
  3. As artes deverão conter o avatar (CUL-TU-RA) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, podendo ser utilizada nas versões: colorida, monocromáticas azul, preta ou negativa.
  4. O avatar da Secretaria de Cultura e Economia Criativa não poderá ter menos de 2,0 cm de largura.
  5. O crachá deverá conter um espaço para a inserção da foto, do nome e sobrenome do colaborador.
Regras Crachá: Ilustração dos elementos obrigatórios. Nome e foto estão livres de formatação.

Clique aqui para acessar o download de avatares da SECEC.

SEEDUC e SECEC levarão gratuitamente 40 mil alunos da rede pública à Bienal

Postado por SECEC-RJ em 27/ago/2019 - Sem Comentários

Por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Educação, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa irá disponibilizar ingressos gratuitos a mil escolas públicas do Rio, para que levem 40 mil crianças à Bienal, com transporte em ônibus garantido.

Além disso, cada criança irá receber um voucher de R$50 para adquirir o livro de sua preferência. Através de uma parceria com a Fecomércio, cinco mil ingressos ainda serão cedidos para que professores possam participar do evento.

SECEC-40-mil-alunos-Bienal
SECEC levará 40 mil alunos da rede pública estadual ao maior evento literário do Brasil Créditos: Divulgação

“O recorde de crianças que foram à Bienal do Livro, levadas pelo Governo do Estado, até agora, tinha sido de 11 mil estudantes. Além disso, aumentamos o valor do voucher para R$ 50, ante os R$ 11 oferecidos na última edição do evento. Acreditamos na democratização da leitura como vetor de transformação social. Queremos, junto com o governador Wilson Witzel, construir uma sociedade mais leitora e viabilizar um melhor desempenho desses jovens em redação e na educação como um todo”, comenta o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira.

SECEC e SEEDUC terão estande próprio na Bienal

A Casa da Literatura será o ponto de encontro de escritores, poetas, professores, quadrinistas, contadores de histórias, jornalistas e fãs em geral da linguagem escrita na XIX Bienal do Livro, de 30 de agosto a 8 de setembro, no Pavilhão Laranja do Riocentro.

No espaço público da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a agenda de programação abrangerá a presença tanto de personagens de trajetória consolidada, quanto de talentos em ascensão e crianças que estão se lançando como inspiradas autoras. Confira a programação completa!

SECEC terá estande próprio na XIX Bienal do Livro

Postado por SECEC-RJ em 26/ago/2019 - Sem Comentários

A Casa da Literatura será o ponto de encontro de escritores, poetas, professores, quadrinistas, contadores de histórias, jornalistas e fãs em geral da linguagem escrita na XIX Bienal do Livro, de 30 de agosto a 8 de setembro, no Pavilhão Laranja do Riocentro.

No espaço público da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a agenda de programação abrangerá a presença tanto de personagens de trajetória  consolidada como o cineasta Cacá Diegues, o jornalista Zuenir Ventura, a atriz e cineasta Ítalla Nandi, o ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Domício Proença, o fundador do Instituto Cravo Albin, Ricardo Cravo Albin, e a escritora Marina Colasanti, quanto de talentos em ascensão como  o quadrinista Luciano Cunha, criador de O Doutrinador, os jovens poetas do Colégio Estadual André Maurois e crianças que estão se lançando como inspiradas autoras.

SECEC levará 40 mil alunos da rede pública estadual ao maior evento literário do Brasil

Por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Educação, a SECEC irá proporcionar ingressos gratuitos a mil escolas públicas do Rio, para que levem 40 mil crianças à Bienal, com transporte em ônibus garantido. Cada criança irá receber um voucher de R$50 para adquirir o livro de sua preferência. Cinco mil ingressos ainda serão cedidos para que professores possam participar do evento.  O recorde de crianças que foram à Bienal do Livro, levadas pelo Governo do Estado, até agora, tinha sido de 11 mil estudantes.

Rio Solidário inicia campanha de arrecadação de fraldas

Postado por SECEC-RJ em 26/ago/2019 - Sem Comentários

O RioSolidario inicia no dia 6 de setembro sua campanha Troca do Bem, cujo objetivo é arrecadar fraldas infantis e geriátricas para instituições que tenham como público-alvo crianças e idosos (com deficiência ou não).

Como ajudar?

  1. Organize um espaço para concentrar as doações em seu local de trabalho;
  2. Contabilize as doações recebidas;
  3. Entre em contato com o Programa de Doações do RioSolidario através dos números: 2334-3910 ou 2334-3916 Ramal 240/241; 99202-9314; 98417-2347 ou pelo e-mail monica@riosolidario.org.

Retirada das doações

06/09, 20/09 e 30/09 (10h às 12h e 13h às 17h, mediante contato prévio)

Para atingir a meta de 1.000 doações e, com isso, conseguirem ajudar as instituições de nosso estado, é muito importante divulgar a campanha para o maior número de pessoas possível. Para isso, a RioSolidário conta com você!

Detetives do Prédio Azul agitam o cenário da Casa França-Brasil

Postado por SECEC-RJ em 23/ago/2019 - Sem Comentários

O prédio histórico da Casa França-Brasil, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, recebeu nessa quarta e quinta-feira (21 e 22/08) a equipe de filmagem e elenco de “Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo”.

Sob a direção de Mauro Lima foram gravadas cenas do enredo da terceira produção da franquia, lançada inicialmente na TV e que já levou mais de 2,5 milhões de espectadores ao cinema.

detetives do prédio azul na Casa França Brasil

A ação foi centrada nos três personagens principais da trama, os detetives SolPippo e Bento, que contracenaram com o bruxo Baltazar, interpretado por Perfeito Fortuna, e também com as bruxas Duvíbora, papel da atriz Alexandra Richer, e sua filha, a bruxinha Dunhoca, vivida pela atriz Klara Castanho.

Mas é claro que o porteiro Severino foi escalado para participar da gravação de cenas do DPA3. Afinal, esse personagem, interpretado pelo ator Ronaldo Reis, concentra boa parte do mistério que movimenta a nova trama, no roteiro de autoria de Flávia Lins e Silva, Rêne Belmonte e Mauro Lima.

Empolgada com a perfeita adaptação do cenário do DPA3 à histórica arquitetura do palácio onde está instalada a Casa França-Brasil, a produtora associada Juliana Capelini declarou: “Realmente, a montagem do cenário ficou perfeitamente adequada ao interior do grande salão da casa. Ficou inspirador para a gravação das cenas, que foram selecionadas com cuidado para essa locação tão especial!” O filme tem estreia prevista para junho de 2020.

A aventura no fim do mundo

Com produção da Paris Entretenimento, coprodução do Gloob e da Globo Filmes, “DPA 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo” terá, ainda, participações especiais de Lázaro Ramos, como o Mago Elergun, dono de uma fábrica de doce de leite, Alinne Moraes e Rafael Cardoso. No Rio, algumas das locações, além da Casa França-Brasil, são a Base Aérea de Santa Cruz, o MUsal – Museu da Aeronáutica, Fábrica Bhering e a Pedreira Tamoio, em Vargem Pequena. 

Os personagens da trama, unidos à feiticeira Berenice (Nicole Orsini), vão, nessa última aventura, literalmente para o Fim do Mundo, como é conhecida a região de Ushuaia, na Patagônia Argentina, também uma das locações do enredo.

“D.P.A. confirma a importância de investirmos em propriedades intelectuais brasileiras e personagens fortes, e também de termos no cinema boas histórias para toda a família”, diz Márcio Fraccarolli, CEO da Paris Filmes.