fbpx

Principais Cargos

SECRETÁRIA, compete promover, coordenar, supervisionar, estimular, orientar e fomentar as atividades relacionadas às diversas manifestações culturais, em consonância com a Casa Civil; representar o Governador nos atos de gestão, nos assuntos referentes à política cultural do nosso Estado; interagir nas relações governamentais com órgãos públicos federais, estaduais e municipais, autoridades civis, entidades políticas, religiosas, no que se refere à sua pasta; supervisionara gestão administrativa, financeira e orçamentária e contábil da Secretaria de estado de Cultura e Economia Criativa;

Secretária: Danielle Christian Ribeiro Barros

Funcionária de carreira da educação do RJ, Danielle Barros é professora e atuou em todo o Estado do Rio como Delegada Federal de Desenvolvimento Agrário, conhecendo todos os 92 municípios e suas peculiaridades.

Apaixonada por toda cultura fluminense e seus museus, quilombos, festivais e artes, foi convidada pelo Governador Wilson Witzel para assumir a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio com missão de redemocratizar o aceso à cultura, dando oportunidade para todos acompanharem peças, teatros, filmes e demais movimentos artísticos e aumentando a geração de emprego e renda com uma economia criativa e pulsante em todos os municípios.

danielle.barros@cultura.rj.gov.br
gabinete@cultura.rj.gov.br
Tel – (21) 2216-8500

CHEFIA DE GABINETE, compete planejar, dirigir, orientar e coordenar a execução das atividades do Gabinete; assessorar o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa e Subsecretários em suas atividades internas e externas e em suas atividades de representação; executar serviços de relações públicas nacionais e internacionais e de eventos e cerimonial; receber, analisar e processor as solicitações de audiência, convites e demais compromissos, preparando o agendamento secretário de Estado de Cultura; receber todos os expedientes oficiais oriundos dos órgãos integrantes das justiças Federal e Municipal, Ministérios Públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal, bem como dos tribunais de Contas ou qualquer órgão de controle externo, e encaminhá-los à Assessoria Jurídica de Secretaria.

Chefe de Gabinete: Claudia Raybolt

Claudia Mattos Raybolt é formada em Ciências Jurídicas e pós-graduada em Orientação Educacional. Professora da Rede Estadual de Educação desde 1991, também atuou como diretora e orientadora educacional. Servidora da Secretaria de Estado de Educação entre 2004 e 2020, assumiu, durante este período, a coordenação de Educação Integral, Educação de Cultura na Escola, Mais Educação, Subsecretaria de Gestão de Pessoas, entre outras atribuições. Desde dezembro de 2021, integra o quadro de servidores da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

claudia.raybolt@cultura.rj.gov.br
chegab@cultura.rj.gov.br
Tel – (21) 2216-8500

SUBSECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO, compete coordenar e assessorar as atividades de planejamento, gestão e execução orçamentária dos projetos da SECEC e de suas entidades vinculadas; manter articulação com os demais órgãos da estrutura de Governo do Estado do RJ responsáveis pelas atividades pertinentes a sua área de atuação; planejar, executar e acompanhar, no âmbito da SECEC e vinculadas, o processo de elaboração dos instrumentos legais de planejamento e gestão orçamentária (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária – LOA) assim como efetuar a revisão do PPA com base em informações prestadas pelas demais unidades integrantes da estrutura da SECEC; consolidar e acompanhar programas e projetos elaborados pelas diversas unidades da SECEC e pelas unidades vinculadas com vistas a sua adequação ao orçamento aprovado e liberado pelos órgãos centrais de planejamento e execução ao longo de cada exercício financeiro; acompanhar a execução orçamentária e a demanda de gastos, verificando e avaliando a necessidade de remanejamento de dotação ou de créditos adicionais, no intuito de eliminar custos e aperfeiçoar a alocação de recursos. Planejar e controlar as demandas relativas às Assessorias de Planejamento e Gestão, Licitação e Contratos, Convênios e Editais. Acompanhar todas as atividades geridas pelo Departamento Geral de Administração e Finanças.

Subsecretária de Planejamento e Gestão: Rosemary Costa

Rosemary Costa tem mais de 30 anos de experiência no serviço público. Formada em Matemática pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e pós-graduada em Análise de Sistemas pela universidade Estácio de Sá, é especialista em Administração Pública com Docência em Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas. Já atuou como Subsecretária de Orçamento, Governo e Assistência Social na Prefeitura de Duque de Caxias, no Governo do Estado do Rio de Janeiro já trabalhou como Assessora de Planejamento e Gestão na SUDERJ, Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, e CECIERJ e foi Diretora Geral de Administração e Finanças da SECECRJ.

rosimery.costa@cultura.rj.gov.br
sspg@cultura.rj.gov.br
Tel – (21) 2216-8500

SUBSECRETÁRIA ADJUNTA, compete promover o aprimoramento de profissionais da área e de agentes públicos. Coordena a Escola da Cultura RJ, oferecendo cursos livres, abertos tanto a fazedores de cultura de todas as regiões do Estado do Rio como gestores e servidores das secretarias e demais órgãos do setor cultural. Atua diretamente no apoio aos Municípios, refletindo o ato administrativo em ações por todo o Estado do Rio de Janeiro, com aumento quantitativo e qualitativo das produções culturais, com impactos na economia local, turismo, e geração de emprego e renda.

Subsecretária Adjunta – Diretora Escola da Cultura RJ: Cláudia Viana

Cláudia Viana é formada em Pedagogia pela UERJ, com mais de 35 anos de experiência em educação. Iniciou como alfabetizadora no primeiro projeto do CIEP na Baixada Fluminense. Exerceu cargo de diretora adjunta e desenvolveu projetos pedagógicos facilitadores de aprendizagem. Atuou como Gerente de Ensino na Regional

Metropolitana V e na inspeção escolar auxiliando na abertura de processos de escolas extintas e certificações de escolas públicas e particulares de Duque de Caxias. Foi Secretária Municipal de Educação de Duque de Caxias, com foco na implementação de políticas públicas de promoção da aprendizagem e subsecretária de Ensino na cidade. Atualmente exerce a direção da Escola da Cultura RJ para auxiliar e capacitar agentes e fazedores de cultura em todo estado.

claudia.viana@cultura.rj.gov.br
escoladaculturarj@cultura.rj.gov.br
Tel – (21) 2216-8500

Subsecretário de Integração Cultural: Augusto Carmo Vargas

Augusto Carmo Vargas é ator e gestor cultural. Participou de novelas da rede Globo, como Uga-Uga e fez parte dos elencos de Vidas Opostas, Caminhos do Coração, Prova de Amor e Mutantes, Rebeldes, entre outras. No teatro, protagonizou Blue Jeans, em 2001. No cinema fez Sexo com Amor, com direção de Wolf Maia. Assinou a direção do espetáculo Universo Íntimo, em 2008 e dirigiu o Projeto de resistência cultural “ESPAÇO PARALELO” 2013 e 2014 na cidade de Nilópolis. Hoje trabalha na democratização do acesso à Cultura à frente da Subsecretaria de Integração Cultural.

augusto.vargas@cultura.rj.gov.br
subic@cultura.rj.gov.br