fbpx

Lei Paulo Gustavo RJ

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou oficialmente os editais da Lei Paulo Gustavo. Serão investidos R$139 milhões em projetos culturais de diferentes segmentos.

O setor audiovisual será priorizado, com objetivo de fomentar a democratização do acesso aos recursos e estimular a cadeia produtiva, incluindo a adesão de segmentos nunca antes contemplados de forma exclusiva, como jogos eletrônicos, bandas e fanfarras, artesanato, arte-educação e HQ, com respeito ao Sistema Estadual de Cultura – Lei 7035/2015.

Cada edital possui e-mail próprio para esclarecimento de dúvidas, localizado em suas respectivas páginas. A Sececrj também está disponibilizando atendimento presencial na Biblioteca Parque Estadual, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h (com pausa das 14h às 15h), e via WhatsApp, através do número (21) 97571-0232, nos mesmos dias, das 10h às 17h.

A biblioteca fica localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 1261, Centro – RJ.

Veja o resultado preliminar clicando aqui.

Calendário atualizado: clique aqui.

Retificação de Prazos de Execução nos Extratos de Termo de Compromisso: Espaços do Audiovisual.

Resultado preliminar na habilitação para contratação de suplentes (LPG): teatro, conexões urbanas, música, bandas e fanfarras, artes visuais, arte-educação, memória e preservação, artesanato, histórias e quadrinhos, jogos eletrônicos, obras audiovisuais, diversidades em diálogo, formação e difusão audiovisual, dança.

Revisão de Habilitação: Licenciamento.

Manual de Prestação de Contas.

Manual de marcas.

Abaixo, acesse a minuta e demais informações dos editais:

EDITAIS LANÇADOS

05/09

14/09

18/09

21/09

28/09

EDITAL DE CONCOVAÇÃO DE PARECERISTAS: clique aqui.

CARAVANA SECECRJ

A iniciativa tem como objetivo levar informações sobre o pacote de editais da Lei Paulo Gustavo até a ponta, atendendo os fazedores de cultura que residem fora da capital. Os encontros da serão destinados a gestores, artistas e produtores fluminenses e visam promover a capacitação dos agentes de cultura, por meio de debates sobre os editais da LPG, permitindo que a informação chegue até os proponentes que moram em regiões afastadas da capital e, consequentemente, descentralizando os recursos das pasta.

As inscrições para quem deseja participar devem ser feitas de forma on-line, clicando aqui.

Confira o calendário das apresentações:

Confira o calendário dos atendimentos locais:

PLANO DE AÇÃO SECECRJ

O plano de ação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) para a execução da Lei Paulo Gustavo foi aprovado no dia 7 de junho, pelo Ministério da Cultura (Minc). O documento foi cadastrado e submetido à avaliação na plataforma TransfereGov após um longo processo de escuta com a sociedade civil, classe artística e municípios fluminenses.

A maior parte dos recursos repassados pelo Governo Federal é oriunda do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e deve ser aplicada exclusivamente dentro do próprio segmento. Já o outro montante é proveniente do Fundo Nacional de Cultura (FNC). Por este motivo, o plano de ação da Sececrj prevê 73,3% de destinação dos valores para o audiovisual e 26,7% às demais linguagens.

O pacote de editais voltado ao audiovisual tem como objetivo atender as demandas de um setor que foi impactado significativamente nos últimos anos, em consequência do período pandêmico. Dentro das propostas elaboradas pela Sececrj, os seguintes formatos de projetos terão oportunidade de premiação: obras e espaços audiovisuais, formação e difusão, memória e preservação, licenciamento, distribuição e jogos eletrônicos.

Dentro das outras linguagens, o plano prevê a execução de editais para a promoção e fomento de 12 diferentes segmentos: conexões urbanas, teatro, dança, circo, música, artes visuais, manifestações tradicionais, bandas e fanfarras, artesanato, arte-educação, HQ e diversidades em diálogo.  

Além disso, os 92 municípios fluminenses terão direito a receber o total de R$ 132,1 milhões reservados para execução.

Manuais para gestores de cultura dos municípios

Fazedores de Cultura

Gestores de Cultura

-->