fbpx
  • Abertura de Conta

    Alteração no cronograma, fique atento as próximas etapas.

    AVISOS

    Quem ainda não abriu a conta, favor realizar a abertura e envio dos dados por e-mail, conforme procedimentos descritos abaixo.
    Quem já realizou a abertura de conta e encaminhou os dados bancários, favor acompanhar o processo via e-mail, não é necessário enviar os dados novamente.
    Todos os e-mails enviados com os dados bancários serão respondidos dentro do prazo de prorrogação (até o dia 09/06/2020).

    Procedimentos da etapa atual

    A próxima etapa do edital é a abertura de contas, que vai até o dia 09 de Junho de 2020. Para facilitar o andamento do processo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio firmou parceria com o Banco Next. Acesse Manual para Abertura de Conta (o plano “Na Faixa”, indicado no arquivo anexo, é o mesmo do plano “Cesta Next”, indicado no aplicativo).

    Siga as instruções, cadastre os dados de acordo com a inscrição efetuada para o edital (documentos pessoais, endereço e e-mail) e crie sua senha pessoal e intransferível. A conta Next do Bradesco não possui custo operacional, nem será cobrado nenhum valor por movimentação ou saque.

    Após criar a conta Next, envie e-mail para conta.edital.culturanasredes@gmail.com com o assunto “Nome do proponente” e “CPF”, encaminhando o documento Termo de Ratificação ao Edital Secec n° 01/2020, devidamente assinado, informando o número da conta bancária. Além disso, anexe na mensagem o print da tela de extrato da conta criada do Bradesco/Next, demonstrando que não há movimentação na conta, como prevê o edital. Atenção: O Termo de Ratificação do Edital deve ser enviado com todas as informações preenchidas. O dígito da conta é necessário para que o financeiro possa realizar o pagamento.

    Caso o e-mail comprovando a abertura de conta específica no Bradesco não seja encaminhado à Secec dentro prazo, até 2 de junho de 2020, o proponente selecionado será eliminado do edital e novo proponente entrará em seu lugar. Importante frisar que será aceita também conta convencional do Bradesco, desde que aberta exclusivamente para o edital, respeitando os prazos e com extrato sem movimentação financeira.

    De posse da informação acerca da conta bancária dos proponentes, a Secec vai providenciar o pagamento das premiações. O Bradesco informou que eventuais dúvidas acerca da abertura de conta bancária podem ser esclarecidas por meio do chat, disponível no próprio aplicativo.

    Veja aqui a nota da SECEC-RJ sobre o texto acima.

    Documentos mencionados no texto para download:
    1- Manual de Abertura de Conta - Clique aqui para fazer o download.
    2- Termo de Ratificação ao Edital Secec n° 01/2020 - Clique aqui para fazer o download.

    Consulte publicações sobre erratas do edital na seção "Informações Gerais" desta página

  • Uso do APP do Banco

    Para verificar o saldo da sua conta no APP, após realizar login com seus dados de usuário e senha, clique no icone semelhante a um olho no lado direito da tela na sessão de "Saldo Total" da página "Saldo e Extrato" do APP, conforme imagens abaixo.

    Saldo Oculto

    Saldo Oculto

    Para mais dúvidas sobre uso do APP, entre em contato com o Banco.

  • Resultado Final

    A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) informa que no dia 22 de maio de 2020 foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro o Resultado Final do Edital 01/2020, do programa “Cultura Presente nas Redes”. Confira aqui se o seu projeto foi selecionado.

    ATENÇÃO: Verifique aqui o resultado com atualizações (27/05/2020).

    Os proponentes que tiveram seu nome publicado no resultado preliminar do edital "Cultura Presente nas Redes" na lista como desclassificados nos itens 4.1 e 4.2 (D.O do dia 08/05/2020) pemanecem com o mesmo status no resultado final. Para acessar a lista basta aqui

    Aqueles que estiverem entre os 1.500 proponentes selecionados, devem seguir as instruções em "Próximas Etapas".

  • Resultado Preliminar

    Atenção fazedores de cultura que se inscreveram no edital "Cultura Presente nas Redes". Saiu o resultado preliminar.

    Para saber se seu projeto cultural foi selecionado clique aqui.

    Consulte publicações sobre erratas do edital na seção "Informações Gerais" desta página

    Nota explicativa – Resultado Preliminar do Edital 01/2020

    A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – SECEC/RJ esclarece que: O Edital 01/2020 recebeu 6.149 inscrições, tendo por resultado preliminar o seguinte: 3.311 classificadas, 1.540 desclassificadas por não comprovação técnica na área cultural, 685 desclassificados por pendência documental e 613 inscrições duplicadas (repetidas com mesmo CPF);

    1- O item 1 do Resultado Preliminar corresponde à listagem de 1.444 proponentes selecionados, por ordem de pontuação, de acordo com as vagas destinadas para cada região;

    2- O item 2 do Resultado Preliminar corresponde à listagem de 56 proponentes selecionados (completando o total de 1.500 vagas), em virtude do não preenchimento das vagas destinadas para as regiões: Norte (14), Noroeste (5) e Metropolitana II (37). Conforme previsto no item 8.1.1 do Edital, em caso de produções culturais selecionadas em número insuficiente para atender a região, serão selecionadas aquelas melhor pontuadas no geral;

    3- O item 3 do Resultado Preliminar corresponde aos proponentes classificados, mas não selecionados porque não figuraram entre as 1.500 vagas disponibilizadas pelo edital, ordenados por pontuação e por região;

    4- O item 4.1. do Resultado Preliminar corresponde aos proponentes desclassificados por não comprovação técnica na área cultural e levou em consideração os critérios estabelecidos nos itens 5.1 e 8.2.1 do edital, que definem a comprovação mínima da atuação do proponente (1 ano) na área cultural selecionada e consideram a viabilidade técnica e operacional das produções culturais inscritas;

    5- O item 4.2. do Resultado Preliminar corresponde à desclassificação por pendência documental e levou em consideração os critérios estabelecidos no item 7.5, que define os documentos pessoais obrigatórios a serem apresentados na inscrição, sobretudo RG, CPF e Comprovante de Residência emitidos nos últimos três meses.

    6- As dúvidas poderão já ser esclarecidas acessando o site da SECEC/RJ (http://cultura.rj.gov.br/cultura-presente-nas-redes/) e os recursos ao Resultado Preliminar deverão ser encaminhados, em formulário próprio e assinado, por intermédio do e-mail edital.culturanasredes@gmail.com, conforme o item 9 do edital, entre os dias 11 e 15 de maio de 2020.

    7- A Secretaria vai informar, tão logo saía o Resultado Final do Edital 01/2020, previsto para o dia 22 de maio de 2020, sobre os procedimentos para abertura de conta bancária. Favor aguardar!

  • Recurso Edital Cultura Presente nas Redes

    Artistas fluminenses que querem recorrer ao edital podem fazer sua defesa no prazo de cinco dias corridos a partir da publicação do Resultado Preliminar.

    Os recursos só serão aceitos por email edital.culturanasredes@gmail.com, enviados dentro do prazo do calendário (11 a 15 de maio) e o formulário ANEXO preenchido e assinado. O formulário pode ser retirado aqui.

  • Cronograma

    Alteração no cronograma, fique atento as próximas etapas.

  • Descrição

    A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lança o edital "Cultura Presente nas Redes", para fomentar propostas culturais que possam ser executadas e transmitidas via internet por artistas em todo território fluminense. Serão selecionadas 1500 apresentações com premiação de R$ 2.5 mil com recursos do Fundo Estadual de Cultura.

    O objetivo da seleção é proporcionar realização de atividades culturais via internet, uma vez que em virtude da pandemia do COVID-19 não estão sendo permitidas apresentações culturais em casas de show, teatros e outros espaços. Podem se inscrever atividades nas linguagens de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar e expressões culturais populares.

    Para mais informações leia o edital abaixo.

    Caso tenha dúvidas sobre o edital, você pode consultar a seção de perguntas frequentes.

  • Edital

    Acesse o edital do programa clicando aqui.

  • Erratas do Edital

    Publicado no Diário Oficial-RJ em 27/05/20

    Publicado no Diário Oficial-RJ em 13/05/20

    Publicado no Diário Oficial-RJ em 14/05/20

  • Quem pode se inscrever?

    Pessoas físicas e representantes de grupos ou coletivos, maiores de 18 anos, que desenvolvam projetos artísticos e culturais, domiciliados e com atuação comprovada no Estado, a no mínimo 01 (um) ano.

  • Qual o prazo de inscrição?

    O prazo para submissão da inscrição vai do dia 15 de abril de 2020, às 9h, até o dia 25 de abril de 2020, às 23h59.

  • Como será feito o envio das propostas?

    As inscrições das produções culturais deverão ser realizadas mediante o preenchimento online da Ficha de Inscrição do Proponente acessível através desta página. Além do preenchimento, será exigido os seguintes documentos do proponente:

    • RG
    • CPF
    • Comprovante de residência emitido dentro dos últimos três meses
    • Mini-currículo
    • Portfólio
  • Só posso fazer a minha inscrição com credenciais do Gmail?

    Sim. Será necessário possuir uma conta do Gmail para acesso ao formulário de inscrição do edital.

  • Como crio uma conta do Gmail?

    Clique aqui para acessar o passo a passo de como criar uma nova conta.

  • Posso apresentar produções culturais para quais áreas da cultura?

    • Música
    • Literatura
    • Artes Visuais
    • Audiovisual
    • Dança
    • Teatro
    • Circo
    • Moda
    • Museus
    • Cultura alimentar
    • Expressões culturais populares
  • Quais são as linhas de ação?

    • Manifestação artística: Apresentações inéditas das linguagens artísticas relacionadas no item 3.3 do edital e mediações inéditas de conteúdos culturais de toda rede de profissionais da área cultural, que abrange artistas, produtores, iluminadores, curadores, técnicos de som, e os demais profissionais da área. O produto deve ser veiculado em plataformas digitais próprias do proponente, com duração entre 30 minutos e 60 minutos.
    • Criação de conteúdos digitais: Digitalização de conteúdos artísticos, difusão de patrimônio cultural, podcasts, web rádios, desenvolvimento de site culturais e mostras virtuais com duração entre 30 minutos e 60 minutos.
    • Oficinas culturais à distância: Organização e execução de formação nas áreas relacionadas no item 3.3 do edital em plataforma digital, disponível ao público com duração entre 30 e 60 minutos.
    • Conteúdos audiovisuais: Produção e realização audiovisual no formato livre (YouTuber), com duração de 10 a 30 minutos, festivais ou cineclube on-line (duração mínima de 8 horas) e aquisição de exibição de obras audiovisuais.
  • Quais os critérios de seleção para as produções culturais selecionadas?

    A Comissão Técnica de Elaboração de Editais e Análise de Projetos Culturais do Fundo Estadual de Cultura do Rio de Janeiro ficará responsável por analisar a viabilidade técnica e operacional das produções culturais inscritas, bem como pontuará as propostas, levando em consideração 2 critérios: os anos de experiência cultural na linha de ação da produção cultural (a pontuação levará em conta até 10 anos de atuação); e a relevância cultural da produção cultural apresentada (de acordo com a Lei Estadual nº 7.035/2015, que cria o Sistema Estadual de Cultura.

  • Quais documentos serão aceitos para fins de comprovação da atuação cultural do proponente?

    Serão consideradas atividades do proponente comprovando período de atuação de pelo menos 1 (um) ano, que descreva o histórico das atividades realizadas pelo proponente, e seja ilustrado por documentos com fonte de referência e data de realização. ATENÇÃO: o material deverá ser reunido em arquivo único.

  • Qual deverá ser o formato dos arquivos a serem anexados à inscrição?

    Documentos (exceto Mini Currículo e Portfólio) poderão ser enviados nos formatos PDF, JPEG e JPG. Para Mini Currículo e Portfólio, serão aceitos os formatos WORD, PDF, JPG, JPEG, ÁUDIO, VÍDEO, entre outros, com até 100mb. O candidato deverá observar as demais orientações contidas no link de inscrição para efetuar o envio da documentação. Não serão aceitos documentos encaminhados por meio diverso do indicado no item que trata DA INSCRIÇÃO no edital.

  • Quantas propostas poderão ser submetidas por proponente?

    Será contemplada somente 01 (uma) produção por proponente a fim de atender o máximo de produções culturais e alcançar o maior número de agentes. No caso de inscrição em número superior ao mencionado acima, será considerada a produção apresentada por último, sendo descredenciadas as anteriores.

  • Qual o prazo para execução das propostas?

    A produção cultural deverá ser realizada até 28 de julho de 2020, com envio do relatório técnico (Anexo I do edital) para o e-mail edital.culturanasredes@gmail.com, com o assunto "Edital 01/2020 FEC/SECEC - TÍTULO DO PROJETO E NOME DO PROPONENTE", no qual indicará o link para download do produto/vídeo no formato HD - 1920 X 1080 (ou deverá anexar o vídeo).

  • Quantos projetos serão selecionados?

    Serão premiadas até 1.500 (mil e quinhentas) produções culturais, desde que atendidas, em sua totalidade, as condições do edital e em respeito aos critérios de seleção, à regionalização do Estado e à ordem de classificação.

  • Qual o valor dos recursos a serem destinados a cada projeto?

    Será realizado um aporte financeiro fixo de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por produção cultural selecionada, respeitando o limite da premiação de 1.500 produções culturais.

  • Quantos projetos serão selecionados por região?

    O mapa a seguir mostra a distribuição das vagas nas diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. A divisão regional respeita o disposto no Decreto N° 45.419/2015.

    • Capital (Rio de Janeiro): 583 projetos
    • Metropolitana II (Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica): 320 projetos
    • Metropolitana III (Itaboraí, Maricá, Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito e Tanguá): 180 projetos
    • Noroeste (Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai: 31 projetos
    • Norte (Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco do Iabapoana e São João da Barra): 84 projetos
    • Serrana (Bom Jardim, Cantagalo, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes): 85 projetos
    • Baixadas Litorâneas (Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim): 74 projetos
    • Médio Paraíba (Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda): 80 projetos
    • Centro Sul (Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras): 26 projetos
    • Costa Verde (Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí e Paraty): 37 projetos
  • O que será aceito como comprovante de residência?

    Caso não possua conta em seu nome nos últimos três meses, será aceita uma declaração de próprio punho para fins de comprovação de residência, de acordo com o art. 1º da Lei n.º 6.225 de 24 de abril de 2012.

  • A produção cultural proposta poderá ser repartida em mais de um vídeo ou link para cumprimento da contraprestação final?

    Sim, desde que se atenha a linha de ação inscrita e o total deles respeite os limites de duração (mínimo e máximo) estabelecidos nas linhas de ação previstas no item 3.4 do edital.

  • O que devo fazer se o envio dos arquivos estiver falhando?

    Verifique se os arquivos estão no formato compatível informado no formulário de inscrição e se o arquivo abre corretamente em seu computador. O arquivo pode estar corrompido, o que gera a falha ao enviá-lo.

  • Como proceder ao receber um erro assim que o formulário é submetido?

    Caso aconteça algum erro ao enviar o formulário, você pode retornar à página anterior clicando no botão Voltar em seu navegador. Verifique se os campos estão devidamente preenchidos e submeta o formulário novamente.

  • O que fazer ao receber um aviso de sobrecarga ou notificação de falha na rede?

    O sistema pode estar com excesso de conexões simultâneas. Aguarde alguns instantes e tente novamente.

  • Os erros persistem. Há alguma outra solução?

    Experimente reiniciar o processo de inscrição em outro navegador.

  • Recebo alguma confirmação da inscrição?

    A confirmação do envio do formulário de inscrição é seu comprovante. Não será encaminhado e-mail em resposta ao envio do formulário.
    A imagem abaixo mostra uma pré-visualização desse comprovante:

  • Como comprovar as atividades culturais?

    Através de documentos que comprovem a atuação do proponente na área cultural, contendo atividades realizadas com fonte de referência e data de realização. Serão considerados: flyer, publicações em jornais, links, postagens, fotos, reportagens, sites, redes sociais, material de divulgação dentre outros desde que tenham a data da atividade como comprovação. O material deverá ser reunido em arquivo único.

  • Como e onde posso tirar mais dúvidas?

    Informações e esclarecimentos de dúvidas sobre o edital poderão ser obtidos por mensagem escrita enviada para o e-mail edital.culturanasredes@gmail.com, durante o prazo de inscrição. Todas as respostas serão fornecidas em até 03 (três) dias úteis, pela Comissão Técnica de Elaboração de Editais e Análise de Projetos Culturais, vinculada ao Comitê Gestor do Fundo Estadual de Cultura e instituída pela resolução SECEC Nº 80, de 27 de março de 2020.