fbpx

Caminho de Minas

A descoberta do ouro na região de Minas Gerais trouxe mudanças significativas ao curso da História. Substituindo o ciclo do açúcar, a extração do metal precioso fez com que o Rio de Janeiro se modificasse geográfica, política e economicamente. Nos séculos XVII e XVIII, os Caminhos de Minas foram construídos por ordem da Coroa Portuguesa, localizando-se nos atuais municípios de Duque de Caxias, Magé, Petrópolis e Miguel Pereira. Os trechos ligavam o Rio ao interior do país e por eles circulavam a mercadoria que era enviada à metrópole.

No entanto, o que por um lado fortaleceu o sistema colonial, por outro fez com que as elites locais lutassem por mais autonomia. Exemplo disso é a Conjuração Mineira, episódio que teve na figura de Tiradentes um mártir. De caráter separatista, essa revolta contra a tributação do ouro foi reprimida pela Coroa portuguesa em 1789. Tanta pressão resultaria na Independência do Brasil, algumas décadas depois.

Endereço: entre a localidade de Raiz da Serra, no Município de Magé, e o ponto a dois quilômetros antes do Alto da Serra

-->