Fortalecer as atividades culturais e criativas em todas as 10 regiões, elevando sua contribuição para o desenvolvimento econômico, sociais do Estado.
Ser uma instituição relevante para o setor, o governo, iniciativa privada e a sociedade, afirmando o sentido estratégico da política cultural e ampliando seus resultados.
Os valores que devem pautar a atuação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: eficiência, eficácia, ética, transparência e impessoalidade.
Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ
Funcionária de carreira da educação do Rio de Janeiro, Danielle Barros é professora, contadora de histórias, ativista e gestora cultural. Como Secretária de Cultura do Estado do Rio regulamentou o Fundo Estadual de Cultura após 22 anos e modificou a política de projetos culturais financiados com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, com foco na diversificação do incentivo para projetos e projeção da cultura nos 92 municípios do estado. Mestranda em Educação no Campo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, também atuou em todo estado do Rio como Delegada Federal de Desenvolvimento Agrário, conhecendo todos os 92 municípios e suas particularidades.
Chefe de Gabinete
Claudia Mattos Raybolt é formada em Ciências Jurídicas e pós-graduada em Orientação Educacional. Professora da Rede Estadual de Educação desde 1991, também atuou como diretora e orientadora educacional. Servidora da Secretaria de Estado de Educação entre 2004 e 2020, assumiu, durante este período, a coordenação de Educação Integral, Educação de Cultura na Escola, Mais Educação, Subsecretaria de Gestão de Pessoas, entre outras atribuições. Desde dezembro de 2021, integra o quadro de servidores da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Subsecretária de Planejamento e Gestão
Rosemary Costa tem mais de 30 anos de experiência no serviço público. Formada em Matemática pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e pós-graduada em Análise de Sistemas pela universidade Estácio de Sá, é especialista em Administração Pública com Docência em Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas. Já atuou como Subsecretária de Orçamento, Governo e Assistência Social na Prefeitura de Duque de Caxias, no Governo do Estado do Rio de Janeiro já trabalhou como Assessora de Planejamento e Gestão na SUDERJ, Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, e CECIERJ e foi Diretora Geral de Administração e Finanças da Sececrj.
Subsecretária Adjunta - Diretora Escola da Cultura RJ
Cláudia Viana é formada em Pedagogia pela UERJ, com mais de 35 anos de experiência em educação. Iniciou como alfabetizadora no primeiro projeto do CIEP na Baixada Fluminense. Exerceu cargo de diretora adjunta e desenvolveu projetos pedagógicos facilitadores de aprendizagem. Atuou como Gerente de Ensino na Regional Metropolitana V e na inspeção escolar auxiliando na abertura de processos de escolas extintas e certificações de escolas públicas e particulares de Duque de Caxias. Foi Secretária Municipal de Educação de Duque de Caxias, com foco na implementação de políticas públicas de promoção da aprendizagem e também subsecretária de Ensino na cidade. Atualmente exerce a direção da Escola da Cultura RJ para auxiliar e capacitar agentes e fazedores de cultura em todo estado.
Subsecretária de Integração Cultural
Isabela Castro é professora e defende a pluralidade cultural nas salas de aula. Profissional de visão estratégica, defende a valorização das múltiplas culturas. Formada no Instituto de Enseñanza Secundária Sophia Casanova, na Espanha, atualmente estuda Gestão Pública e é subsecretária de Integração Cultural. Com experiência e intercâmbio de estudos de campo em outros países, realizou profunda análise das relações e as influências europeias na cultura da América Latina. E agora atua no fortalecimento da relação intermunicipal da gestão cultural dos municípios e representações culturais com o estado.