fbpx

Escola de Música Villa-Lobos


Fundada em junho de 1952, a Escola de Música Villa-Lobos foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Hoje concentra seu ensino em música e oferece cursos para um público com idade a partir dos oito anos.

Sem abrir mão da orientação que a fez nascer — proporcionar a oportunidade de ensino musical à população fluminense — a Escola de Música Villa-Lobos vem ampliando a abrangência de sua atuação tanto no aspecto técnico-pedagógico, por meio de Cursos de Educação Profissional em nível básico e técnico, quanto no aspecto social, com a implementação de polos avançados pelo estado do Rio de Janeiro. Desde 1999 a Escola estabelece parceria com municípios como Miracema, Búzios, Conceição de Macabu e Paracambi, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu.

Além disso, promove festivais, palestras, workshops e concertos de diversos gêneros musicais, colocando-a no posto de uma das mais importantes instituições de ensino e fomento à prática musical do Brasil.

A Escola abriga, ainda, o Centro de Pesquisa e Documentação-Espaço Maestro Alceo Bocchino, com acervo especializado em música popular e erudita, composto de livros, partituras, periódicos, CDs e DVDs. A partir de sua ampliação, em 2002, com a inauguração do Espaço Maestro Alceo Bocchino, passou a contar também com banco de dados e espaços para a audição de CDs e a projeção de DVDs.

Endereço:

R. Ramalho Ortigão, 9 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

CEP: 20051-050

Telefone: 21 2332 6382

E-mail: contato.emvl@gmail.com