fbpx
  • Planejamento e Gestão

    Função

    Coordenar e assessorar as atividades de planejamento, gestão e execução orçamentária de projetos da SECEC e de suas entidades vinculadas; manter articulação com os demais órgãos da estrutura de Governo do Estado do RJ responsáveis pelas atividades pertinentes a sua área de atuação; planejar, executar e acompanhar, no âmbito da SECEC e vinculadas, o processo de elaboração dos instrumentos legais de planejamento e gestão orçamentária (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária – LOA) assim como efetuar a revisão do PPA com base em informações pretadas pelas demais unidades integrantes da estrutura da SECEC.

    Consolidar e acompanhar programas e projetos elaborados pelas diversas unidades da SECEC e pelas unidades vinculadas com vista a sua adequação ao orçamento aprovado e liberado pelos órgãos centrais de planejamento e execução ao longo de cada exercício financeiro; acompanhar a execução orçamentária e a demanda de gastos, verificando e avaliando a necessidade de remanejamento de dotação ou de créditos adicionais, no intuito de eliminar custos e aperfeiçoar a alocação de recursos. Planejar e controlar as demandas relativas às Assessorias de Planejamento e Gestão, Licitação e Contratos, Convênios e Editais. Acompanhar todas as atividades geridas pelo Departamento Geral de Administração e Finanças. Cumprir todas as diretrizes advindas do Secretário da SECEC.

  • Projetos e Inovação

    Função

    Acompanhamento e execução das diretrizes e estratégias do Plano Estadual de Cultura e do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura. Gestão de projetos de inovação de acordo com as necessidades da SECEC, viabilizando a concretização das demandas culturais do Estado do Rio de Janeiro. Formulação e implementação de políticas culturais setoriais; apoio no processo de definição de diretrizes de políticas públicas culturais; apoio a projetos do terceiro setor e iniciativa privada para promoção da difusão cultural e do acesso à cultura e à diversidade cultural no Estado do Rio de Janeiro; integração com as secretarias municipais de cultura, bem como outros órgãos públicos para parcerias e apoio institucional para fomento e incentivo à cultura. Fortalecimento de instâncias de participação e representação da sociedade civil na gestão da cultura.

  • Comunicação e Marketing

    Função

    Apoiar o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa nos assuntos relativos à comunicação e divulgação, coordenando a publicidade, imprensa e eventos da SECEC; estabelecer contato com jornalistas credenciados e órgãos de imprensa em geral e mantê-los informados sobre as atividades da SECEC; organizar e coordenar entrevistas coletivas ou exclusivas do Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa; acompanhar e analisar as notícias veiculadas na Imprensa, selecionar matérias e elaborar resenhas dos assuntos de interesse da SECEC, colocando-as à disposição de suas unidades administrativas.

    Contato

    Bruno Brasil
    Endereço de email: bruno.brasil@cultura.rj.gov.br
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 385

  • Cultura e Sociedade

    Responsável pela formulação, fomento, execução e acompanhamento de políticas públicas no âmbito da diversidade cultural e da ação cultural junto à juventude de territórios populares do estado. Com ênfase nos Pontos de Cultura e nas Juventudes do território Fluminense, suas ações são voltadas especialmente para os segmentos sociais mais vulnerabilizados, reconhecendo sua potência criativa, e buscando auxiliá-los no desenvolvimento de ações culturais pautadas pelos princípios da autonomia e do protagonismo local. Estimulando a criação artística em todas as suas formas de expressão, bem como a integração cultural, a pesquisa de novas linguagens, a formação/ capacitação e o aprimoramento pessoal voltado para todas as manifestações em sua área de atuação.

    Propõem ações através de uma ouvidoria cuidadosa, incentiva o fomento e a promoção da participação democrática da sociedade em geral (Matrizes Africanas, Indígenas, Quilombolas, LGBTs, Favelas, Periferias, Melhor Idade, Subúrbios, Ribeirinhos entre outros) buscando por meio de estratégias o desenvolvimento local, sendo a ponte da articulação com os diversos agentes públicos e privados.Com isso, estabelece medidas, programas e projetos que visam à preservação, à difusão e ao desenvolvimento de ações educativas, criativas e empreendedoras da indústria cultural em todo Estado, inclusive mediante o estímulo à concepção de novas instituições mantidas pelo poder público ou pela iniciativa privada.

    Contato

    Jhonny Barroso
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 294

  • Gabinete

    Função

    Planejar, dirigir, orientar e coordenar a execução das atividades do Gabinete; assessorar o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa e Subsecretários em suas atividades internas e externas e em suas atividades de representação; executar serviços de relações públicas nacionais e internacionais e de eventos e cerimonial; receber, analisar e processar as solicitações de audiências, convites e demais compromissos, preparando a agenda do Secretário; receber todos os expedientes oficiais oriundos dos órgãos integrantes das Justiças Federal e Municipal, Ministérios Públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal, bem como dos Tribunais de Contas ou qualquer órgão de controle externo, e encaminhá-los à Assessoria Jurídica da Secretaria.

    Contato

    Soraya Velloso
    Endereço de email: gabinete@cultura.rj.gov.br
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 332

  • Jurídica

    Função

    Como órgão integrante do Sistema Jurídico do Estado, conforme o disposto na Lei 5.414, de 19 de março de 2009 e como cargo privativo da carreira de Procurador de Estado do Rio de Janeiro, nos termos de Decreto Estadual nº 40.500, de 01 de janeiro de 2007, compete: assessorar o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, no controle interno da legalidade dos atos da Secretaria e dos entes da Administração Indireta a ela subordinada.

  • Planejamento e Gestão

    Função

    Assessorar ao Subsecretario de Planejamento e Gestão no desenvolvimento das atividades de planejamento, gestão e execução orçamentária da SECEC; assessorar o planejamento e a execução do processo de elaboração dos instrumentos legais de planejamento e gestão orçamentária (Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, Lei Orçamentária - LOA) bem como assessorar a revisão do PPA com base em informações prestadas pelas áreas.

    Contato

    Endereço de email: assplag@cultura.rj.gov.br
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 258

  • Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura

    Função

    Tem por finalidade o planejamento estratégico e a implementação de políticas culturais no Estado do Rio de Janeiro em alinhamento com o estabelecido no Sistema Estadual de Cultura e legislação vigente.

    Contato

    Conceição Diniz
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 351

  • Projetos

    Contato

    Telefone: 21 2216-8500

  • Recursos Humanos

    Função

    Coordenar, orientar e fiscalizar através dos setores de Direitos e Vantagens (SECEC e Vinculadas) e da Folha de Pagamento, a aplicação e o cumprimento da legislação e das normas aplicáveis à gestão de pessoas; planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de cadastro e registros funcionais dos servidores, procedimentos relativos ao processamento da folha de pagamento, atos de nomeação e vacâncias, proposições e concessão de aposentadorias, benefícios, direitos e vantagens previstos na legislação vigente; planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades relacionadas com as políticas, programas e projetos de desenvolvimento de recursos humanos, sua assistência e capacitação, inclusive as relativas a programas de estágio de estudantes no âmbito da SECEC; analisar e avaliar os autos dos processos administrativos referentes a pessoal. Controlar todas as demandas de pessoal da SECEC e vinculadas.

    Contato

    Sueli Marques
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 318

  • Relações Internacionais

    Função

    Planejar, coordenar, integrar e executar as ações da SECEC em consonância com as do Governo do Estado do Rio de Janeiro no plano internacional, em parceria com as Secretarias de Estado e demais órgãos da administração estadual, do governo federal, das prefeituras e entidades do setor privado.

    Contato

    Marco Aurélio Casimiro
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 240

  • RioCriativo

    Função

    Elaboração de políticas públicas para fomento aos setores criativos por meio do empreendedorismo e inovação, com ações voltadas ao ecossistema empreendedor criativo nos 92 municípios do Estado. Visando à articulação entre as cadeias produtivas nos setores criativos, a geração de empreendimentos criativos inovadores, a promoção da sustentabilidade por meio da cultura e da interlocução e ações integradas entre o poder público, a sociedade civil, as universidades e as entidades privadas.

    Contato

    Diogo Oliveira
    Endereço de email: contato@riocriativo.com
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 238/239

  • Tecnologia da Informação

    Função

    Coordenar, supervisionar e executar as ações relativas à produção, armazenamento e divulgação de informações atinentes às atribuições da SECEC e de suas entidades vinculadas; preservar a integridade, confidencialidade, autenticidade e disponibilidade das informações sob gestão da SECEC; elaborar o plano de investimento e emitir parecer técnico prévio quanto à utilização e aquisição de novos equipamentos, softwares, soluções de segurança, sistemas, suprimentos e serviços; dar suporte técnica às atividades, quanto solicitado.

    Contato

    Cristiano Vieira
    Endereço de email: helpdesk@cultura.rj.gov.br
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 205

  • Artes

    Função

    Responsável por promover ações no âmbito do Teatro, Dança Circo, Música e Artes Visuais; Planejar e subsidiar a formulação de políticas e diretrizes para área de artes, visando o desenvolvimento, fomento, promoção e difusão da produção artística e cultural do Estado do Rio de Janeiro; Propor prioridades de conteúdos relativas a editais de fomento das linguagens artísticas, curadoria e acompanhamento de gestão dos Teatros da Rede Estadual e equipamentos culturais com a competência das linguagens artísticas citadas acima.

    Contato

    Fernando Marendaz
    Endereço de email: supartes@cultura.rj.gov.br
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 290

  • Audiovisual

    Função

    Planejar e coordenar as ações voltadas à execução de políticas para o fortalecimento e o crescimento da indústria do audiovisual no estado do Rio de Janeiro e para a difusão e acesso dos produtos gerados, considerando sua pluralidade de linguagens e formatos. Com o objetivo de desenvolver, modernizar e fortalecer a economia fluminense como principal polo audiovisual da América Latina e, concomitantemente, apoiar as diversas frentes de ação da área, a SUPAV busca abrangência no alcance das ações realizadas que estimulam a formação do profissional e a formação de plateia; fomenta as etapas de desenvolvimento de projetos até a sua comercialização e posterior preservação; incentiva as janelas de exibição que vão das salas de cinema aos dispositivos móveis.

    Dentre as principais ações, destacam-se o Programa Cinema Para Todos, Projeto Cinema da Cidade (em parceria com a ANCINE), Programas de Editais do Audiovisual, o Tratamento Tributário Especial, o apoio a mostras, festivais e projetos de formação de cursos técnicos para profissionais da área, como o 5 Visões, além de importantes ações audiovisuais do estado como o Rio Content Market. A SUPAV é composta pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Indústria e pela Coordenadoria de Difusão e Acesso.

    Contato

    Vinicius Azevedo
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 242/243

  • Leitura e Conhecimento

    Função

    Pensa e constrói a política de leitura e literatura para todo o Estado do Rio de Janeiro. Visa o desenvolvimento sociocultural do indivíduo, democratizar o acesso ao livro, ao conhecimento e promover a difusão da literatura e das atividades culturais em diversas linguagens artísticas. A SLC (Superintendência de Leitura e Conhecimento) assina pela gestão da rede de Bibliotecas Parque do Estado do Rio de Janeiro, que temo como missão atender a população nacional e internacional, desenvolver atividades literárias e multiculturais, são elas: Biblioteca Parque Estadual, Biblioteca Parque da Rocinha, Biblioteca Parque de Manguinhos e Biblioteca Parque do Alemão. Além disso, gerencia o Sistema Estadual de Bibliotecas (SEB/RJ), criado pelo Decreto nº 12.763 de 17/03/1989, que vinculado à Superintendência da Leitura e do Conhecimento, tem como atribuição prestar assessoria às Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Comunitárias, Pontos de Leitura e Pontinhos de Cultura (Brinquedotecas) em nosso Estado.

    A SLC tem como base, o Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca – PELLLB/RJ, instituído pela Lei 8246/18 e iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro pela Superintendência de Leitura e Conhecimento e do Sistema Estadual de Bibliotecas. Sancionada em 10 de dezembro de 2018, tem a finalidade de desenvolver e assegurar estratégias e politicas públicas de democratização do acesso ao livro, à leitura e à escrita para a formação de leitores, planejamento, apoio e articulação para a execução de ações voltadas para o fomento da produção e circulação do livro, da leitura e da literatura no Estado do Rio de Janeiro.

    Nossa atuação junto às 3 (três) bibliotecas parque estaduais, as bibliotecas publicas e comunitárias e pontos de leitura, estão ligadas às políticas públicas, órgãos relacionados às áreas existentes e orientado pelas metas esta¬belecidas na Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) Plano Estadual de Livro e Leitura do Estado do Rio de Janeiro, Plano Nacional de Cultura (PNC) e também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

    A SLC lançou em 2019 o Programa “Juntos Pela Leitura”, que visa democratizar o acesso a leitura e a literatura e tem como missão incentivar a construção de uma sociedade mais leitora e produtora de literatura e conhecimento, bem como, estimular e difundir a cultura literária no Estado do Rio de Janeiro, ao mesmo tempo, dar assessoria às Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Comunitárias, Pontos de Leitura e Pontinhos de Cultura do Rio de Janeiro.

    Contato

    Pedro Gerolimich
    Endereço de email: alc@cultura.rj.gov.br
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 294/392

  • Museus

    Função

    Responsável por coordenar políticas na área de museus, com a missão de “estabelecer e promover em museus e instituições afins no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, políticas públicas voltadas para a preservação do patrimônio e da memória, valorizando a diversidade cultural e orientando, em caráter técnico, ações de gestão, comunicação, pesquisa e educação”. A coordenação de Museologia tem como atribuições estabelecer e orientar a execução de normas técnicas para a documentação dos acervos museológicos, bibliográficos e arquivísticos, nos museus vinculados à FUNARJ/SECEC-RJ. É responsável pelo gerenciamento da Rede Web de Museus e do Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos. Através da Gerência de Conservação, realiza a operacionalização do Laboratório de Conservação (LACON), localizado no Museu do Ingá, que possui como principais atividades: apoiar, orientar, estabelecer normas na área de conservação para as unidades museológicas da FUNARJ, bem como, a outras instituições dentro do Estado do Rio de Janeiro.

    Contato

    Lucienne Figueiredo
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 272

  • Departamento Geral de Administração e Finanças

    Função

    Orientar e fiscalizar as atividades desenvolvidas pelas coordenadorias sob sua gestão com base nas orientações e comandos dados pelo Subsecretário de Planejamento e Gestão.

  • Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ)

    Função

    A Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Rio de Janeiro, responsável pela promoção da cultura e pela gestão direta de uma série de museus, teatros e centros culturais, pertencentes à Secretaria.

    Contato

    Odimar Camilo Silva
    Telefone: 2216-8500 - Ramal 361

  • Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC)

    Função

    Compete elaborar diretrizes para a política de preservação do patrimônio cultural fluminense; desenvolver ações, pesquisas e estudos relacionados a bens ao patrimônio cultural; apoiar o desenvolvimento de projetos de preservação, proteção e promoção dos bens culturais; promover atividades educativas relacionadas à preservação e valorização dos bens culturais, bem como divulgar, de forma sistemática, o acervo de informações sobre os bens culturais tombados ou tutelados por qualquer outra forma de proteção; prestar, na sua área de atuação, subsídios ao desenvolvimento da política patrimonial do estado; promover a identificação, o cadastramento, o inventário, o registro, a divulgação e a difusão do patrimônio cultural; desenvolver estudo, identificação, recolhimento e cadastramento, proteção, controle e difusão do patrimônio cultural do Estado; promover e realizar a fiscalização, o controle e participar dos processos de restauração dos bens protegidos, organizar e manter atualizado o arquivo documental sobre o patrimônio cultural, bem como sobre os processos de tombamento. Os escritórios regionais são órgãos setoriais de apoio ao INEPAC.

    Contato

    Claudio Prado de Mello
    Telefone: 21 2216-8500 - Ramal 278

Skip to content