Postado por SECEC-RJ em 30/Maio/2022 -
O artesanato é um importante instrumento de geração de renda e preservação da história local. Para discutir as demandas e propostas de fomento do setor, acontece nesta terça-feira (31/05), no SESC da Rua Graça Aranha, Centro – Rio de Janeiro, o 1º Fórum Municipal de Artesãos do Rio de Janeiro. O evento é gratuito e contará com exposições, apresentações musicais e palestras de temas variados. O encontro conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).
“O grande legado do Fórum é discutir organização, planejamento e metas que queremos colocar para a categoria. Vamos expandir esses debates para todo o estado, com intuito de descobrir as reais necessidades de cada local e resolver essas demandas. Organizar a vida do nosso artesão é o propósito maior do nosso encontro”, explica Nea Mariozz, presidente da Federação de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ).
A partir das propostas discutidas no Fórum Municipal do Rio de Janeiro, as outras 91 cidades fluminenses sediarão sua própria edição do evento, tendo em vista as demandas locais de cada município. O Fórum também terá apresentação musical do artista Chacal do Sax.
De acordo com a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, é importante investir no artesanato fluminense. “Nosso estado é muito rico, com influências culturais não só do Brasil, mas de diversas partes do mundo. Temos que valorizar essa nossa vocação e dar respaldo para que os artesãos possam desenvolver os seus talentos”, ressalta.
O 1º Fórum Municipal de Artesãos do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Artesãos, em parceria com a FAERJ e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), Fecomércio RJ, SESC, Sebrae e empresa Caçula.
Em 27 de janeiro deste ano, a FAERJ realizou o primeiro Fórum Estadual de Artesãos do RJ e se credenciou para participar em março do VIII Congresso Nacional de Artesãos, na cidade de Aracruz, Espírito Santo, organizado pela Confederação Nacional de Artesanato – CONART. Durante o evento, a FAERJ apresentou várias demandas que visam benefícios para os artesãos, e uma delas foi o fomento de fóruns municipais, prerrogativa aprovada pelo Congresso Nacional de Artesãos e que terá o pontapé inicial no 1º Fórum Municipal de Artesãos do Rio de Janeiro.
Local: SESC (Salão Ginástico Português)
End: Rua Graça Aranha, 187, Centro – Rio de Janeiro
Horário: das 8h às 18h
Evento Gratuito
Postado por SECEC-RJ em 27/Maio/2022 -
A cultura forma plateias, encanta o público, gera emprego, renda e oportunidade para as pessoas, sendo uma vocação da nossa nação. E pensar na cadeia produtiva da cultura envolve mais que artistas se apresentando, passa também pela cadeia da economia criativa que a cerca. Por isso, pensando em sua qualificação, lançamos o programa Escola da Cultura, que tem por objetivo estimular e fomentar a qualificação de agentes públicos e privados nas áreas vitais para o funcionamento do Sistema Estadual de Cultura.
Completamos um ano com este programa existindo e mudando a vida de fazedores de cultura. Criada a partir do Decreto nº 47.620, de 26 de maio de 2021, nasceu o programa de formação e qualificação cultural, previsto no artigo 11 da Lei Estadual nº 7035/2015. Um atraso de sete anos, em que foi tirado do papel graças à liderança do governador Cláudio Castro e da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
No meio de uma pandemia que muito nos tirou, não faltou vontade de entregar à população a democratização da informação, do acesso e da qualificação necessária para que fazedores de cultura do estado do Rio de janeiro pudessem, por iniciativa própria, elaborar seus próprios projetos, participando de forma espontânea do maior aporte financeiro democrático que este estado já teve: os editais realizados através da Lei Aldir Blanc e do Pacto Cultural RJ, que somam mais de R$ 160 milhões de investimento na cultura nos últimos dois anos.
O Fundo de Cultura, outrora tímido em ações, hoje aparece num cenário nacional como um exemplo de política pública democrática e que chega onde o fazedor de cultura está, através da divulgação da formação que esta Escola oferece. A Escola da Cultura RJ celebra seu primeiro ano já com grandes parceiros como o Sebrae, atendendo junto com a Secretaria de Estado de Cultura mais de 50 municípios, entre formações continuadas, oficinas, palestras, seminários, rodas culturais e formação para gestores, alcançando mais de 10 mil fazedores de cultura.
A tutoria especializada engloba os temas Elaboração de Projetos; Execução de Projeto; Prestação de Contas e Captação de Recursos. Estes quatro módulos definem com maestria tudo o que um fazedor de cultura deve saber para inscrever seu projeto em editais que podem ser públicos ou privados.
Mais que formar os profissionais do segmento cultural, a Escola da Cultura RJ também cumpre o seu papel de democratização do acesso, com o programa Passaporte Cultural RJ, criado sob o decreto nº 47.645 de 14 de junho de 2021, que tem como objetivo ampliar o acesso à cultura da população de baixa renda, oferecendo visitas a equipamentos do estado, como a Casa França-Brasil, Parque Lage e Museu da Imagem e do Som.
No ano de 2021, o programa realizou mais de 18 mil atendimentos. Nestes primeiros cinco meses de 2022, já disponibilizamos mais de 12 mil acessos e atendemos cerca de 30 municípios do estado, fortalecendo de forma significativa as políticas públicas salvaguardadas na Lei 7035/2015.
Seguimos vencendo todos os desafios, democratizando, permitindo o acesso e trabalhando para que em 2022 a Escola da Cultura RJ atenda mais de 20 mil fazedores de cultura através do programa de capacitação, e cerca de 40 mil alunos por meio do Passaporte Cultural. É a cultura para todos, muito além dos palcos.
Por Cláudia Viana
Subsecretária adjunta de Cultura e Economia Criativa
Diretora da Escola Estadual de Cultura
When you pulled the lever, Roulette Tournament. What are those important things to follow when doing online, which appears to simply be a part of human nature. Als je alles bij de hand hebt kun je binnen de minuut aan het blackjacken zijn пинап казино. This may happen as a result of the following: • Javascript is disabled or blocked by an extension (ad blockers for example) • Your browser does not support cookies Please make sure that Javascript and cookies are enabled on your browser and that you are not blocking them from loading.
Postado por SECEC-RJ em 26/Maio/2022 -
O melhor da cultura nordestina – com suas histórias, relíquias, tradições e particularidades – pode ser conferida gratuitamente no Caxias Shopping, Duque de Caxias, até o dia 15 de julho. Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Escola da Cultura, e em parceria com a Unesco, a exposição “Sertão Caxias” foi aberta ao público nesta quarta-feira (25).
A mostra resgata a importância do Nordeste no desenvolvimento cultural do Brasil através de três temas fundamentais: a religiosidade, o meio ambiente e a economia criativa. No espaço, as pessoas terão acesso à literatura de cordel; ao artesanato de madeira típico da região; a peças produzidas a partir do reaproveitamento de materiais e utensílios de uso diário; a biojóias feitas com semente de açaí, canela e café; a objetos de arte feitos com papel e areia, vindos do Crato, município do Ceará conhecido como o “Oásis do Sertão”, entre outras preciosidades.
“O trabalho de preservação das matrizes da cultura nordestina é muito importante para o Rio de Janeiro. Em novembro de 2021, inauguramos a primeira cordelteca digital do Brasil na nossa Biblioteca Parque Estadual. Em março deste ano, levamos para este mesmo lugar a exposição em homenagem ao Padre Cícero. E, agora, estamos trazendo o nordeste para Duque de Caxias”, ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, durante a cerimônia de abertura, acompanhada pela Subsecretária e Diretora da Escola da Cultura, Claudia Viana.
Um dos destaques da exposição é a história de Padre Cícero, sacerdote conhecido por sua influência religiosa entre o povo nordestino. Sua trajetória é apresentada na exposição através de suas relíquias pessoais – como a escrivaninha em que ele trabalhava, suas cartas pessoais, seu título de eleitor e, até mesmo, alguns objetos pessoais, como pratos do dia a dia e cadeiras. Além de conhecer a história de “Padim Ciço”, como ele era conhecido, o público poderá tirar fotos ao lado de uma imagem do sacerdote, de 1,65m, esculpida por Mestre Everaldo, em Juazeiro do Norte, onde ele faleceu em 1934.
Os cordéis também ocupam importante espaço na mostra. Embaixo de uma grande árvore, malas antigas ficam repletas de cordéis – folhetos com poemas populares que, no Nordeste, são expostos em cordas, o que deu origem ao nome.
O forró, gênero musical típico da região, não poderia ficar de fora. Durante o período da exposição, a música popular nordestina – reconhecida como Patrimônio Histórico Brasileiro – vai ser apresentada às segundas, às quartas e às sextas-feiras para crianças da rede estadual de escolas do município.
“Essa exposição é um afago em nome da arte e do desenvolvimento no povo nordestino tão presente nessa região. Carregamos muitas tradições nordestinas em nós. É um intercâmbio muito grande de música, dança, gastronomia e cultura como um todo”, diz Marcelo Fraga, museólogo e curador da exposição.
Para Michelle Coutinho, gerente de marketing do Caxias Shopping, esse momento é de realização. “Essa exposição reforça nosso compromisso de democratizar a cultura para a população de Caxias”, diz.
Data: até 15/07
Horário: das 12h às 20h
Endereço: Rod. Washington Luiz, 2895 – Duque de Caxias
Central de Atendimento ao Cliente: (21) 2018-2324
www.caxiasshopping.com.br
https://www.instagram.com/caxiasshopping
ENTRADA GRATUITA
Postado por SECEC-RJ em 26/Maio/2022 -
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) publicou em Diário Oficial, nesta quinta-feira (26/05), o resultado da revisão documental dos projetos habilitados no “Retomada Cultural RJ 2”. O edital vai premiar 800 produções artísticas, garantindo R$ 40 milhões de investimento ao setor.
Para garantir o amplo processo de participação dos fazedores de cultura e oportunidades iguais para todos os proponentes, a Sececrj optou por abrir duas etapas de recurso. Na primeira, que começa nesta sexta-feira (27), às 9h, e termina na terça-feira seguinte (31), às 18h, a verificação visa uma nova análise das avaliações documentais e de notas de portfólio concedidas pelos pareceristas externos, em busca de total lisura do processo de seleção e ampla defesa dos projetos habilitados.
Após a análise dos recursos e atualização das notas, a partir do resultado de seleção e classificação a ser publicado no dia 9/06, será aberta a segunda etapa recursal, no dia 10, com término no dia 14. A publicação final de selecionados e classificados será realizada no dia 27/06.
Todas as etapas de recursos devem ser realizadas através da plataforma Desenvolve Cultura, pelo link http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura/, sempre respeitando os prazos estabelecidos no edital. Em caso de dúvidas, a Sececrj disponibiliza o email retomadaculturalrj2@cultura.rj.gov.br.
O resultado da revisão documental dos projetos habilitados pode ser conferida no link: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/Edital-Retomada-Cultural-RJ-2-Resultado-da-Revis%C3%A3o-Documental-dos-Projetos-Habilitados_-DOERJ26052022.pdf
A verificação visa uma nova análise das avaliações documentais e de notas de portfólio concedidas pelos pareceristas externos na chamada pública.
Todos os 1919 projetos habilitados no Retomada Cultural RJ 2 tiveram suas etapas e documentação revistas, visando total lisura do processo de seleção e ampla defesa de todos os projetos.
Dividido em duas categorias, o edital vai conceder o valor de R$ 50 mil para ações nas áreas culturais de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia.
Na Categoria A são aceitas ações presenciais de circulação de obras artísticas e produções culturais já produzidas, estreadas ou inéditas a serem realizadas no Estado do Rio de Janeiro; podendo ser circulação de espetáculos, apresentações, performances, shows, mostras, festivais, exposições, instalações, exibições e eventos.
Já a Categoria B é voltada para projetos relacionados ao Bicentenário da Independência do Brasil. Os projetos aceitos são relacionados à criação, desenvolvimento, elaboração e produção de obras artísticas cuja temática faça referência histórica-social à data, desde que a proposta faça menção a valores, fatos reais, momentos simbólicos, podendo ter conotação histórica ou de memória cultural, referente ao Bicentenário da Independência do Brasil.
Postado por SECEC-RJ em 25/Maio/2022 -
Com muita dança, comidas típicas e até fogueira, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) realizou, nesta quarta-feira (25), a cerimônia de lançamento do edital “Arraiá Cultural RJ”. O evento foi aberto ao público e aconteceu na sede da secretaria, na Biblioteca Parque Estadual (BPE), Centro do Rio.
A chamada pública vai garantir investimento de R$ 7.25 milhões à cultura fluminense, contemplando 115 projetos. As inscrições estão abertas até o dia 8/06, através da plataforma Desenvolve Cultura.
“Este é mais um edital inédito e que vai atender uma parcela da população muito afetada nos últimos dois anos: os produtores culturais de festas e quadrilhas juninas. Através do processo de escuta, de contato direto com a população, conseguimos ouvir as demandas e mapear os setores culturais que precisam de apoio. As festas juninas não aconteceram nos últimos dois anos, então, neste processo de retomada das atividades, queremos garantir que este segmento não perca a sua identidade”, destaca Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Com apresentação musical do cantor de forró Sergio Mariano, o público aos poucos foi ocupando o espaço e a quadrilha tomou forma. Para fugir da chuva, formar o túnel e caminhar com segurança pela roça, os participantes seguiram os comandos do narrador Milton Luiz Silva.
“Este é um momento de muita alegria. Nos últimos dois anos, muitos grupos não tiveram fôlego para manter seus trabalhos. Este edital traz uma luz de retomada, recomeço das atividades. É uma oportunidade de mudar a médio prazo as características de construção de grupos juninos no Rio”, conta Milton Luiz, que, além de narrador, trabalha com produção de quadrilha há 32 anos e é pesquisador do tema há 17.
Ao final da cerimônia e da apresentação junina, o público correu para aproveitar as comidas típicas que foram preparadas para a festa. Canjica, caldos, milho verde e cachorro-quente fizeram parte do cardápio festivo.
Os proponentes poderão escolher entre duas categorias: na A, dedicada à apresentação de quadrilhas juninas, serão contempladas 100 propostas culturais, no valor de R$ 50 mil cada; já na B, voltada para festivais de quadrilhas juninas, o “Arraiá Cultural” vai atender 15 projetos, com o valor de R$ 150 mil para cada um.
Na categoria A, o proponente vai precisar realizar, no mínimo, uma apresentação de quadrilha junina, composta por, pelo menos, 12 pares, desenvolvendo inúmeras figurações coreográficas, ordenadas por um “marcador”, que orienta os movimentos dos participantes. A realização deve respeitar denominações e movimentos tradicionais e incorporar criações adaptadas pelos marcadores.
Já na B, deverá ser realizado evento aberto ao público, reunindo apresentações de, no mínimo, cinco quadrilhas juninas, podendo ser ou não oriundas do mesmo município no qual o festival é realizado, a ser organizado por Associação, Federação ou Liga com comprovada atuação na área.
O edital é voltado para pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, podendo ser Microempreendedor Individual (MEI), estabelecido no Estado do Rio de Janeiro, que seja comprovadamente representante de uma ou mais quadrilhas juninas. A proposta precisa ser executada presencialmente em território fluminense.
Período de inscrição: 18h do dia 19/05 até às 18h do dia 8/06
Plataforma de inscrição: http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura
Postado por SECEC-RJ em 23/Maio/2022 -
A Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro, terá uma agenda cultural especial nesta semana, com apresentações e shows gratuitos. Amanhã (24), a poeta, atriz e cantora, Elisa Lucinda, participa da roda de conversa “Ilustre leitor”. Já na quinta-feira (26), Zélia Duncan sobe ao palco do Teatro Alcione Araújo para um show em celebração ao lançamento de seu primeiro livro, “Benditas as coisas que não sei”.
Todas as ações fazem parte do projeto Parque de Ideias e têm patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O objetivo é atrair a população para os equipamentos públicos, democratizando e aproximando o acesso às atividades culturais.
“Temos hoje as Bibliotecas Parque reabertas, já cumprindo um importante papel social na vida das pessoas da região onde estão instaladas. Agora, com o Parque de Ideias, temos esta atuação ampliada, com garantia do crescimento da cadeia produtiva, artística e da economia fluminense. Ter as nossas bibliotecas como palco para este projeto é um marco de aproximação entre os equipamentos públicos e a população, e consolida a vocação desses espaços como ambientes de encontro”, destaca a secretária da pasta, Danielle Barros.
Nesta terça-feira, Elisa Lucinda participa do “Ilustre Leitor”, uma conversa informal em que a convidada destaca dez livros fundamentais em sua vida e que não podem faltar no acervo da biblioteca. O evento terá início às 17h.
“O melhor destino de uma biblioteca é ser palco de conversa, interpretação e representação da literatura viva. É um espaço que deve funcionar como ponto de cultura em sua essência, estando perto da população. Por isso, vamos celebrar a literatura enquanto ‘festa da palavra’, conversando diretamente com a cultura popular”, ressalta Elisa.
Já na quinta-feira, também às 17h, a cantora Zélia Duncan sobe ao palco do Teatro Alcione Araújo, na BPE, ao lado de Webster Santos, para um show especial celebrando o lançamento de seu primeiro livro, “Benditas as coisas que não sei”. O repertório promete trazer grandes sucessos da carreira da artista.
“O Parque de Ideias acontecerá entre maio e dezembro nas Bibliotecas Parque do Centro, Rocinha e Manguinhos, e é o tipo de evento que mais me interessa hoje. Que tem a ver com fazer diferença, unir as pessoas, incentivar e sonhar junto”, afirma Zélia Duncan, que irá receber o público para uma sessão de autógrafos após o show.
Todas as atrações são abertas ao público. É recomendado que os interessados cheguem, pelo menos, uma hora antes de começar o evento (sujeito à lotação).
Com shows, palestras, rodas de conversa e oficinas literárias, as Bibliotecas Parque do Centro, Manguinhos e Rocinha terão mais programas culturais e educativos com acesso gratuito para a população. O pontapé das atividades aconteceu no dia 10 de maio, com a peça teatral “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”, que lotou o Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual – Centro (BPE).
Nos dias 14 e 15, as Bibliotecas Parque de Manguinhos e Rocinha receberam aula inaugural com Luiz Antônio Simas e roda de samba com Mosquito. Em junho, a agenda do Parque de Ideias vai proporcionar encontros, shows e palestras com Mart’nália, Rico Dalasam, Fabrício Carpinejar e Jéssica Ellen.
O projeto também vai trabalhar com o segmento educativo, promovendo oficinas, cursos livres e programas de formação cultural-profissional nas três bibliotecas. O público poderá contar com opções para técnico de som, criação de quadrinhos, escritas performáticas, introdução ao desenvolvimento de jogos, empreendedorismo e carreira musical. Para participar, a pessoa interessada deve realizar inscrição pelo instagram, no @parque_de_ideias.
Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro
Postado por SECEC-RJ em 19/Maio/2022 -
Celebração que reúne dança popular, fogueira, comidas e brincadeiras típicas, a Festa Junina é sempre muito aguardada pelos brasileiros. E neste ano, as comemorações em solo fluminense serão ainda maiores. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) publicou em Diário Oficial, nesta quinta-feira (19), o lançamento do edital “Arraiá Cultural RJ”. A chamada pública vai aplicar R$ 7.25 milhões de investimento ao setor, com o total de 115 projetos contemplados. O processo de inscrição será aberto às 18h, através do Sistema Desenvolve Cultura.
“Neste momento de retomada que estamos vivenciando no estado, nada melhor do que lançar um edital que, além de ser inédito no Rio de Janeiro, vai atender uma parcela da população muito afetada nos últimos dois anos: os produtores culturais de festas e quadrilhas juninas. Este é um segmento que representa tão bem não só a cultura fluminense, mas de todo brasileiro”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
Os proponentes poderão escolher entre duas categorias: na A, dedicada à apresentação de quadrilhas juninas, serão contempladas cem propostas culturais, no valor de R$ 50 mil cada; já na B, voltada para festivais de quadrilhas juninas, o “Arraiá Cultural” vai atender 15 projetos, com o valor de R$ 150 mil para cada um.
O edital é voltado para pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, podendo ser Microempreendedor Individual (MEI), estabelecido no Estado do Rio de Janeiro, que seja comprovadamente representante de uma ou mais quadrilhas juninas. A proposta precisa ser executada presencialmente em território fluminense.
Seguindo o objetivo de universalizar o acesso à cultura, será respeitada a porcentagem de 40% do número de prêmios disponibilizados para a capital e 60% do número de prêmios a ser direcionado para os municípios das demais regiões, considerando o que dispõe o Sistema Estadual de Cultura. Proponentes contemplados em outros editais não estão impedidos de concorrer ao “Arraiá Cultural”.
Categoria A – Apresentação de Quadrilha Junina: o proponente vai precisar realizar, no mínimo, uma apresentação de quadrilha junina, composta por, pelo menos, 12 pares, desenvolvendo inúmeras figurações coreográficas, ordenadas por um “marcador”, que orienta os movimentos dos participantes. A realização deve respeitar denominações e movimentos tradicionais e incorporar criações adaptadas pelos marcadores.
Categoria B – Festival de Quadrilhas Juninas: evento aberto ao público, reunindo apresentações de, no mínimo, cinco quadrilhas juninas, podendo ser ou não oriundas do mesmo município no qual o festival é realizado, a ser organizado por Associação, Federação ou Liga com comprovada atuação na área.
Período de inscrição: 18h do dia 19/05 até às 18h do dia 08/06
Plataforma de inscrição: http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura
Postado por SECEC-RJ em 18/Maio/2022 -
O Dia Internacional de Museus é comemorado nesta quarta-feira (18). E para homenagear a data, a Superintendência Estadual de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), anuncia a quinta edição do Fórum Estadual de Museus. O evento acontece nos dias 9 e 10 de junho, no auditório do Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro.
O propósito do fórum será apresentar e reavaliar, com base na Política Estadual de Museus, programas, projetos e ações que os museus fluminenses vêm desenvolvendo em suas instituições nos últimos anos, em especial para atualizar informações devido à falta de encontros presenciais em função da pandemia.
“Nesse ano, especificamente, vamos revisitar o plano setorial através das iniciativas de instituições de referência, incluindo entidades e grupos do interior e locais periféricos, para debater o assunto. A partir desta programação, vamos mapear as linhas de ações dos museus no estado”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Dividido em dois dias, o fórum terá programação das 9h às 18h, com diversos painéis que irão discutir experiências e vivências de instituições museológicas e dos profissionais do campo, dentro do contexto dos oito eixos presentes no documento da política pública estadual: Preservação e democratização de memórias e acervos; Formação e Capacitação; Economia dos Museus; Gestão Museal; Difusão e Comunicação; Educação, Pesquisa e Produção de Conhecimento; Redes; e Sistemas.
“Nosso objetivo é identificar avanços nas ações e iniciativas no estado que corroboram com o fortalecimento do campo museal. Será um momento de troca de experiências, voltado para o debate e reflexão sobre os rumos da política setorial de museus, a partir de relatos de profissionais atuantes na área”, ressalta a Superintendente de Museus da Sececrj, Lucienne Figueiredo.
As inscrições para participar presencialmente devem ser feitas através do link: https://forms.gle/6isE52Ubm3k9YJJP9. Também será realizada transmissão online no canal do youtube do programa de pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Unirio, no link: https://www.youtube.com/c/PPGPMUS-UNIRIO/about.
O evento conta com parceria da Gerência de Museus da Prefeitura do Rio de Janeiro e apoio do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/MAST.
Dia 01
Dia 02
Confira a programação completa, com nome dos palestrantes, no link: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/programacao-forum-museus.pdf
Postado por SECEC-RJ em 17/Maio/2022 -
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) ampliou os prazos para cumprimento de diligências do objeto e comprovação financeira de projetos contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc. A resolução foi publicada em Diário Oficial nesta terça-feira (17).
O prazo para cumprimento de diligências do objeto, que já estava fechado, será reaberto nesta quarta-feira (18), às 9h, e ficará disponível até o dia 24/05, às 18h. Já o limite final para comprovação financeira, que terminaria no dia 30 deste mês, será ampliado até o dia 07/06, às 18h. As ações devem ser realizadas apenas pelos proponentes que já preencheram o relatório de execução e ainda têm pendências na prestação de contas dos projetos.
“Estamos ampliando o prazo para que os proponentes tenham mais uma chance de sanar os problemas, eliminar as pendências e ficar em dia com o Estado. É muito importante aproveitar esta oportunidade para prestar os esclarecimentos devidos, evitando futuras sanções” , explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
O inadimplemento, inexecução e/ou infração total ou parcial do regulamento ou do termo de compromisso sujeitará o proponente à imediata restituição da integralidade do aporte efetuado pela Sececrj, devidamente corrigido pelo IPCA-E, acrescido de multa e juros de 0,5% ao mês até o efetivo pagamento, bem como ficará igualmente sujeito a proibição de receber recursos da Sececrj por até dois anos, a contar da notificação de inadimplência.
Em 2020, através de recursos provenientes da Lei Federal Aldir Blanc, foi realizado investimento ao setor cultural fluminense superior a R$ 105 milhões, chegando a mais de 2300 projetos contemplados.
Para definir o plano de ações, a Sececrj realizou diversas reuniões com gestores e representantes culturais dos 92 municípios. Com diálogo aberto, a Secretaria definiu seis editais para atender todas as classes artísticas: Retomada Cultural RJ, Fomenta Festival, Juntos pelo Circo, Cultura Viva, Cultura Presente RJ e o Passaporte Cultural RJ.
Postado por SECEC-RJ em 13/Maio/2022 -
As comunidades de Manguinhos e Rocinha terão programação especial neste fim de semana. Com muita música, bate-papo e rodas culturais, o projeto Parque de Ideias chega para ocupar as Bibliotecas Parque das duas localidades, no sábado e domingo. As atrações ficam por conta do sambista carioca, Mosquito, e do historiador, professor e escritor, Luiz Antonio Simas.
Todas as ações são gratuitas e têm patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O objetivo é atrair a população para os equipamentos públicos, democratizando e aproximando o acesso às atividades culturais.
“Temos hoje as Bibliotecas Parque reabertas, já cumprindo um importante papel social na vida das pessoas da região onde estão instaladas. Agora, com o Parque de Ideias, teremos esta atuação ampliada, com garantia do crescimento da cadeia produtiva, artística e da economia fluminense. Ter as nossas bibliotecas como palco para este projeto é um marco de aproximação entre os equipamentos públicos e a população, e consolida a vocação desses espaços como ambientes de encontro”, destaca a secretária da pasta, Danielle Barros.
No sábado (14), às 14h, a Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM) recebe roda de conversa com Luiz Antonio Simas, com foco em temáticas como samba, carnaval, religiosidade e culturas de rua. A partir das 16h, tem início a roda de samba com Mosquito, expoente entre os novos artistas do samba carioca. No domingo (15), a mesma programação chega para animar o dia na Biblioteca Parque da Rocinha (BPR).
“Achei o projeto maravilhoso e aceitei o convite na hora. Estou muito animado, preparei um roteiro especial, com músicas inéditas que vou lançar no meu próximo disco, o qual ainda está sendo gravado. O samba carioca nasceu nos morros e comunidades, então a linguagem que vou levar no meu show será nesta linha”, conta Mosquito.
Todas as atrações são abertas ao público. É recomendado que a pessoa interessada chegue, pelo menos, uma hora antes de começar o evento (sujeito à lotação).
Com shows, palestras, rodas de conversa e oficinas literárias, as Bibliotecas Parque do Centro, Manguinhos e Rocinha terão mais programas culturais e educativos com acesso gratuito para a população. O pontapé das atividades aconteceu na última terça-feira (10), com a peça teatral “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”, que lotou o Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual – Centro (BPE).
A programação de maio conta com diversas atrações confirmadas, entre elas: conversa literária com Elisa Lucinda (Centro), show de Zélia Duncan (Centro), aula inaugural com Luiz Antônio Simas (Rocinha e Manguinhos) e rodas de samba com Mosquito (Rocinha e Manguinhos). Em junho, a agenda do Parque de Ideias vai proporcionar encontros, shows e palestras com Mart’nália, Rico Dalasam, Fabrício Carpinejar e Jéssica Ellen.
O projeto também vai trabalhar com o segmento educativo, promovendo oficinas, cursos livres e programas de formação cultural-profissional nas três bibliotecas. O público poderá contar com opções para técnico de som, criação de quadrinhos, escritas performáticas, introdução ao desenvolvimento de jogos, empreendedorismo e carreira musical. Para participar, a pessoa interessada deve realizar inscrição pelo instagram, no @parque_de_ideias.
BPM
Data: 14/05
Horário: a partir das 14h
Endereço: Avenida Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica
BPR
Data: 15/05
Horário: a partir das 14h
Endereço: Estrada da Gávea, 454 – Rocinha