Sececrj anuncia realização do Fórum Estadual de Museus

Evento acontece em junho, no Museu de Arte do Rio

O Dia Internacional de Museus é comemorado nesta quarta-feira (18). E para homenagear a data, a Superintendência Estadual de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), anuncia a quinta edição do Fórum Estadual de Museus. O evento acontece nos dias 9 e 10 de junho, no auditório do Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro.

O propósito do fórum será apresentar e reavaliar, com base na Política Estadual de Museus, programas, projetos e ações que os museus fluminenses vêm desenvolvendo em suas instituições nos últimos anos, em especial para atualizar informações devido à falta de encontros presenciais em função da pandemia.

“Nesse ano, especificamente, vamos revisitar o plano setorial através das iniciativas de instituições de referência, incluindo entidades e grupos do interior e locais periféricos, para debater o assunto. A partir desta programação, vamos mapear as linhas de ações dos museus no estado”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Dividido em dois dias, o fórum terá programação das 9h às 18h, com diversos painéis que irão discutir experiências e vivências de instituições museológicas e dos profissionais do campo, dentro do contexto dos oito eixos presentes no documento da política pública estadual: Preservação e democratização de memórias e acervos; Formação e Capacitação; Economia dos Museus; Gestão Museal; Difusão e Comunicação; Educação, Pesquisa e Produção de Conhecimento; Redes; e Sistemas.

“Nosso objetivo é identificar avanços nas ações e iniciativas no estado que corroboram com o fortalecimento do campo museal. Será um momento de troca de experiências, voltado para o debate e reflexão sobre os rumos da política setorial de museus, a partir de relatos de profissionais atuantes na área”, ressalta a Superintendente de Museus da Sececrj, Lucienne Figueiredo.

As inscrições para participar presencialmente devem ser feitas através do link: https://forms.gle/6isE52Ubm3k9YJJP9. Também será realizada transmissão online no canal do youtube do programa de pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Unirio, no link: https://www.youtube.com/c/PPGPMUS-UNIRIO/about.

O evento conta com parceria da Gerência de Museus da Prefeitura do Rio de Janeiro e apoio do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/MAST.

• 9h às 9h30: Credenciamento
  • 9h30 às 10h: Mesa de abertura
  • 10h às 11h30: Painel 1 – Preservação e Democratização de Memórias e Acervos
  • 11h30 às 13h: Painel 2 – Formação e Capacitação