fbpx

Biblioteca Parque Estadual terá programação especial nesta semana

Projeto Parque de Ideias traz apresentações culturais de Elisa Lucinda e Zélia Duncan 


A Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro, terá uma agenda cultural especial nesta semana, com apresentações e shows gratuitos. Amanhã (24), a poeta, atriz e cantora, Elisa Lucinda, participa da roda de conversa “Ilustre leitor”. Já na quinta-feira (26), Zélia Duncan sobe ao palco do Teatro Alcione Araújo para um show em celebração ao lançamento de seu primeiro livro, “Benditas as coisas que não sei”.

Todas as ações fazem parte do projeto Parque de Ideias e têm patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O objetivo é atrair a população para os equipamentos públicos, democratizando e aproximando o acesso às atividades culturais.

“Temos hoje as Bibliotecas Parque reabertas, já cumprindo um importante papel social na vida das pessoas da região onde estão instaladas. Agora, com o Parque de Ideias, temos esta atuação ampliada, com garantia do crescimento da cadeia produtiva, artística e da economia fluminense. Ter as nossas bibliotecas como palco para este projeto é um marco de aproximação entre os equipamentos públicos e a população, e consolida a vocação desses espaços como ambientes de encontro”, destaca a secretária da pasta, Danielle Barros.

BPE terá programação especial nesta semana

Programação especial

Nesta terça-feira, Elisa Lucinda participa do “Ilustre Leitor”, uma conversa informal em que a convidada destaca dez livros fundamentais em sua vida e que não podem faltar no acervo da biblioteca. O evento terá início às 17h.

“O melhor destino de uma biblioteca é ser palco de conversa, interpretação e representação da literatura viva. É um espaço que deve funcionar como ponto de cultura em sua essência, estando perto da população. Por isso, vamos celebrar a literatura enquanto ‘festa da palavra’, conversando diretamente com a cultura popular”, ressalta Elisa. 

Elisa Lucinda é poeta, atriz, cantora, jornalista e professora

Já na quinta-feira, também às 17h, a cantora Zélia Duncan sobe ao palco do Teatro Alcione Araújo, na BPE, ao lado de Webster Santos, para um show especial celebrando o lançamento de seu primeiro livro, “Benditas as coisas que não sei”. O repertório promete trazer grandes sucessos da carreira da artista. 

“O Parque de Ideias acontecerá entre maio e dezembro nas Bibliotecas Parque do Centro, Rocinha e Manguinhos, e é o tipo de evento que mais me interessa hoje. Que tem a ver com fazer diferença, unir as pessoas, incentivar e sonhar junto”, afirma Zélia Duncan, que irá receber o público para uma sessão de autógrafos após o show. 

Zélia Duncan promete animar o público com sucessos de sua carreira

Todas as atrações são abertas ao público. É recomendado que os interessados cheguem, pelo menos, uma hora antes de começar o evento (sujeito à lotação).

Parque de Ideias

Com shows, palestras, rodas de conversa e oficinas literárias, as Bibliotecas Parque do Centro, Manguinhos e Rocinha terão mais programas culturais e educativos com acesso gratuito para a população. O pontapé das atividades aconteceu no dia 10 de maio, com a peça teatral “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”, que lotou o Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual – Centro (BPE).

Nos dias 14 e 15, as Bibliotecas Parque de Manguinhos e Rocinha receberam aula inaugural com Luiz Antônio Simas e roda de samba com Mosquito. Em junho, a agenda do Parque de Ideias vai proporcionar encontros, shows e palestras com Mart’nália, Rico Dalasam, Fabrício Carpinejar e Jéssica Ellen.

O projeto também vai trabalhar com o segmento educativo, promovendo oficinas, cursos livres e programas de formação cultural-profissional nas três bibliotecas. O público poderá contar com opções para técnico de som, criação de quadrinhos, escritas performáticas, introdução ao desenvolvimento de jogos, empreendedorismo e carreira musical. Para participar, a pessoa interessada deve realizar inscrição pelo instagram, no @parque_de_ideias.

Serviço

Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro