fbpx

Rio de Janeiro recebe 1º Fórum Municipal de Artesãos nesta terça-feira

Evento é gratuito e contará com 12 horas de programação e atrações culturais


O artesanato é um importante instrumento de geração de renda e preservação da história local. Para discutir as demandas e propostas de fomento do setor, acontece nesta terça-feira (31/05), no SESC da Rua Graça Aranha, Centro – Rio de Janeiro, o 1º Fórum Municipal de Artesãos do Rio de Janeiro. O evento é gratuito e contará com exposições, apresentações musicais e palestras de temas variados. O encontro conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).

“O grande legado do Fórum é discutir organização, planejamento e metas que queremos colocar para a categoria. Vamos expandir esses debates para todo o estado, com intuito de descobrir as reais necessidades de cada local e resolver essas demandas. Organizar a vida do nosso artesão é o propósito maior do nosso encontro”, explica Nea Mariozz, presidente da Federação de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ).

A partir das propostas discutidas no Fórum Municipal do Rio de Janeiro, as outras 91 cidades fluminenses sediarão sua própria edição do evento, tendo em vista as demandas locais de cada município. O Fórum também terá apresentação musical do artista Chacal do Sax.

De acordo com a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, é importante investir no artesanato fluminense. “Nosso estado é muito rico, com influências culturais não só do Brasil, mas de diversas partes do mundo. Temos que valorizar essa nossa vocação e dar respaldo para que os artesãos possam desenvolver os seus talentos”, ressalta.

O 1º Fórum Municipal de Artesãos do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Artesãos, em parceria com a FAERJ e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), Fecomércio RJ, SESC, Sebrae e empresa Caçula.

Criação do Fórum

Em 27 de janeiro deste ano, a FAERJ realizou o primeiro Fórum Estadual de Artesãos do RJ e se credenciou para participar em março do VIII Congresso Nacional de Artesãos, na cidade de Aracruz, Espírito Santo, organizado pela Confederação Nacional de Artesanato – CONART. Durante o evento, a FAERJ apresentou várias demandas que visam benefícios para os artesãos, e uma delas foi o fomento de fóruns municipais, prerrogativa aprovada pelo Congresso Nacional de Artesãos e que terá o pontapé inicial no 1º Fórum Municipal de Artesãos do Rio de Janeiro.

Serviço – Fórum Municipal de Artesãos

Local: SESC (Salão Ginástico Português)
End: Rua Graça Aranha, 187, Centro – Rio de Janeiro
Horário: das 8h às 18h
Evento Gratuito