-
Sobre
A Escola Estadual da Cultura do Rio de Janeiro (EECRJ), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, promove o aprimoramento de profissionais da área e de agentes públicos.
A Escola oferecerá cursos livres, abertos tanto a fazedores de cultura de todas as regiões do Estado do Rio como gestores e servidores das secretarias e demais órgãos do setor cultural. A Escola atua diretamente no apoio aos Municípios, refletindo o ato administrativo em ações por todo o Estado do Rio de Janeiro, com aumento quantitativo e qualitativo das produções culturais, com impactos na economia local, turismo, e geração de emprego e renda. Contato
-
Diretora
Cláudia Viana
Cláudia Viana é formada em Pedagogia pela UERJ, com mais de 35 anos de experiência em educação. Iniciou como alfabetizadora no primeiro projeto do CIEP na Baixada Fluminense. Exerceu cargo de diretora adjunta e desenvolveu projetos pedagógicos facilitadores de aprendizagem. Atuou como Gerente de Ensino na Regional Metropolitana V e na inspeção escolar auxiliando na abertura de processos de escolas extintas e certificações de escolas públicas e particulares de Duque de Caxias.
Foi Secretária Municipal de Educação de Duque de Caxias, com foco na implementação de políticas públicas de promoção da aprendizagem e também subsecretária de Ensino na cidade. Atualmente exerce a direção da Escola da Cultura RJ para auxiliar e capacitar agentes e fazedores de cultura em todo estado.
-
Publicações DOERJ
-
Últimas Notícias
-
Chamamento Público
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro vai ampliar os investimentos em formação e capacitação profissional de gestores e produtores culturais. Foi publicado no dia 23/09, em Diário Oficial, chamamento público destinado a organizações da sociedade civil (OSCs) para implementação de formações, aceleração de negócios e intercâmbio nas dez regiões administrativas do estado. Batizado de "Caminhos Criativos", o projeto terá aporte de R$ 2,9 milhões para a sua execução, através de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
A chamada, que vai premiar apenas uma proposta, tem como objetivo ampliar as ações formativas ofertadas pela Escola Estadual da Cultura do Rio de Janeiro, ligada à Sececrj. Poderão concorrer apenas OSCs sem fins lucrativos, já credenciadas e habilitadas no Sistema de Convênios do Estado do Rio de Janeiro (Converj). As inscrições ficam abertas até às 23:59 do dia 30 de outubro, na própria plataforma do Converj.
Além da inscrição online, a proposta também deve ser enviada fisicamente para a Sececrj, em sua sede, na Avenida Presidente Vargas, nº 1261, Centro - RJ, até o dia 30/10, das 10h às 18h. O documento deverá estar em envelope fechado e com identificação da instituição proponente e meios de contato, com a inscrição “Proposta – Edital de Chamamento Público nº 01/2024”.
Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: recursos.caminhoscriativos@cultura.rj.gov.br.
Acesse o Edital de Chamamento Público nº 01/2024.
Para se cadastrar no Chamamento Público, acesse a Plataforma do Converj.
-
Caminhos Criativos
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ) e o Instituto Futuros lançam o edital Caminhos Criativos, projeto voltado para o desenvolvimento de iniciativas culturais em todo o Estado.
Até as 18h do dia 7 de novembro, empreendedores e agentes de cultura residentes e que atuem no Estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de se inscreverem na chamada pública, que vai selecionar 30 iniciativas para ciclo de aceleração com duração de cinco meses, entre janeiro e junho de 2026, com o objetivo de fortalecer a gestão, a sustentabilidade e o impacto de projetos culturais. As inscrições deverão ser realizadas através do Sistema Único de Editais do Instituto Futuros.
A jornada formativa da primeira edição do Caminhos Criativos inclui mais de 720 horas de mentorias online e individualizadas, workshops sobre temas como marketing digital e gestão financeira, além de palestras e rodas de conversa com agentes culturais de diferentes regiões do Estado. O ciclo será concluído com uma banca de pitch final, na qual os projetos serão avaliados a partir de critérios como inovação, viabilidade e impacto sociocultural.
As três iniciativas mais bem avaliadas na etapa final serão premiadas com intercâmbios culturais em outras cidades brasileiras, promovendo trocas de experiências e o fortalecimento de redes entre agentes culturais de diferentes regiões e expressões artísticas. Os destinos dos intercâmbios serão definidos conforme o perfil de cada projeto premiado e as conexões mais relevantes para o seu desenvolvimento.
Serviço
Link de inscrição: clique aqui
Saiba mais sobre o edital: clique aqui
FAQ
Para acessar o FAQ com todas as informações: clique aqui