fbpx

SECECRJ lança projeto de aulas de dança gratuitas

Cursos do ‘Além do Horizonte’ serão realizados inicialmente no Imperator, mas devem se expandir para as bibliotecas parque e outros equipamentos públicos


Aulas de dança do projeto serão gratuitas e abrangerão todas as idades. Crédito: Leonardo Ferraz/SECECRJ

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lançou nesta sexta-feira (01/10) o projeto “Além do Horizonte”, que oferecerá aulas de dança gratuitas. A iniciativa foi apresentada em cerimônia realizada no Centro Cultural João Nogueira – Imperator, no Méier, local em que serão formadas as primeiras turmas.


“Esse centro cultural é da população do Rio de Janeiro e a partir de hoje inaugura um importante projeto que democratiza o acesso à cultura por meio da formação gratuita em dança. Será a primeira unidade de muitas. O nome do projeto já é muito oportuno porque mostra que estamos quebrando barreiras e exercendo um papel transformador na vida das pessoas”, afirmou na cerimônia o subsecretário de Planejamento e Gestão, Vitor Corrêa.

Projeto Além do Horizonte deve se expandir também para o Interior do estado. Crédito: Leonardo Ferraz/SECECRJ


A expectativa do “Além do Horizonte” é chegar às bibliotecas parque do Centro, da Rocinha e de Manguinhos. A coordenação do projeto também procura firmar parcerias com prefeituras do estado para a expansão da iniciativa para o Interior.


As aulas vão priorizar crianças e adolescentes, mas também serão abertas turmas para adultos, inclusive para a terceira idade. Os cursos serão voltados para o balé, jazz, salão, dança de rua, dança inclusiva e alongamento motivacional. Incialmente, serão oferecidas 120 vagas no Imperator e as inscrições poderão ser feitas a partir de segunda-feira (04/10), no horário das aulas.


A cerimônia foi prestigiada pelo deputado federal Aureo Ribeiro, que parabenizou a SECECRJ pela iniciativa. “Quando a gente fala em dança e em levar cultura para o Estado do Rio, a gente fala em sonhar. A oportunidade de dar igualdade a uma criança da Zona Sul e a uma criança da Zona Norte. Esse é o trabalho da Secretaria e que está fazendo diferença num momento tão crucial quanto esse em que vivemos de pandemia. É o começo de um grande trabalho que vai chegar a todo o estado”, declarou o parlamentar.

Programação:

Segundas e quartas-feiras:

14h – Alongamento Motivacional (adultos)

15h – Jazz – a partir dos 12 anos

16h – Dança de Rua – a partir dos 12 anos

Terças e quintas-feiras:

17h30 – Baby Class – (3 a 6 anos)

18h10 – Balé (a partir de 7 anos)

19h – Jazz (a partir de 7 anos)