fbpx

SECECRJ e Instituto Capim Santo fecham parceria na Rocinha

Projeto leva cursos de gastronomia para a Biblioteca Parque da comunidade da Zona Sul carioca


Secretária Danielle Barros fala na cerimônia que celebrou parceria com o Instituto Capim Santo, na Rocinha. Crédito: Leonardo Ferraz/SECECRJ

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa firmou nesta segunda-feira (27) uma parceria com o Instituto Capim Santo para a realização de cursos de gastronomia na Biblioteca Parque da Rocinha. A formação profissional será oferecida prioritariamente aos moradores da comunidade da Zona Sul carioca já a partir de outubro.

“Reabrimos a nossa Biblioteca Parque da Rocinha há pouco mais de um mês, que passou por melhorias, para aprimorar a qualidade dos nossos serviços e agora com esse acordo passamos a oferecer à comunidade cursos de formação com a intenção de geração de emprego, renda e oportunidade para as pessoas por meio da economia criativa. Essa estrutura do cozinha estava praticamente fechada há dez anos e só agora estamos aproveitando todo esse potencial”, afirmou a secretária.


“O Instituto Capim Santo está chegando à comunidade da Rocinha para levar sabor, amor e ajudar a fazermos uma sociedade com mais oportunidade e mais justa, por meio de uma gastronomia democrática e inclusiva!”, declarou Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim
Santo.

 Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim
Santo. Crédito: Leonardo Ferraz/SECECRJ

Com capacitação profissionalizante na área de gastronomia, o Cozinha do Amanhã oferecerá aos jovens da comunidade cursos voltados à empregabilidade e desenvolvimento humano, de modo a que possam tornar-se protagonistas de suas vidas, cidadãos empoderados e cientes de seu papel na sociedade. Durante a cerimônia de assinatura da parceria, houve a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campos Elísios, outro projeto sociocultural apoiado pela SECECRJ.


Serão quatro meses de duração, 200 horas, 2 vezes por semana, 4 horas por dia com aulas práticas e teóricas. Nas aulas práticas, serão abordados temas sobre o preparo e técnica para: pães, massas, petiscos, aves, carnes, entre outros. As aulas teóricas serão sobre: história da gastronomia, boas práticas e nutrição.


No final, os participantes terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam durante o curso na própria cozinha-escola. Logo após, os alunos terão o desafio de realizar o seu próprio trabalho de conclusão de
curso e para fechar com chave de ouro a entrega do diploma com a festa de
formatura.  


O Cozinha do Amanhã chega com a reabertura ao público da Biblioteca Parque da Rocinha após ter ficado fechada mais de um ano, desde março de 2020. O equipamento passou por melhorias para aprimorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.


Ao longo de dois anos de parceria, serão ainda oferecidos outros cursos voltados para empregabilidade e desenvolvimento humano para os moradores da comunidade. O ICS oferecerá inicialmente cursos mais curtos e a partir do ano que vem será ofertada a formação mais completa. Trabalhadores do setor gastronômico fazem parte do público-alvo do projeto, mas mesmo quem não tem qualquer experiência na área poderá se candidatar a uma vaga.