Passaporte Cultural RJ atinge a marca de mil ingressos oferecidos

Programa da SECECRJ garante acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social e cultural a equipamentos do estado

Marco de mil ingressos do Passaporte foi comemorado no Unicirco de Marcos Frota (à direita), com a secretária Danielle Barros e o deputado Aureo Ribeiro (à esquerda). Crédito: Leonardo Ferraz/SECECRJ

Lançado há menos de quatro meses, o programa Passaporte Cultural RJ já atingiu o número de mil acessos gratuitos a equipamentos culturais fluminenses. Para comemorar a marca, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa promoveu nesta quinta-feira (30), no Unicirco, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, uma edição especial para estudantes da rede pública de ensino de vários munícipios. A cerimônia, que contou com apresentações circenses da companhia do ator Marcos Frota, teve a presença da secretária Danielle Barros.

O Passaporte Cultural RJ é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, que promove a democratização do acesso à cultura em todo o Estado do Rio. O objetivo do programa é proporcionar à população em situação de vulnerabilidade social e cultural ingresso a museus, teatros, casas de espetáculo, entre outros equipamentos, para garantir maior difusão de conhecimento, diversão e integração social.

“Este programa que acaba de nascer, já é forte e potente e tem no seu DNA o desejo de transformar a vida das pessoas. Esse resultado é um mérito de todos os representantes das instituições parceiras e dos servidores da Secretaria que se empenharam para que o Passaporte virasse uma realidade e mude para melhor a vida das pessoas”, afirmou a secretária Danielle Barros.

Responsável por comandar o Unicirco, o ator Marcos Frota, que comemorou seu aniversário no espaço cultural junto com as crianças e o programa, afirmou que o acesso à cultura muda a vida das pessoas.

“Para nós, receber o público no circo é motivo de satisfação. É mãe de todas as artes acessíveis para todos e agora com o Passaporte Cultura teremos mais público com acesso ao circo, valorizando a cultura do picadeiro. Parabéns ao Governo do Estado pela sensibilidade com a arte em todo estado”, afirmou.

Passaporte Cultural com parceiros

Além do próprio Unicirco, a Escola da Cultura RJ já firmou parceria com diversas instituições para promover visitas periódicas de estudantes de escolas públicas e outras pessoas atendidas por ONGs e órgãos públicos voltados para a assistência, educação e cultura. Além da entrada gratuita, os beneficiados de diversos municípios do estado podem contar em casos especiais com transporte para irem aos equipamentos, através de parceria com o Detran-RJ.

Os demais locais de visitação são: Theatro Municipal, Imperator, Biblioteca Parque Estadual (Centro), Aquario, Museu do Amanhã, MIS – Museu da Imagem e do Som, Parque Lage, MAR – Museu de Arte do Rio, Museu Naval, Espaço Cultural da Marinha e Museu do Flamengo. Eventos incentivados pela SECECRJ, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, também estão cedendo ingressos para o programa.

A cerimônia contou com a presença do deputado federal Aureo Ribeiro, que parabenizou a Secretaria pela concretização do programa. “A gente vai dar uma virada muito grande no nosso país. Nosso Brasil é gigante, é criativo. Nosso Brasil tem um povo que trabalha, que acredita, que sonha e que faz cultura o tempo todo. Por isso, dou os parabéns à Secretaria por esse programa”, disse o parlamentar.

“Esse resultado superou nossas expectativas, tendo em vista que ainda estamos numa fase inicial do programa. A procura tem sido muito grande e estamos buscando ampliar nossas parcerias com o objetivo de atender ao máximo possível de pessoas”, afirmou a subsecretária adjunta e diretora da Escola, Cláudia Viana.

Alunos de Mangaratiba foram pela primeira vez a um circo na Quinta da Boa Vista. Crédito: Leonardo Ferraz/SECECRJ

Na plateia, havia grupos de diversos municípios. Cleyde Ramos Ferreira Gomes, diretora adjunta da Escola Municipal Praia Grande, de Mangaratiba, levou 11 crianças que nunca tinham ido a um circo. “Praia Grande é considerada rural e em Mangaratiba não tem circo. Eles ficaram muito felizes e queriam até mais”, contou a diretora.

Para entrar em contato com a equipe do Passaporte Cultural RJ, é preciso enviar e-mail para passaporteculturalrj@cultura.rj.gov.br. As visitas ocorrem tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana.