Museu Sacro Franciscano recebe concertos gratuitos da Villa-Lobos

Entidades celebram parceria e realizam concerto gratuito na primeira quinta-feira do mês

A Escola de Música Villa-Lobos e o Museu Sacro Franciscano apresentam uma série de concertos na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, a “Joia do Barroco Brasileiro”, situada no Largo da Carioca, e a próxima atração é o Recital do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos.

O recital também apresenta ao público o Coro Cantares, formado por alunos de todos cursos e faixas etárias da Escola de Música Villa-Lobos. O grupo é regido por alunos formandos em Regência Coral do Curso Técnico.

Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos

Com 30 integrantes, entre cantores e instrumentistas, o Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos possui uma longa experiência de apresentações e concertos, merecendo especial destaque as ocorridas na Sala Cecília Meireles, no Teatro João Caetano, na Igreja da Candelária e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Crédito: Aurélio Olisio

O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos desponta como um grupo coral do cenário musical brasileiro que abraça os projetos aos quais se propõe a realizar com extrema seriedade, priorizando o caráter sofisticado e preciso que, incessantemente, sempre busca alcançar no repertório que realiza, sejam obras de compositores clássicos ou populares. Neste concerto no Museu SacroFranciscano, o grupo dá a vez a obras de compositores clássicos para coro de câmara.

O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos também tem seu espetáculo “Bitucanto”, em homenagem a Milton Nascimento, com obras do compositor mineiro arranjada para vozes. As apresentações sempre têm grande aceitação de público, com casas cheias ou lotadas em diversos espaços da cidade, como Teatro Rival, Sala Cecília Meireles, Teatro Glaico Gill e Teatro Oi Casagrande.

Parceria entre a Villa-Lobos e o Museu Sacro Franciscano

A parceria entre o Museu Sacro Franciscano e a Escola de Música Villa-Lobos começou no mês de julho deste ano, com recital do Madrigal do Villa.

O Museu Sacro Franciscano fica na Rua da Carioca, 5, e a Escola de Música Villa-Lobos fica a poucos metros, na Rua Ramalho Ortigão, 9, ambos no Centro do Rio de Janeiro. Os concertos acontecem sempre na primeira quinta-feira de cada mês, às 12 horas, com entrada gratuita.

Pertencente ao Corredor Cultural do Rio de Janeiro, a Escola de Música Villa-Lobos fica localizada num prédio com linhas arquitetônicas art-nouveau de 1910, onde foi instalada no fim dos anos 1960, quando ainda se chamava Instituto Villa-Lobos (nome sem vínculos com o atual Instituto Villa-Lobos, da UNIRIO). Foi neste prédio que grandes mestres da música e do ensino puderam lecionar, como César Guerra-Peixe, Noel Devos, Paulo Moura, Alceu Boccino, Cacilda Borges, dentre outros, e ainda lecionam, como João Carlos Assis Brasil, Zdenek Svab, PC Castilho, José d´Assumpção Jr, dentre outros.

Todas as semanas, quem passa pelos seus arredores pode escutar as suaves notas musicais saindo das grandes janelas de instrumentos de sopros ou piano, ou mesmo o batuque ritmado da Fina Batucada, a bateria feminina da escola, que costuma até mesmo ensaiar na rua, sobre os trilhos do VLT. Centenas de músicos se formam anualmente em seus cursos regulares, sendo uma das instituições de ensino musical mais tradicionais do país.

Instalada no Morro de Santo Antonio, ao lado do Convento de Santo Antônio, uma construção de 410 anos, está a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, elevada em 1933 a condição de Museu Sacro Franciscano, com o objetivo de se criar um local de referência para a arte barroca.

O museu abriga a “Joia do Barroco Brasileiro”, como é chamada a “Capela Dourada”, possui a exposição permanente dos belos santos franciscanos, grandes exemplos da arte barroca brasileira, além de mais de 5 mil livros a serem restaurados e digitalizados, que contam a história da Fraternidade, da Ordem Franciscana Secular e do Brasil durante os períodos do Brasil colônia, Império até a República.

O Museu Sacro Franciscano é considerado uma das principais rotas do turismo religioso da cidade e recebe inúmeros turistas todas os dias.

A Escola de Música Villa-Lobos é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa / Funarj.

Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos
Data: 05 de setembro