Investimento de R$ 72 milhões em projetos via Lei de Incentivo à Cultura

Um superior a R$ 72 milhões em 2020. Com 76 projetos aprovados com patrocínio via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) garantiu o fomento à cultura no estado. Nesta quarta-feira (23), o Diário Oficial trouxe mais três projetos: Natal Maravilha, Teatro das Oprimidas e HUB+: Programa de Educação, Preservação e Acessibilidades em Museus Fluminenses, com mais de R$ 7 milhões empregados.

As aprovações seguem o objetivo de regionalizar o investimento, levando o fomento à cultura para todo o estado. Dos 76 projetos com patrocínio, 56% são da capital e 44% para o interior. Desde agosto de 2020, o processo de apresentação para os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura ganhou um novo formato. Todas as informações sobre as inscrições de projeto para a Lei de Incentivo à Cultura podem ser conferidas aqui

– Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, conseguimos manter o setor em atividade em todo o estado. Esses números mostram que uma das principais formas de investimento é via renúncia fiscal. Buscamos democratizar o acesso a esses recursos, levando atrações para o interior e capital. Uma forma de ter fomento em todo o estado – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

Resumo dos projetos

Teatro das Oprimidas

O projeto do Centro de Teatro do Oprimido – CTO – tem como objetivo geral fortalecer os Grupos Teatrais Populares de TO (Teatro do Oprimido) criados, para ampliar seu raio de atuação, realizar oficinas de TO para estimular multiplicadores e cenas que mobilizem alternativas transformadoras para a juventude, em espaços populares e institucionais, com a metodologia da Estética, do Teatro do Oprimido e do Teatro das Oprimidas.  As ações serão distribuídas em municípios da Região Metropolitana como Duque de Caxias, em comunidades e bairros no entorno da REDUC (Refinaria Duque de Caxias); São Gonçalo e Itaboraí, cidades situadas na área da COMPERJ (Complexo Petroquímico do RJ) e que também fazem parte da APA (Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim); Niterói; Nova Iguaçu e também no interior do estado, na cidade de Macaé (Região da Bacia de Campos).

HUB+

É um Programa de educação, preservação e acessibilidades em museus fluminenses e formação e qualificação de profissionais no campo dos museus, da cultura, educação e públicos interessados. Realizará e desenvolverá uma programação de atividades de formação, ações educativas e de preservação para e com uma rede de museus, profissionais e públicos, utilizando-se de diferentes metodologias, processos e linguagens, de maneira participativa, colaborativa e integrada, buscando a conexão com os acervos, o patrimônio, a memória e a diversidade cultural, de forma a valorizar as relações humanas e todo o seu conhecimento gerado.

Natal Maravilha

Implantação da decoração de Natal na área Portuária e em Niterói de 23.12.20 a 12.01.21 com árvore de natal, cartões postais, presentes cenográficos em painéis de led. Haverá também uma estrutura em formato de bola de Natal.