Na semana da abertura oficial do Carnaval 2020, a Biblioteca Parque Estadual (BPE) recebe, nesta terça-feira (18), às 18h, a mesa de debate “Mulheres Negras no Samba”, com as cantoras Teresa Cristina, Milena Wainer e Silvia Duffrayer e a historiadora Taisa Ferreira. O evento faz parte da exposição “Elza Deusa Soares”, que apresenta detalhes do enredo de 2020 da Mocidade Independente de Padre Miguel em homenagem a cantora Elza Soares. A exposição, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, vai até quinta-feira (20). A entrada é gratuita.
Elza Soares nasceu na favela carioca de Moça Bonita, a atual Vila Vintém, e sempre foi um desejo do torcedor da Mocidade que a cantora virasse tema da escola. Em sua trajetória, a cantora passou por diversas adversidades, mas sempre dando a volta por cima e contribuindo de diferentes formas para a cultura do Brasil. A exposição também conta com o trono que a cantora sentou no abre-alas da Mocidade no desfile de 2019.
A organização do evento também está fazendo uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições de caridade. A exposição tem a curadoria do departamento cultural da Mocidade e a organização da agência de marketing Twelve. A Biblioteca Parque fica na Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Biografia das integrantes da mesa “Mulheres Negras no Samba”