Escola de Música Villa-Lobos oferece curso livre de violino para crianças

Curso utiliza método Suzuki e é voltado para crianças de 8 a 12 anos de idade

A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa / Funarj, abre inscrições para o Curso Livre de Violino, “Metodologia Suzuki para Crianças”, com a professora Raquel Ferreira.

O curso é voltado para crianças de 8 a 12 anos, sem conhecimentos musicais, e as aulas ocorrem sempre às terças-feiras, em horários da manhã ou da tarde. Além da Aula com Instrumento em turmas de até cinco alunos, o aluno também realizará, no mesmo dia, a Prática de Conjunto, em turmas de até 15 alunos. Os alunos devem possuir um violino.

O método Suzuki

O método Suzuki, desenvolvido pelo japonês Shinichi Suzuki (1898-1998), baseia-se em premissas como esforço de imitação, estímulo à audição, e um ambiente de cooperação, além de princípios da própria educação japonesa, como cuidado, atenção, paciência, repetição e respeito ao professor.

A aprendizagem consiste em utilizar atividades lúdicas sobre ritmo, brincadeiras com arco, execução de músicas do repertório infantil e folclórico e atividades em conjunto.

Dias e Horários

Início: 13 de agosto de 2019

Término: 10 de dezembro de 2019

As aulas ocorrem sempre às terças-feiras, em dois turnos possíveis:

Turno da Manhã

Aula com Instrumento: 8h, 9h ou 11h

Prática de Conjunto: 10h

Turno da Tarde

Aula com Instrumento: 13h, 14h ou 16h

Prática de Conjunto: 15h

Até 5 alunos por Aula com Instrumento
Até 15 alunos por Prática de Conjunto

Carga horária: 2 horas / semana

Valor: R$ 540,00 (o valor pode ser parcelado em até 5x sem juros no cartão de crédito)

Ementa

Aplicação de conceitos básicos de notação musical (leitura e escrita); Desenvolvimento da postura como prioridade inicial de trabalho; Execução de peças primariamente através da metodologia por repetição; Conscientização da ressonância e da execução e prática em conjunto; Apreciação musical e breve análise musical; Apresentação das peças aplicando todas ferramentas anteriormente adquiridas.

Objetivo Geral:

Desenvolver competências e habilidades nas crianças para seu desenvolvimento musical explorando, com resultados expressivos, utilizando o Método de Violino Suzuki Volume 1, com a filosofia Suzuki, onde a língua materna é a base de aprendizado.

Objetivos Específicos:

– Desenvolver a postura como parte fundamental para a perfeita execução das notas, estudos e peças, além de salvaguardar o corpo de lesões e problemas por tocar de uma forma errada;
– Transpor as dificuldades e novidades de forma gradual, para que o aluno nunca se esqueça do que já aprendeu e sempre tenha novos desafios para superar;
– Mostrar que todo aluno é capaz, todos tem seu tempo e desenvolvem as habilidades de forma individual.
– Concluir o Volume 1 do Método de Violino Suzuki

Professora: Raquel Ferreira

Raquel Costa Ferreira de Souza, comecou seus estudos de violino na escola de música Faetec com o Marcelo Palhares. Estudou teoria musical na escola de música Cigam e estuou violino com vários professores renomados no Brasil e no exterior como Bernardo Bessler, Paulo Bosísio (Unirio), Mariana Salles (Unirio), Daniel Guedes (UFRJ), Ricardo Amado, spalla do Theatro Municipal/RJ e Carla Rincón (Venezuela) e Carmelita Reis no Conservatório Brasileiro de Música. Atualmente leciona na Escola de Música Villa-Lobos, Solar Musical, EscolaAD e projeto Música Encantada.

Informações sobre inscrições:
(21) 2253 3029 / 2332 6382 / 9 8846 7032 (WhatsApp)

www.villa-lobos.rj.gov.br