fbpx

Cidades Criativas desembarca em Duque de Caxias, Valença e Vassouras

O projeto busca ajudar os empreendedores a reconhecerem os seus diferenciais competitivos


O Cidades Criativas RJ, começa 2020 com ações em três cidades diferentes: Duque de Caxias, Valença e Vassouras. Os municípios vão receber oficinas gratuitas com profissionais das áreas de tecnologia, carnaval, turismo, gastronomia e artes para fomentar a economia criativa e novos negócios nas regiões. 

Iniciado em 2019, o Cidades Criativas RJ contempla os profissionais da Economia Criativa com o objetivo de ajudar aos empreendedores a reconhecerem os seus diferenciais competitivos, os seus clientes atuais e potenciais e apresentar ferramentas para mostrar as qualidades da capacitação ao seu público.

O projeto Cidades Criativas RJ, acontecerá entre 25 de janeiro e 08 de fevereiro, com quatro oficinas gratuitas, essa etapa do projeto faz parte de um período de pré-incubação de empreendedores, que inclui a agenda de atividades abaixo: 

Duque de Caxias

28/01/20 – 18h às 22h: Oferta de valor – Planjeamento pós-canvas
30/01/20 – 18h às 22h: Oferta de valor – Planejamento pós-canvas
01/02/20 – 10h às 18h: Transforme suas ideias em projetos
04/02/20 – 18h às 22h: Rede social para vendas
06/02/20 – 19h às 22h: Rede social para vendas
08/02/20 – 10h Às 18h: Planejamento financeiro

Inscreva-se

Valença

25/01/20 – 10h às 18h: Oferta de valor – Planejamento pós-canvas
26/01/20 – 10h às 18h: Transforme suas ideias em projetos
01/02/20 – 10h às 18h: Rede social para vendas
02/02/20 – 10h às 18h: Planejamento financeiro

Inscreva-se

Vassouras

25/01/20 – 10h às 18h: Transforme suas ideias em projetos
26/01/20 – 10h às 18h: Oferta de valor – Planejamento pós-canvas
01/02/20 – 10h às 18h: Planejamento financeiro
02/02/20 – 10h às 18h: Rede social para vendas

Inscreva-se

Os empreendedores que participarem de 80% das atividades receberão uma declaração de pré-incubação emitida pelo projeto e estarão aptos a participarem da seleção para uma segunda etapa, em que 10 empreendedores locais terão acompanhamento à distância com os consultores. Ao final dessa segunda fase, esses participantes obterão uma Declaração de Empreendedor Incubado pelo Cidades Criativas RJ.

Ementas das atividades do Cidades Criativas RJ

Oferta de Valor: Planejamento Pós-Canvas

Facilitador: Guilherme Velho

Público Alvo

Podem participar da oficina todos os empreendedores que trabalhem ou queiram trabalhar com Economia Criativa. Isto é, o participante pode ter uma empresa de qualquer porte, um projeto cultural ou apenas uma ideia. Todos serão bem-vindos e as ferramentas poderão ser utilizadas por todos (independentemente de porte e maturidade do projeto ou empresa).

Metodologia

Neste treinamento, os participantes irão aprofundar três temas fundamentais: Diferenciais, Clientes e Execução. Ao longo das 8 horas de oficina, serão trabalhados:

– Diferenciais: Quais são os seus diferenciais competitivos? O que torna o seu projeto especial? O que você faz para preencher as lacunas deixadas pelos seus concorrentes e obter mais clientes? Trabalharemos com as ferramentas “Curvas de Valor” e “Discurso de Venda”.

– Clientes: Quem são seus clientes atuais e potenciais? Como descrevê-los (em comportamentos e demografia)? Quais são suas dores e ganhos? O que eles mais valorizam? Como atendê-los melhor? Trabalharemos com as ferramentas “Mapa de Empatia”, “Buyer Persona” e “Produto Expandido”.

– Execução: Ferramentas para aproximar os seus diferenciais competitivos de seu público. Ou seja, como alinhar assertivamente a oferta de valor de seu projeto ao seu segmento de clientes? Trabalharemos aqui com as ferramentas “Marketing Mix” e “Encaixe de Quadrantes”.

O que leva?

– Identificar seu diferencial competitivo

– Identificar seu público alvo

– Estratégias para alcançar seu público alvo com eficiência.

Transforme suas Ideias em Projetos

Facilitadora: Giordana Moreira 

Público alvo

Idealizadores e realizadores de projetos culturais e criativos, empreendedores e artistas.

Metodologia

A oficina “Transforme suas Ideias em Projetos” funciona como um laboratório de compartilhamento de estratégias e experiências para capacitar os participantes no desenvolvimento de suas ideias e transformação em projetos a serem executados. Oficina com carga horária de 8 horas. A oficina pretende apresentar os conceitos básicos sobre elaboração de projetos e qualificar o participante para:

  • Identificar demandas do consumidor.
  • Definir planejamento e diagnóstico para elaboração dos projetos.
  • Detalhar a estrutura de um projeto (apresentação, objetivos gerais, objetivos específicos, metas, justificativa do projeto, equipe técnica, público-alvo, sinopse, cronograma, orçamento, democratização de acesso, acessibilidade).
  • Redigir com clareza suas proposições.
  • Diferenciar o valor do projeto do custo do projeto.
  • Estabelecer estratégias para captação de recursos e construção de parcerias.

O que você leva?

– plano estratégico para proposição de projetos;

– elaboração de projeto a partir da identificação de uma demanda;

– demandas do público mapeadas;

Rede Social para Vendas

Facilitador: Agência Gorilla

Público Alvo

Empreendedores criativos e sociais interessados em desenvolver uma estratégia de vendas de produtos e serviços nas redes sociais.

Metodologia

O mundo mudou e a forma como se vende e comunica precisa mudar. Cada vez mais as empresas destinam verbas para o marketing digital. O seu negócio está acompanhando as mudanças? Nessa oficina de 8 horas ministrada pela Agência Gorilla você vai aprender as melhores estratégias para posicionar sua empresa no mundo digital e otimizar resultados.

O que leva?

– Noções de marketing digital

– Estratégias de produção de conteúdo

– Desenvolvimento de cronograma de postagens 

– Formatos de venda (elaboração de anúncios, impulsionamento e instagram shop)

– Monitoramento de resultados

Planejamento Financeiro

Facilitador: Rafael Vieira

Público Alvo

Empreendedor que tem dificuldade em organizar um controle de suas finanças. Nunca empreendeu, mas quer passar a atuar no setor cultural.

Metodologia

Negócios criativos possuem em muitos casos grande sazonalidade em suas receitas e junto a isso uma grande dificuldade em controlar toda sua dinâmica financeira.  Por conta disso, ao longo das 8 horas de oficina serão apresentadas estratégias de controle financeiro que incluem temas como: contas à receber, contas à pagar, tesouraria e fluxo de caixa. 

O que leva?

– Identificar as suas necessidades financeiras

– Noções de como organizar e gerir bem os seus recursos 

– Estratégias para desenvolver seu planejamento financeiro com eficácia