Em 2019, programa RJ Criativo já formou mais de 6 mil pessoas pelo estado

Objetivo do programa é apoiar a formação empreendedora, estimular a geração de novos negócios e fomentar a economia fluminense

Empreendedorismo, inovação e colaboração são a base para o desenvolvimento do Programa RJ Criativo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa para vários municípios do Rio de Janeiro.

O objetivo da iniciativa é apoiar a formação empreendedora, estimular a geração de novos negócios e fomentar a economia fluminense. Em 2019, o RJ Criativo aumentou o número de pessoas qualificadas a abrir ou seguir com seus empreendimentos, projetos ou iniciativas. No total, foram mais de 6 mil pessoas formadas.

Empreendedores de Nova Iguaçu participam da Caravana RJ Criativo
Inscritos no programa participam da Caravana RJ Criativo, em Nova Iguaçu
Arquivo SECEC

Atuando no apoio a modelos de negócios inovadores a partir da cultura e criatividade, os 11 empreendimentos incubados no 3º ciclo de incubação do programa geraram mais de 640 mil reais em faturamento e mais de 6 mil produtos e serviços vendidos em 2019.

Em parceria com diversas instituições do poder público e privadas, a iniciativa fomentou a articulação de redes fundamentais para a transformação do estado, através da realização de mais de 50 eventos como hackathons, rodadas e encontros com oportunidades de negócio em todas as regiões fluminenses.

De Rio Criativo para RJ Criativo

Nos últimos seis anos, o Rio Criativo consolidou a proposta para o qual foi criado, dentro da estrutura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e se tornou um dos mais dinâmicos ambientes de inovação do estado.

O programa Rio Criativo atendia a cerca de 2 mil empreendedores por ano e viajou por mais de 30 cidades. Nas caravanas que percorreram as regionais do estado, viu-se a necessidade de evoluir, aprimorar e olhar para o macro, para o Rio de Janeiro muito além dos limites da capital.

Com a nova denominação lançada em Agosto de 2019, o Programa RJ Criativo passa a ser um catalisador da economia criativa para todo o estado. O compromisso com a cultura, a inovação e, acima de tudo, com os agentes e empreendedores culturais de todo o estado passam a estar explicitamente representados no novo nome. O RJ Criativo já nasce com a missão clara de contribuir para a conexão de empreendedores, redes e instituições.

No ano de 2019, os municípios atendidos pelo programa foram: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Búzios, Miracema, Saquarema, Paulo de Frontin, Barra do Piraí, Laranjeiras, Nova Friburgo, Paraty, Três Rios, Campos dos Goytacazes, Belford Roxo, Itaperuna, Duque de Caxias, Macaé, Paty do Alferes, Resende, São Pedro da Aldeia, Cordeiro e Cabo Frio.

Para conferir o resultado anual do Programa RJ Criativo em 2019, baixe o e-book clicando aqui.