fbpx

Violão de Catulo da Paixão Cearense renasce das cinzas e luthier Davi Lopes é o primeiro a receber o selo Padrinho Musical do MIS RJ


Nesta sexta-feira (11/10), o presidente do Museu da Imagem e do Som (MIS RJ), Cesar Miranda Ribeiro, entrega o selo Padrinho Musical, de recuperação de instrumentos que guardam a memória da música brasileira, para o luthier Davi Lopes, na sede Lapa, pela restauração do violão de Catulo da Paixão Cearense. O valioso item do acervo do museu pertenceu ao excepcional artista e poeta, um dos maiores compositores do século XX.

“Estamos felizes com a entrega do selo Padrinho Musical para o Davi Lopes, que abraçou a nossa campanha em dezembro de 2023, e com muita habilidade e generosidade fez a restauração. Ele, na verdade, ressignificou no violão do Catulo da Paixão Cearense a história secular do Museu Nacional quando converteu madeiras queimadas do incêndio de 2018 em peças fundamentais que deram vida nova ao instrumento”, afirmou o presidente Cesar Miranda Ribeiro.

O luthier, que também é músico integrante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, trabalhou gratuitamente durante um ano em um processo meticuloso e artesanal, utilizando madeiras higienizadas que foram doadas como sobras do incêndio do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista. É como renascer das cinzas para manter viva a alma e a essência da beleza da Música Popular Brasileira, através do violão do lendário poeta, violonista e compositor Catulo da Paixão Cearense (1863-1946), autor de modinhas, canções e choros, verdadeiros clássicos como “Luar do Sertão”, “Rasga Coração”, “Por um beijo”, dentre tantas outras canções.

O selo Padrinho Musical do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem como objetivo contribuir para a restauração dos instrumentos que ajudaram a moldar a MPB, preservando o legado da nossa música para as gerações futuras. O violão restaurado de Catulo da Paixão Cearense foi o primeiro, e para fazer parte deste movimento entre em contato com o MIS RJ através do e-mail ascom@mis.rj.gov.br e saiba como participar desta ação.

O MIS RJ integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).

SERVIÇO

O violão restaurado de Catulo da Paixão Cearense ficará em exposição para o público, no hall da sede do MIS RJ, a partir da próxima segunda-feira (14/10)
Horário: 10h às 17h, de segunda a sexta
Local: Museu da Imagem e do Som – Rua Visconde de Maranguape, nº 15, Lapa
Contatos MIS RJ: ascom@mis.rj.gov.br