Entrada franca e classificação livre
O Dia Internacional da Mulher (08) terá dupla comemoração no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ): homenagem a Chiquinha Gonzaga através do concerto “Encontro com Chiquinha Gonzaga”; e o lançamento no Brasil do documentário Explante, de Ingrid Gerolimich, ambos na Sala Mário Tavares. A programação começará às 17h com o concerto e, às 19h, acontece a exibição do filme.
Com a soprano Georgia Szpilman, e participações da pianista Maria Luisa Lundberg e do clarinetista Moises Santos, o Encontro com Chiquinha contará um pouco sobre a trajetória da renomada musicista. O outro destaque da noite, o Explante, traz um debate sobre a pressão estética e suas consequências na vida da mulher, com Ellen Paes – apresentadora e editora-chefe do Canal Saúde da Fiocruz; Joana Novaes – psicanalista e coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-RIO; Wescla Vasconcelos – apresentadora do programa Transcinema e militante da causa LGBTQI+ e com a própria Ingrid Gerolimich – que passou pelo procedimento.
Vale lembrar que o implante de silicone é a cirurgia plástica mais procurada no mundo. De acordo com o último censo (2018), realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, totaliza 1.8 milhão de cirurgias de implante de silicone ao ano em todo o planeta e o Brasil é o campeão neste quesito.
É uma retrospectiva política e social da época em que viveu Chiquinha. Em uma conversa com a “plateia” Georgia Szpilman revive as ousadias e vitórias da grande musicista. A conversa é mesclada com algumas das mais importantes composições da maestrina. A cantora é acompanhada por Maria Luisa Lundberg ao piano e por Moises Santos, na Clarineta.
Aos nove anos, meiga, criança; aos treze, filha pretendente. Piano, bordado e dote preparam o destino de uma mulher. Assim, era a vida de uma moça na época de Chiquinha Gonzaga. De acordo com os padrões daquele período, Chiquinha casou-se quase menina, porém, jamais deixou que o marido a afastasse da música. No entanto, com temperamento forte e uma paixão arrebatadora pela música, ela teria uma vida diferente e hoje é lembrada como desafiadora do rígido regime patriarcal, por sua luta abolicionista e pela defesa do direito dos socialmente excluídos.
Depois de lançar em Portugal, a documentarista, socióloga, psicanalista e colunista da Revista Fórum,Ingrid Gerolimich, apresenta no Brasil o filme EXPLANTE. A partir da própria experiência, de sofrer diversos sintomas no corpo pelo simples fato de utilizar o silicone no peito, Ingrid resolveu fazer o explante. E mais do que isso, através de um documentário, decidiu mergulhar fundo em questões importantes que afetam a vida de muitas mulheres, trazendo à tona as consequências de introduzir no corpo próteses nos seios. O documentário aborda o tema das cirurgias estéticas e o crescente movimento de mulheres que estão fazendo o chamado Explante, que é a retirada das próteses, seja pela sua relação com essas doenças, como também por um exercício de maior aceitação do corpo. A diretora filmou todo o processo da sua cirurgia, entrevistou mulheres que passaram pelo procedimento, como também conversou com os maiores especialistas sobre o tema, nacionais e internacionais.
No filme Explante, Ingrid questiona a necessidade de se submeter a essa moda, aborda como a pressão estética sobre os corpos femininos tem colocado em risco a vida das mulheres, e revela que o “ficar mais bonita” ou tentar fazer parte do modelo de beleza imposto pela sociedade, pode trazer sequelas graves
Programação Especial no Dia Internacional da Mulher
Data: 08 de março de 2022
Horário: 17h30 – Encontro com Chiquinha Gonzaga, no Foyer do TMRJ
19h – Lançamento documentário Explante, de Ingrid Gerolimich, na Sala Mário Tavares – após a exibição do filme haverá debate
Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 – Centro – Anexo do Theatro
Entrada franca
Classificação: Livre