Theatro Municipal consolida intercâmbio cultural com apresentações na Europa

Apresentações de dança acontecerão em quatro cidades de Portugal

Depois do sucesso da temporada em Madri, na Espanha, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro já tem data para nova apresentação internacional. Em julho, o corpo de baile do equipamento cultural fará cinco apresentações em Portugal, em mais um intercâmbio cultural, e leva no repertório atos de grandes espetáculos como Lago dos Cisnes e Don Quixote, além de Suíte Brasileira, que mistura danças típicas do Brasil com movimentações clássicas do balé.

As apresentações serão realizadas entre os dias 17 e 27 de julho, nas cidades de Pombal, Cascais, Estarreja e Valença do Minho, que contará ainda com uma Masterclass e integra a programação do Festival de Dança de Valença, que acontece há mais de 10 anos.

“O objetivo desta missão internacional é promover um grande encontro destinado à troca de experiências, através de um diálogo que transcende fronteiras e abre portas para os artistas e instituições que produzem cultura”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Bailarinos do Theatro Municipal se apresentando em Madri

Para a presidente do Theatro Municipal, Clara Paulino, o intercâmbio cultural do Theatro Municipal reforça a imagem do Estado do Rio de Janeiro como potência cultural e criativa do país.

“Apresentações como esta reforçam a importância da cultura fluminense em todo mundo. Depois da temporada em Madri, promoveremos um intercâmbio cultural com Portugal, valorizando o corpo artístico e os seus servidores, mas também reforçando os laços de união e parceria que a arte proporciona. O Theatro Municipal já recebe diversas apresentações de outros países e agora também estamos fazendo essa ocupação promovendo a nossa arte além das nossas fronteiras”, afirma.

Para as apresentações em terras lusitanas, o Theatro Municipal levará cinco primeiros bailarinos, entre eles Claudia Mota, Cicero Gomes, Márcia Jaqueline, Juliana Valadão, Filipe Teixeira, e os solistas José Ailton, Carla Carolina e Edifranc Alves.

As performances serão divididas em dois momentos. O Primeiro Ato será dedicado a trechos de clássicos que são apresentados nos palcos do Theatro Municipal, como Lago dos Cines e Don Quixote. Já o Segundo Ato será o espetáculo “Suíte Brasileira”, montado pelo Diretor do Ballet do Theatro Municipal Hélio Bejani e o maitré Jorge Teixeira, que ano passado ocupou a Casa de América, em Madri, e promove uma performance que apresenta ritmos brasileiros como a bossa nova, baião, forró e samba.