fbpx

Teatro Glaucio Gill


Um espaço versátil, situado na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, é uma referência para atores e companhias iniciantes e um teatro de muita história.

Tendo o ator Rogério Fróes como primeiro diretor, nasceu a partir da adaptação do auditório do Centro de Recreação e Cultura da Escola Municipal Dom Aquino Correa, anexa ao teatro, e foi batizado de Teatro da Praça por causa de sua localização. Em 1965, o governador Carlos Lacerda cedeu o teatro à atriz Maria Fernanda – filha da poetisa Cecília Meireles – que, auxiliada pela administração regional e por outros órgãos governamentais, conseguiu realizar uma série de reformas. Neste mesmo ano o espaço recebeu o nome de Teatro Glaucio Gill, em homenagem ao ator e autor teatral que morreu, precocemente, em 1965, aos 33 anos.

Durante a década de 1960, as pautas eram sorteadas entre as companhias teatrais da época, levando-se em consideração as condições estruturais e a utilização de textos brasileiros no repertório.

Assim, companhias como Torres e Brito Produções, Tereza Raquel e Eva Todor puderam encenar no palco do teatro espetáculos inesquecíveis, como “Navalha na Carne”, com Tônia Carrero, Emiliano Queiroz e Nelson Xavier; “O exercício”, com Glauce Rocha e Rubens de Falco; e “Réveillon”, com Fernanda Montenegro e Sérgio Brito.

Em 2010, passou por uma reforma que, entre outras melhorias, transformou o antigo palco italiano num espaço multiuso. Hoje possui um espaço principal, com 152 lugares, e o Café do Glaucio, uma pequena sala com 23 lugares.

Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22040-030

Telefone: (21) 2332-7970

E-mail: tgg.funarj@gmail.com