Evento aborda diversos seguimentos da cultura afro-brasileira
Como parte das comemorações do mês da Consciência Negra, o Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual, abre as portas para o Seminário Afrobrasilidade: Ancestralidade, Atitude e Cultura. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), em parceria com a Ayrá Produções, o evento acontece nesta quarta-feira (10), às 13h, e será aberto ao público.
A programação conta com três mesas de debate, abordando os seguintes temas: De Heitor dos Prazeres ao Hip Hop; Renascença Clube, 70 anos de história; e Centenário de Zé Ketti.
“O mês de novembro é marcante para a nossa cultura. Falamos muito sobre memória e a ancestralidade da matriz africana no Estado do Rio de Janeiro. De como ela está presente na formação da nossa cultura e sociedade. E a Biblioteca Parque Estadual está vocacionada a receber todos os tipos de evento”, afirmou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
De acordo com a Assessora de Promoção da Cultura Afro-brasileira, Tânia Amorim, o evento tem como objetivo propor reflexões referentes à importância da cultura afro-brasileira.
“Queremos mostrar a diversidade e a beleza dessa cultura, utilizando a música, a poesia e o grafite como instrumentos de promoção. É importante dar visibilidade aos temas voltados às questões étnico-raciais para construirmos uma sociedade justa, igualitária e inclusiva”, destaca.
Mesa 1: Renascença Clube, 70 anos de história
Expositor: Professor João Carlos Martins
Mesa 2: De Heitor dos Prazeres ao Hip Hop
Expositores: Professora Tânia Amorim, Assessora de Promoção da Cultura Afro-brasileira da SECEC; DJ Zulu King TR, representante da Zulu Nation – Cidade de Deus; representantes do Movimento Hip Hop no Estado do Rio de Janeiro
Mesa 3: Homenagem ao Centenário de Zé Ketti
Expositora: Cantora Geisa Ketti
Seminário Afrobrasilidade: Ancestralidade, Atitude e Cultura
Data: 10/11
Horário: 13h
Local: Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro, RJ
Capacidade: 200 pessoas