Seminário em Conservatória destaca potencial do patrimônio histórico e cultural do Vale do Café

Com intuito de explorar as potencialidades do patrimônio histórico-cultural material e imaterial das Regiões Centro-Sul e Médio Paraíba, o distrito de Conservatória, em Valença, recebeu nesta quinta-feira (22/6) o seminário “Vale Pertencer: Educação, Patrimônio Cultural e Desenvolvimento no Vale do Café”. O evento contou com patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“As cidades do Vale do Café enfrentam o desafio de preservar suas tradições e valorizar suas riquezas históricas, a fim de gerar mais desenvolvimento e promover a economia criativa através do turismo cultural. E, neste encontro, pudemos discutir exatamente estes temas, em um esforço entre poder público, setor privado e sociedade civil, em busca de ideias e soluções que potencializem a cultura fluminense”, destacou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A programação gratuita garantiu, ao público presente, mesas de conversas sobre a importância histórica do Vale do Café, o papel do turismo e da educação, o reconhecimento e a valorização dos bens culturais e das pessoas que atuam para a preservação do patrimônio. Na parte da tarde, uma atividade exclusiva, mediada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), foi realizada para professores de Conservatória interessados em explorar a educação patrimonial em suas escolas. Durante o evento, foi lançado, em formato de e-book, o “Estudo de Sustentabilidade e Ações de Impacto para o Vale do Café”, elaborado em parceria com a Universidade de Vassouras.

O projeto cultural “Vale do Café: conexões e desenvolvimento” é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva e conta com parceria institucional da Prefeitura Municipal de Vassouras e o apoio técnico da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico do município. O evento em Conservatória teve ainda a parceria técnica do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a parceria institucional da Prefeitura Municipal de Valença e apoio do Hotel Fazenda Vilarejo.