Sececrj tem programação especial durante a Semana Nacional de Museus

Técnicos e servidores da Superintendência de Museus participarão de palestras e treinamentos destinados à capacitação de profissionais e instituições museais

Na Semana Nacional de Museus, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), por meio da Superintendência de Museus, vai promover uma série de iniciativas, trazendo como tema a reflexão fundamental sobre o papel dos museus como impulsionadores da educação e da pesquisa.

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas no campo museal, os técnicos e servidores da superintendência participarão de palestras e treinamentos destinados à capacitação de profissionais e instituições museais. Na terça-feira (14), a partir das 13h, acontece o MEDIARIO no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro (MHCRJ), localizado no Parque da Cidade, na Gávea. O curso aborda a mediação cultural, articulando os conceitos de mediação e acessibilidade cultural, combinando teoria e prática ao longo de um período formativo. O curso contará com a participação da historiadora e integrante da Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (REM/RJ), Beatriz Barcelos, abordando o histórico da rede de educadores de museus do RJ e as políticas públicas do campo da educação museal.

Também no dia 14 de maio, às 14h, as museólogas Ingrid Fiorante e Laura Ghelman farão uma palestra sobre o Projeto Reserva Técnica do MHCRJ, abordando a adequação de acondicionamento, documentação e marcação do acervo do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.

Na quarta-feira (15), às 10h, a Superintendente de Museus e Coordenadora do Sistema de Museus, Lucienne Figueiredo, participará de uma Roda de Conversa, a convite do Museu Marinheiro João Cândido (MMJC). O encontro com autoridades locais será o ponto de partida para discutir o papel do museu na comunidade, as propostas de abertura do espaço e os planos de gestão que nortearão suas atividades. O encontro será realizado no CIEP Brizolão 175 – José Lins do Rego. Endereço: Rua Juparanã- Parque Barreto, São João de Meriti, RJ

Já no dia 25 de maio, ocorrerá a IV Jornada São João Marcos de Museologia Social, em Rio Claro. Em parceria com a Superintendência de Museus, o evento promoverá o tema “Memória e Cidadania: Presente, a Memória do Futuro”, oferecendo um espaço para refletir sobre a memória e sua relação com o exercício da cidadania.

Por fim, no dia 28 de maio, de 10h às 18h, no Museu de Arte do Rio, terão início os preparativos para o 8° Fórum Nacional de Museus. Esta iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em parceria com a Superintendência de Museus e a Gerência de Museus da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), visa debater e articular as demandas do setor museal do Estado do Rio de Janeiro a serem apresentadas no fórum nacional que ocorre em agosto, em Fortaleza.