fbpx

Sececrj recebe doação do Governo do Japão para aquisição de produtos para profissionais da cultura


Uma parceria internacional no auxílio a profissionais da cultura fluminense. Nesta terça-feira (9), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) recebeu do Governo Japonês, através do Consulado Geral do Japão no Brasil, doação para a aquisição de peças de EPIs, além de máscaras, livros e DVDs. Todos os produtos serão higienizados seguindo as normas de saúde e entregues a fazedores de cultura do estado, seguindo o trabalho realizado pelo comitê humanitário da pasta criado em março, logo no início da pandemia do novo coronavírus.

Foto: Gui Maia

Essa é mais uma parceria firmada pela Sececrj durante este período. Recebida por Tetsuya Otsuru, Cônsul-Geral do Japão no Rio de Janeiro, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, exaltou a união de forças em prol dos profissionais da cultura.

– O nosso gabinete humanitário tem ajudado milhares de pessoas com doações de cestas básicas, mas também doando livros, dvds e alimentando não só o corpo, mas a alma das pessoas. O apoio do governo japonês sinaliza a preocupação com os nossos fazedores de cultura do estado e ter esse apoio mostra a importância da cultura fluminense para todo o mundo – disse Danielle Barros.

A primeira parceria entre a Sececrj e o Consulado acontece justamente no mês em que a imigração japonesa no Brasil completa 112 anos, no próximo dia 18. “Em nome de todo Japão lamentamos muito por todas as mortes em virtude da doença e esperamos que com este gesto, mesmo que simbólico, possamos ajudar quem precisa de amparo e esta ação da secretaria de cultura em ajudar quem faz a cultura é linda”, celebra a Cônsul-Geral do Japão no Rio de Janeiro.

Foto: Gui Maia

Ações no estado do Rio

Desde o início do isolamento social no Rio, a Sececrj vem buscando parcerias e mantendo o diálogo com os profissionais da cultura fluminense. De março a maio, a Secretaria e seus parceiros doaram 3.214 kits (alimentação ou higiene), 1.388 livros, 4.275 garrafas d’água e 2.400 máscaras.