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SECEC autoriza o patrocínio a 11 projetos através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Iniciativas ajudam a estimular a cadeia produtiva do setor e geram emprego e renda para os fazedores de cultura


Projeto incentivado levará a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino para os municípios do Norte e Noroeste do estado

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa já autorizou este ano o patrocínio para 11 projetos culturais, no âmbito da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As iniciativas totalizam cerca de R$ 12 milhões, sendo que os patrocinadores precisam depositar aproximadamente R$ 2,4 milhões para o Fundo Estadual de Cultura, como destinação obrigatória equivalente a um quinto do benefício fiscal. As atividades contempladas estão ajudando a estimular a cadeia produtiva do setor, gerando emprego e renda.

Um dos projetos contemplados é o “Orquestra de Campos”, que vai levar apresentações da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino para os municípios de Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Itaperuna, Macaé e Quissamã. Outra ação aprovada é o festival gastronômico “Raízes”, que será realizado em Niterói no formato híbrido, com stands de expositores, aulas, shows e palestras.
A SECEC também aprovou dois projetos culturais ligados ao Flamengo. O “Invasão Cultural” trará ações culturais a cada jogo de basquete do Flamengo no NBB nas temporadas 2021/2022 no Maracanãzinho. O público que acompanhará as partidas do rubro-negro, tanto pela TV quanto pela internet, também assistirá a atividades culturais nas linguagens de música e dança. Estão previstos 12 shows de música e apresentações de dança na abertura dos jogos.
Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, também será patrocinada criação do Museu Digital do Flamengo, voltado para resgatar e preservar a história centenária do Clube de Regatas do Flamengo. O projeto prevê a pesquisa e a preservação do acervo que comporão o objeto principal, o desenvolvimento e realização de uma plataforma digital dividida por eixos temáticos. O objetivo dessa iniciativa é valorizar a memória cultural e social, além de criar um elo permanente e tecnológico com o programa educativo do Museu do Flamengo, que atende a mais de 3 mil alunos da rede pública municipal e estadual.
A SECEC já tinha anunciado seu patrocínio a dois projetos vinculados ao clube Vasco da Gama. Serão realizadas em São Januário oficinas gratuitas para jovens em situação de vulnerabilidade social e em outra iniciativa haverá a reformulação da Sala de Troféus. Esse espaço ganhará estrutura expositiva multimídia e interativa com diversos ambientes que vão contar a História do clube e de suas diversas modalidades esportivas.