Estado fluminense será o tema central da 62ª edição do Festival do Folclore de Olímpia, maior evento do segmento do país
O Estado do Rio de Janeiro foi anunciado como homenageado do 62º Festival do Folclore de Olímpia (FEFOL), em São Paulo, considerado o maior evento do gênero no país. A confirmação foi feita na última terça-feira (5/08), durante a quarta noite da 61ª edição do festival. Reconhecida como Capital Nacional do Folclore desde 2017, a cidade de Olímpia recebe, neste ano, mais de 60 grupos folclóricos de todas as regiões do Brasil, representando 21 estados.
A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, participou das celebrações, acompanhada de grupos tradicionais da cultura popular fluminense.
– Estou aqui representando o nosso governador, Cláudio Castro, que é um entusiasta da cultura, para assumir com a cidade, com o prefeito, com a secretária de Cultura e com todo o folclore, o compromisso de trazermos uma delegação do estado do Rio de Janeiro para abrilhantar a festa do próximo ano – ressaltou Danielle Barros.
Durante a visita à cidade, a secretária também conheceu importantes espaços culturais, como o Museu do Folclore, o Museu de Arte Sacra e a Estação Cultural de Olímpia (ECO). O prefeito do município paulista, Geninho Zuliani, elogiou a presença de Barros e a presenteou com uma honraria oficial da cidade.
– O FEFOL homenageia estados há quase 20 anos e, pela primeira vez, fazemos o anúncio contando com a presença de uma secretária de Estado, uma representante oficial, que está aqui, junto com a gente, para planejar, com um ano de antecedência, a nossa festa – destacou Geninho, que entregou a Danielle Barros o Decreto de Visitante Ilustre, em agradecimento à visita oficial e ao fomento do folclore brasileiro.
O Festival do Folclore de Olímpia (FEFOL) é o maior festival de folclore do Brasil, consolidando a cidade como Capital Nacional do Folclore desde 2017. Criado na década de 1960 pelo professor José Sant’anna, o evento preserva e valoriza as tradições populares brasileiras há mais de 60 anos, reunindo manifestações autênticas de todas as regiões do país.
A programação reúne mais de 120 apresentações no palco principal, desfiles pelas ruas centrais, oficinas de dança, Pavilhão de Artesanato e atividades no Museu do Folclore, com destaque para o estado do Maranhão, homenageado da edição. A expectativa é de mais de 180 mil visitantes durante os nove dias de festival.
O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio de projetos de incentivo cultural e parceiros. Com entrada gratuita, a 61ª edição será realizada de 02 a 10 de agosto de 2025, no Recinto do Folclore.