O “Cinema da Cidade” segue avançando no estado do Rio. Nesta quinta-feira (22), o Diário Oficial do Estado trouxe o edital para contratação de empresa para o projeto de reforma do cinema de Bom Jardim, que será no próximo dia 5. Também em novembro, serão realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) as licitações dos complexos de cinema em São Fidélis (dia 16) e São Pedro da Aldeia (dia 23). Já o edital para a licitação para Miracema deve ser publicado no Diário Oficial do Estado nas próximas semanas.
As unidades fazem parte do projeto recuperado pela Sececrj, que já estava liberado antes da pandemia da Covid-19, com investimento total de mais de R$ 18,750 milhões, dividido entre os Governos Federal e Estadual. Mais informações no site.
Idealizado pela Sececrj e Ancine, o “Cinema da Cidade” – que integra o Programa Cinema Perto de Você – vai levar complexos de exibição de filmes em municípios de pequeno e médio porte (entre 20 mil e 100 mil habitantes) que não contam com salas de cinema comerciais. Cada complexo exibidor terá duas salas com capacidade total para 168 lugares – em Bom Jardim, a sala tradicional da cidade será reformada. Com isso, o setor audiovisual também vai movimentar a economia local com previsão da geração de pelo menos 300 empregos diretos e indiretos, com uma plateia de 80 mil espectadores por ano.
– O Cinema da Cidade é um exemplo da democratização da cultura em todo o estado do Rio. Vamos levar salas de cinema para municípios que não possuem esse serviço. Mas, isso só foi possível por causa do resgate de um projeto que estávamos próximo de perder. Nossa equipe estudou a situação e conseguimos reativá-lo, sendo mais uma possibilidade de fomento à cultura no Rio – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.
CINEMA EM CORDEIRO COM OBRAS AVAÇADAS
Neste mês, uma equipe da Sececrj vistoriou as obras em Cordeiro, com aproximadamente 50% concluído. A expectativa é que nos próximos dias seja realizada a concretagem da laje do complexo. Em Bom Jardim, a visita técnica identificou pontos que necessitam passar por reforma no antigo cinema, que tem capacidade para 350 pessoas. Inaugurado na década de 1950, a edificação terá a inserção de acessibilidade, sistema de ar-condicionado, ajustes preventivos/corretivos em toda a instalação elétrica e modernização dos equipamentos de audiovisual.
Você pode acompanhar as licitações aqui!