fbpx

Programa de Fortalecimento do Artesanato capacita cerca de 800 artesãos fluminenses

Iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a UERJ


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro está certificando cerca de 800 artesãos fluminenses que foram capacitados através do Programa de Fortalecimento do Artesanato e da Economia Criativa, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na última semana, formandos de oito cidades do Noroeste Fluminense receberam o diploma. O projeto foi desenvolvido em 44 municípios.

Planejado nos princípios da economia criativa, o programa visa fomentar o mercado local a partir da capacitação dos artesãos em áreas como empreendedorismo e marketing. O projeto segue o plano estadual de cultura e a retomada das atividades econômicas e turísticas.

“O artesanato cultural é uma importante ferramenta de fomento à economia criativa no estado. Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Através deste projeto, em parceria com a UERJ, buscamos aquecer a economia e o arranjo produtivo local em todas as regiões”, explica a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Dentro dos módulos trabalhados, os artesãos foram capacitados nos seguintes temas: Características do varejo e sua dinâmica; Estratégias de Marketing Digital; Comportamento do consumidor; Diversos tipos de clientes; Comunicação verbal e não-verbal; Estoque e conceitos; e Gestão Financeira.

“Ampliando este conhecimento, fortalecemos a economia criativa, que produz geração de renda. A Sececrj tem promovido diversas ações para fortalecer o artesanato cultural em território fluminense, como o apoio à Rio Artes Manuais, maior feira de artesanato da América Latina, e o lançamento de um edital exclusivo para a categoria através da Lei Paulo Gustavo”, destaca a Subsecretária e Diretora da Escola da Cultura, Cláudia Viana.