fbpx

Programa de aceleração para ONGs recebe o patrocínio da SECEC

Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, projeto Vamos.Rio levará mentoria, capacitação e apoio financeiro para iniciativas socioculturais


Capacitação e mentoria serão oferecidas remotamente

Estão abertas as inscrições para o Vamos.Rio, programa de aceleração e apoio para Organizações Não Governamentais (ONGs) e startups sociais. Os participantes vão receber mentoria e capacitação remota a fim de otimizar os resultados de seus projetos, que precisam ser voltados para a transformação através da cultura. Além do assessoramento, até 20 organizações serão premiadas com recursos que somam R$ 540 mil, para serem aplicados em suas ações.

A iniciativa é do Instituto Ekloos, em parceria com o Instituto BAT Brasil (ex-Instituto Souza Cruz), e conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Os projetos premiados serão selecionados por uma banca examinadora, que fará uma avaliação durante o processo de aceleração.

“A experiência do Instituto Ekloos em fortalecer e capacitar ONGs e projetos sociais é mais que reconhecida. Iniciativas de todo estado poderão ser premiadas, melhorando a vida das pessoas, gerando novas oportunidades e renda”, afirma a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Projetos precisam ter impacto social

A presidente do Instituto Ekloos, Andréa Gomides, explica que o programa foi lançado com o objetivo fomentar e fortalecer negócios de impacto social, organizações da sociedade civil e/ou grupos da economia criativa para que possam se desenvolver, estruturar seus processos de gestão e ampliar o seu impacto social para além da própria atividade:

“Neste momento em que os empreendedores sociais ainda estão sofrendo com a pandemia, o apoio por meio de mentorias e recursos financeiros é de extrema importância para o desenvolvimento de novas iniciativas e para a implantação de inovações em projetos já existentes, contribuindo para a redução da desigualdade social”, destaca Andréa Gomides.

A abertura do edital coincide com a mudança de nome do então Instituto Souza Cruz, que há mais de 20 anos fomenta o empreendedorismo jovem e agora passa a se chamar Instituto BAT Brasil.

“Estamos muito felizes por lançar nossa nova marca junto ao Vamos.Rio, pois o programa reflete o DNA do Instituto BAT Brasil e a nossa missão, que é contribuir para a redução das desigualdades sociais, quer sejam no campo ou na cidade. Por meio do projeto, fomentaremos novos negócios culturais, que contribuirão para a geração de renda e a recuperação socioeconômica do Estado do Rio de Janeiro”, declara Delcio Sandi, presidente do Instituto BAT Brasil.

No Brasil, país que está em 7º lugar no ranking global de desigualdade social, é cada vez mais importante a atuação da sociedade civil para contribuir com a mudança social. Por outro lado, o país também carece de investimento social e 57% das startups de impacto, cujo objetivo principal é solucionar problemas sociais, encontram-se em estágios iniciais (Fonte: pipe.social 2019). O Vamos.Rio pretende impulsionar estas iniciativas, tanto com apoio na gestão, quanto com recursos financeiros. As inscrições podem ser feita pelo link até 12 de abril.