fbpx

Governo do Estado vistoria prédios tombados em Petrópolis

Desde quarta-feira, Inepac e EMOP-RJ avaliam imóveis históricos


Com a preocupação de preservar o patrimônio material do Rio de Janeiro na cidade de Petrópolis, o Governo do Estado vem realizando vistorias nos prédios históricos tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A ação conjunta entre Inepac e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ), que teve prosseguimento nesta segunda-feira (21/02), deu continuidade à avaliação dos imóveis, buscando dimensionar os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade.

“Petrópolis é o município com mais bens imóveis tombados pelo Inepac. Desde que o temporal diminuiu, nosso Escritório Técnico se mobilizou para começar o levantamento nas áreas mais afetadas”, disse Ana Cristina Carvalho, diretora do Inepac.

Fachada do Theatro Dom Pedro após as chuvas. / Foto: Philippe Lima.

A visita desta segunda-feira passou pelos reservatórios fluviais da companhia Águas do Imperador, que não foi prejudicado pelas chuvas, algumas casas com fachadas tombadas, pelo Theatro D. Pedro e o Cine Petrópolis, que foram invadidos pela lama.

“O Governo do Estado está se mobilizando com todos os seus setores, seja o Inepac, a EMOP ou mesmo o DER-RJ, para estabilizar o que está instável. Após a avaliação inicial, faremos um monitoramento e vistoria mais detalhada para termos um diagnóstico mais preciso do que será necessário restaurar”, contou Patrícia Hugueney, chefe do Escritório Técnico Regional Serrana do Inepac.

Equipes realizando limpeza do Cine Petrópolis. / Foto: Philippe Lima.

Não houve imóveis tombados pelo Inepac que vieram a baixo, o caso mais grave foi uma ponte próxima ao Palácio de Cristal, que perdeu o seu guarda-corpo e precisará ser reconstruída. A Secretaria de Estado de Cultura, através do Inepac, faz o diagnóstico dos imóveis afetados e de possíveis áreas de risco, assessorando os responsáveis pelos imóveis nas obras que serão necessárias.

A EMOP-RJ colocou arquitetos da empresa à disposição da ação conjunta com o Inepac nas vistorias nos prédios históricos. Outra medida foi o envio de quatro engenheiros de Geotécnica da empresa, para atuar no levantamento técnico de áreas de riscos na cidade.