fbpx

Poesia ajuda na superação de males da pandemia

Poetas contemplados nos editais da SECECRJ exaltam a arte da palavra


Não é à toa que todo dia 20 de outubro se comemora o Dia do Poeta no Brasil. Além de marcar o lançamento do Movimento Poético Nacional, liderado por Menotti Del Picchia em 1976, a data é a oportunidade para os brasileiros colocarem em evidência o quanto essa arte é importante em suas vidas. Para celebrar a data, artistas contemplados pelos editais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa contam como seus trabalhos ajudaram as pessoas a enfrentarem as dificuldades trazidas pela Covid-19.

Projetos premiados no “Cultura Presente nas Redes” e nos editais da Lei Aldir Blanc RJ tiveram experiências enriquecedoras ao levarem a palavra poética para seus públicos e contribuíram para proporcionar mais paz e alegria às pessoas, ainda mais no atual momento de pandemia, em que esse ramo da literatura serve de alento para os problemas acarretados por ela.


Maria Susana Pinheiro fez do seu projeto “A Aquarela dos Poemas” uma forma de aliar a poesia com as artes plásticas e potencializar o alcance da palavra para quem mais necessitava de apoio. Até hoje a proposta, que resultou em dois vídeos postados no YouTube, promove resultados. (Os vídeos podem ser vistos aqui e aqui.

“Uma professora de outro estado disse que, depois de assistir aos vídeos sobre A aquarela dos Poemas, lembrou de algumas poesias antigas que estavam guardadas na gaveta, retirou-as e voltou a escrever, inclusive sobre a pandemia. A aquarela e a poesia levam a um lugar diferente, te transportam para resolver questões da alma. Ali conseguem expressar dor, angústia, medo, saudade e também suas esperanças”,

conta a artista, que atua no Rio e também ensina as pessoas a pintarem.

Poesia no interior do estado

Também através da LAB, um projeto de Teresópolis, na Região Serrana, ajudou a atenuar os males da pandemia através da poética. O “Fábrica de Poesia”, liderado por Dumard Poeta, transformou em livro as histórias de idosos que vivem em 14 lares de diferentes lugares do estado. O artista já levava cultura para esse público há mais de 20 anos, através do projeto Atitude, mas o isolamento social fez com que as visitas aos abrigos fossem suspensas e as conversas online para a produção do livro substituíram esse contato presencial.

“Foi uma maneira de visitar esses idosos, digamos assim, através de videochamadas e alegrar a quarentena um pouco. Agora as poesias estão sendo usadas em sala de aula por educadores de diversos segmentos. Da Educação infantil ao Curso Superior… É incrível o poder da poesia de falar com todas as idades”,

conta Dumard, que se inspirou no projeto para criar um concurso de poesias para todo o estado.

O livro pode ser baixado gratuitamente no site www.projetoculturalatitude.com.br. No endereço, também estão disponíveis as regras para o concurso “Fábrica de Poesias – Lares de Idosos”.

A primeira edição do edital “Cultura Presente nas Redes”, lançado em 2020, também rendeu bons frutos com relação a trabalhos poéticos. A professora e poeta Sueli Guerra, da capital do estado, usou essa oportunidade para realizar o projeto “Poesia na Janela”, em que interpreta suas criações e textos de outros autores. O resultado  está gravado em vídeo e foi disponibilizado em sete episódios no YouTube, que podem ser vistos aqui. O trabalho também levou à produção de um curta-metragem.

“Com certeza, esse trabalho tem ajudado muito as pessoas a superarem as dificuldades que estamos enfrentando nessa pandemia. A arte salva! O projeto também inspirou outros artistas a colocares suas criações na rede”,

ressalta Sueli.