Podcast “Dois Dedos de Prosa” estreia com o samba de Nelson Sargento e Mário Lago

Estreia segunda(19/2), 15h, na Web Rádio MIS RJ, o podcast “Dois Dedos de Prosa”, reverenciando o samba e dois mestres, Nelson Sargento e Mário Lago. As gravações aconteceram no estúdio Chacrinha, sede Lapa, sob a batuta de Wander Lourenço, escritor, professor universitário e diretor de documentários, e da jornalista do museu, Márcia Benazzi, com as participações especiais de Agenor de Oliveira e Mariozinho Lago, embaladas por muitas histórias, músicas inesquecíveis, revelações e curiosidades sobre os compositores e o gênero musical que melhor representa o Brasil.

“Estamos felizes com mais esse projeto de valorização das nossas raízes, da nossa identidade cultural, tendo como fonte de pesquisa o acervo do MIS RJ, que salvaguarda mais de 50 mil itens sobre o samba e, também, pelas participações especiais do Agenor de Oliveira, Mariozinho Lago e Wander Lourenço! O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro é a casa da Música Brasileira e a nossa missão é divulgar e compartilhar essas riquezas com o público, espero que os ouvintes da Web Rádio gostem”, afirmou o presidente Cesar Miranda Ribeiro.

Os três primeiros episódios, de segunda a quarta, são dedicados a Nelson Sargento, um ícone da história do samba. Compositor, cantor, artista plástico, escritor e ator, que nasceu no Rio de Janeiro em 1924, e recebeu o carinhoso apelido de “Filósofo do Samba”, marcou com o seu vozeirão grave interpretações antológicas. O podcast “Dois Dedos de Prosa” vai revelar um olhar diferenciado sobre Nelson Sargento, de quem conviveu muito próximo e compartilhou experiências únicas com o Mestre Mangueirense, do seu parceiro Agenor de Oliveira. Juntos, escreveram diversas composições, se apresentaram em diferentes palcos, viajaram o Brasil levando para o público espetáculos de música e poesia, e apresentaram o programa “Eles tem histórias para contar”, durante 10 anos, na Rádio Roquette Pinto. Agenor de Oliveira é cantor, compositor, violonista e produtor cultural do Selo “Olho do Tempo”. Trouxe para abrilhantar a prosa do MIS RJ o seu violão, transformando o bate papo em uma viagem musical emocionante, cantando à lapela canções compostas com o amigo e parceiro Nelson Sargento.

Os dois últimos episódios, quinta e sexta-feira, tem a marca de um artista genial, Mário Lago! Carioca da gema, nasceu no Rio de Janeiro em 1911, pertinho do MIS Lapa, na Rua do Resende. Foi advogado, poeta, radialista, escritor, autor teatral e ator. Compôs clássicos para o carnaval, músicas que cantamos até hoje, animando várias gerações, como “Ai! Que saudade da Amélia”, “Atire a primeira pedra” e “Aurora”. Mário Lago sempre foi versátil e criativo, compositor não só de sambas, mas também de choros, valsas, foxtrotes, samba-canção e samba-choro. Para o bate papo sobre esse incrível homem multimídia, seu filho, Mariozinho Lago, que também é poeta, compositor, mangueirense e tricolor, vai contar as histórias sobre o seu pai, desde a infância e adolescência sob a influência do avô Giuseppe Croccia, como as parcerias com Ataulfo Alves e Custódio Mesquita, além de cantar músicas e revelar curiosidades sobre a trajetória do grande sambista Mário Lago. Você, querido ouvinte, vai se encantar com essa prosa regada com muito bom humor e alto astral.

É importante ressaltar que o MIS RJ salvaguarda em diversas Coleções mais de 340 itens sobre Nelson Sargento, nos setores sonoro, textual, iconográfico, partituras e biblioteca, além da sua preciosa gravação para os “Depoimentos para a Posteridade”, em 7 de novembro de 1978, em que narrou a sua trajetória e cantou diversas músicas. Assim como Nelson Sargento, Mário Lago também registrou a sua história, seu depoimento para o MIS RJ aconteceu em 17 de fevereiro de 1992, cercado pelos amigos Artur Poerner, Sérgio Cabral, Albino Pinheiro, Luiz Carlos Saroldi, Jairo Severiano e Edson Brenner, além de muitos fãs que lotaram o auditório do museu na Praça XV para prestigiar o artista excepcional. Para acessar essa rica fonte de pesquisa, além de mais de 50 mil itens sobre o SAMBA, basta escrever um e-mail para o Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin, no endereço saladepesquisa@mis.rj.gov.bre agendar uma visita! O público, leitor, ouvinte e pesquisador vai se surpreender com tantas relíquias salvaguardadas no museu.

O MIS RJ integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ).