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Produções premiadas no edital Cultura Presente nas Redes tem sua produção autorizada


Luz, câmera, ação! A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) abriu o período de exibição dos 1,5 mil projetos do Cultura Presente nas Redes nas plataformas digitais a partir desta segunda-feira (20). Os proponentes terão dois meses para realizarem as apresentações, seguindo todas as orientações do edital, que teve como objetivo auxiliar os profissionais da área durante a pandemia da Covid-19.

Lançado em abril, o Cultura Presente nas Redes recebeu exatamente 6.149 inscrições de fazedores de cultura de todas as regiões do estado. Cada produção recebeu R$ 2,5 mil, tendo um investimento total de R$ 3,750 milhões. A ação só foi possível após a regulamentação do uso dos recursos do Fundo Estadual de Cultura, que estava sem ser usado há mais de 20 anos.

– Apesar do momento delicado em todo o mundo, a cultura não pode parar. Os profissionais precisam tirar o seu sustento e, pensando nisso, realizamos esse edital. Um planejamento realizado com muito trabalho da nossa equipe para fomentar cultura em todo o estado. Estamos ansiosos por essas apresentações de alto nível que vai levar entretenimento para todos – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

Serão dois meses de muita diversão nas redes sociais, com projetos nas áreas de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar e expressões culturais populares inéditas, exclusivamente realizadas no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

Com o sucesso do Cultura Presente nas Redes, a Sececrj estuda a possibilidade de realizar outros editais. “Apesar da flexibilização, a pandemia ainda não acabou e a cultura continua sendo muito afetada. Por isso, nossa equipe realiza um planejamento para novas ações”, completa Danielle Barros.