Público poderá conhecer os resultados do levantamento Cultura nas Capitais
Os resultados da pesquisa Cultura nas Capitais, iniciativa da JLeiva Cultura & Esporte, serão apresentados e discutidos com agentes culturais, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados nesta quarta-feira (19/02), no Museu do Amanhã. Na ocasião, o público conhecerá detalhes dos hábitos culturais de quem reside na capital fluminense. Ao todo, foram realizadas 19,5 mil entrevistas presenciais nas 26 capitais e no Distrito Federal, revelando o perfil de quem acessa e não acessa atividades culturais. A participação é aberta ao público, mediante inscrição prévia no site. As vagas são limitadas e sujeitas à lotação do auditório.
Questões acerca da desigualdade e da diversidade no acesso à cultura no Rio de Janeiro estarão em pauta na primeira mesa do encontro. Estão confirmadas as participações de Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro; Lucas Padilha, Secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Luciana Gondim Diretora executiva do Instituto Cultural Vale; Ricardo Piquet, Diretor-Geral do Instituto de Desenvolvimento e Gestão que gere o Museu do Amanhã.
Na segunda mesa, que vai abordar música, espaços e eventos, participam: Flavia Rios, Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense; Isabela Souza, Doutora em Geografia e integrante do Observatório de Favelas; Lia Calabre, da Fundação Casa de Rui Barbosa; e Patrick Towell, da The Audience Agency.
O projeto tem patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Rouanet, Lei Federal de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Também contou com a parceria da Fundação Itaú. Os seminários para a apresentação dos dados vão ocorrer em todas as capitais ao longo de 2025. Confira mais informações no site.