fbpx

Pesquisa inédita revela hábitos culturais dos moradores do Rio de Janeiro

Público poderá conhecer os resultados do levantamento Cultura nas Capitais


Os resultados da pesquisa Cultura nas Capitais, iniciativa da JLeiva Cultura & Esporte, serão apresentados e discutidos com agentes culturais, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados nesta quarta-feira (19/02), no Museu do Amanhã. Na ocasião, o público conhecerá detalhes dos hábitos culturais de quem reside na capital fluminense. Ao todo, foram realizadas 19,5 mil entrevistas presenciais nas 26 capitais e no Distrito Federal, revelando o perfil de quem acessa e não acessa atividades culturais. A participação é aberta ao público, mediante inscrição prévia no site. As vagas são limitadas e sujeitas à lotação do auditório.

Questões acerca da desigualdade e da diversidade no acesso à cultura no Rio de Janeiro estarão em pauta na primeira mesa do encontro. Estão confirmadas as participações de Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro; Lucas Padilha, Secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Luciana Gondim Diretora executiva do Instituto Cultural Vale; Ricardo Piquet, Diretor-Geral do Instituto de Desenvolvimento e Gestão que gere o Museu do Amanhã.

Na segunda mesa, que vai abordar música, espaços e eventos, participam: Flavia Rios, Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense; Isabela Souza, Doutora em Geografia e integrante do Observatório de Favelas; Lia Calabre, da Fundação Casa de Rui Barbosa; e Patrick Towell, da The Audience Agency.

O projeto tem patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Rouanet, Lei Federal de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Também contou com a parceria da Fundação Itaú. Os seminários para a apresentação dos dados vão ocorrer em todas as capitais ao longo de 2025. Confira mais informações no site.