Paixão pelo circo é passada de mãe para filha há quatro gerações na família Murari-Martinelli

Uma tradição passada de mãe para filha ao longo dos anos e que agora já está chegando à quarta geração de artistas. Essa é a relação da família Murari-Martinelli com a “Mãe de todas as artes”: o Circo. A história começou com Rosa Murari há cerca de 70 anos e, atualmente, o legado segue com a pequena Emily Martinelli, de 10 anos, que já está dando os seus primeiros saltos e encantando o público com a trupe do Unicirco.

A paixão pela arte circense, em todas as suas formas, teve início com Rosa, que se apaixonou pelo palhaço Antônio Fonseca e seguiu estrada com o grupo de artistas que passava pela sua cidade, em uma época que o circo-teatro e o picadeiro eram muito tradicionais. Mas foi na geração seguinte, com Ester Martinelli, fruto dessa relação, que a linhagem de trapezistas na família teve início.

Rosa Murari e Antonio Fonseca à direita

“Fiz de tudo um pouco nos picadeiros. Criei meus filhos no ambiente circense desde muito cedo, assim como meus pais me criaram. Atualmente, já me aposentei, e não participo mais dos espetáculos, por conta da idade, mas me orgulha muito poder ver meus filhos e netos seguindo o legado”, conta Ester, 71 anos.

Emily e Ester Martinelli

Agora, a tradição segue com Patricia, 40 anos, Gustavo, 18, e Emily Martinelli, 10, filha e netos de Ester, respectivamente. A terceira e quarta geração já atuam juntas nos números de acrobacia do Unicirco.

“Meus filhos foram criados no palco e, após anos de treino, o mais velho é um artista profissional, e a pequena está seguindo os mesmos passos. É o modo de vida da família. Eles sempre gostaram, principalmente a Emily. Eu e ela frequentemente nos apresentamos juntas nos espetáculos”, explica Patricia, que é casada com Tibério Cezar Caetano, 50 anos, também trapezista da trupe.

Patricia e Emily atuando juntas no Unicirco

Os membros da família executam atualmente o número “Tecido Áereo”, no espetáculo “Em Busca da Alma do Circo”, no Unicirco. Durante os dias de semana, Patricia e Tibério dão aulas gratuitas no projeto social realizado pela própria companhia em que trabalham.

O Unicirco promove aulas de circo social em Santa Cruz, Rio de Janeiro, e em Duque de Caxias. O núcleo profissionalizante, para quem deseja seguir carreira na área, tem aulas na Quinta da Boa Vista – RJ, na sede do projeto, onde também acontecem os espetáculos. Para informações sobre como participar, basta entrar em contato através do instagram @institutoCulturalUnicirco ou pelo site www.unicirco.org.br.

O Projeto Unicirco Arte Educação & Comunidade conta com patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura.