Uma tradição passada de mãe para filha ao longo dos anos e que agora já está chegando à quarta geração de artistas. Essa é a relação da família Murari-Martinelli com a “Mãe de todas as artes”: o Circo. A história começou com Rosa Murari há cerca de 70 anos e, atualmente, o legado segue com a pequena Emily Martinelli, de 10 anos, que já está dando os seus primeiros saltos e encantando o público com a trupe do Unicirco.
A paixão pela arte circense, em todas as suas formas, teve início com Rosa, que se apaixonou pelo palhaço Antônio Fonseca e seguiu estrada com o grupo de artistas que passava pela sua cidade, em uma época que o circo-teatro e o picadeiro eram muito tradicionais. Mas foi na geração seguinte, com Ester Martinelli, fruto dessa relação, que a linhagem de trapezistas na família teve início.
“Fiz de tudo um pouco nos picadeiros. Criei meus filhos no ambiente circense desde muito cedo, assim como meus pais me criaram. Atualmente, já me aposentei, e não participo mais dos espetáculos, por conta da idade, mas me orgulha muito poder ver meus filhos e netos seguindo o legado”, conta Ester, 71 anos.
Agora, a tradição segue com Patricia, 40 anos, Gustavo, 18, e Emily Martinelli, 10, filha e netos de Ester, respectivamente. A terceira e quarta geração já atuam juntas nos números de acrobacia do Unicirco.
“Meus filhos foram criados no palco e, após anos de treino, o mais velho é um artista profissional, e a pequena está seguindo os mesmos passos. É o modo de vida da família. Eles sempre gostaram, principalmente a Emily. Eu e ela frequentemente nos apresentamos juntas nos espetáculos”, explica Patricia, que é casada com Tibério Cezar Caetano, 50 anos, também trapezista da trupe.
Os membros da família executam atualmente o número “Tecido Áereo”, no espetáculo “Em Busca da Alma do Circo”, no Unicirco. Durante os dias de semana, Patricia e Tibério dão aulas gratuitas no projeto social realizado pela própria companhia em que trabalham.
O Unicirco promove aulas de circo social em Santa Cruz, Rio de Janeiro, e em Duque de Caxias. O núcleo profissionalizante, para quem deseja seguir carreira na área, tem aulas na Quinta da Boa Vista – RJ, na sede do projeto, onde também acontecem os espetáculos. Para informações sobre como participar, basta entrar em contato através do instagram @institutoCulturalUnicirco ou pelo site www.unicirco.org.br.
O Projeto Unicirco Arte Educação & Comunidade conta com patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura.