fbpx

Não deixe o samba sambar!

Dia Nacional do Samba com direito a manifesto e playlist no Spotify


Samba, o moleque que nasceu no morro, desceu o asfalto e tornou-se uma das maiores referências da nossa cultura. Nos quatro cantos do mundo, seja na ginga do sambista ou no suingue da musicalidade, ele é brasileiro sim, senhor, e conquista adeptos. Nasceu preto, pobre da favela e tomou o mundo sem hoje ter cor. E resiste, fortemente, a cada golpe que leva, mostrando que pode até agonizar, mas não vai morrer.

O samba é expressão de um povo e retrata com propriedade a alma alegre do brasileiro. Ele é mistura, é amor, é comportamento.

Roda de Samba raiz no Jardim Carioca, em Campos Foto: Antonio Cruz

É fonte onde bebem artistas, poetas, malandros. É eclético e democrático, sem perder a essência que o fez ganhar o mundo.

Salve o samba, o sambista, o artista. Salve o povo que bebe na fonte dos versos que eternizaram Cartola e Noel Rosa e consagraram o povo preto da favela. Bezerra da Silva, Almir Guineto são doutores – e por quê não – em verso, prosa e malandragem. São o samba, em sua mais pura forma.

Não deixem o samba morrer. Não deixem o samba sambar. Porque ele, nada mais é do que identidade de uma cultura popular.

Roda de Samba na Pedra do Sal, Rio de Janeiro Foto: Isabela Kassow

Salve Tia Ciata, mãe baiana e acolhedora, que deu abrigo aos poetas. Vem de lá, do Velho Estácio, o termo que reconhecidamente, nos eleva ao patamar de melhor espetáculo do mundo. Escola de Samba, somos sim, com orgulho e fidalguia. Fazemos como ninguém o que catedráticos talvez não consigam fazer: samba.

Pega daqui, junta de lá, e está formada a roda. No toque dos dedos da caixa de fósforo, na batida da palma da mão, tá ali, o samba. A gente não morre não. Porque cultura não falece, ela persiste e com esse menino teimoso, o show vai sempre continuar.

Dia Nacional do Samba é mais do que uma data no calendário. É afirmação, pura e simples, de que onde há arte, seja de que forma for, não existe fim.

Vamos curtir um sambinha? Nós fizemos uma playlist no Spotify para você curtir, ouvir alto, cantar junto, seguir, compartilhar e, claro, sambar muito. Escuta aí! Temos certeza que você vai adorar.