fbpx

Músico Ivan Lins doa acervo para o MIS RJ


O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu o músico Ivan Lins, no dia 28/4, para a assinatura oficial do Termo de Doação do seu acervo, na sede Lapa, às 15h. Autor de sucessos inesquecíveis, compositor com músicas gravadas por talentos consagrados como Elis Regina, Gal Costa e Simone, é mais um nome importante que reconhece a responsabilidade e a missão do MIS RJ na salvaguarda da Cultura Brasileira.

“A doação do Ivan Lins foi recebida por nós com muita satisfação, pois estamos falando de um acervo relevante e representativo da identidade musical brasileira, que o MIS RJ tem orgulho de salvaguardar. Será mais uma rica Coleção para ser compartilhada com a sociedade, democratizando o acesso à informação para cariocas, fluminenses e todos os pesquisadores brasileiros”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro.

A tarde estava nublada mas o clima era solar e alegre durante a cerimônia. O músico Ivan Lins contou histórias e lembrou de “causos” pitorescos, “música é uma coisa muito intensa, e eu vivi intensamente, participei de coisas do arco-da-velha”. Sobre a importância de doar o seu acervo para o MIS, afirmou, “É uma honra e um dever, o que me pertence, pertence também ao meu povo. Poder vir aqui e ouvir mais detalhadamente sobre a minha história. E esse é o primeiro lote, tem muito mais ainda”. Ao final, emocionado com a homenagem do presidente Cesar, disse “Um espaço sabidamente respeitado para o estado e o país, que tem um trabalho super respeitado. Eu me sinto muito honrado de estar num ambiente acima de qualquer suspeita, que vai guardar tudo com muito carinho”. Um dos itens doados, o disco “Daquilo que eu sei”, foi autografado com os dizeres, “Ao MIS (Museu da Imagem e do Som) com minha admiração e respeito. Com apreço e estima, Ivan Lins, 28 de abril de 2023”.

Ivan Lins veio acompanhado do seu filho, João Lins. A convite do presidente Cesar, o curador do MIS Copacabana, Hugo Sukman, também participou do evento. Estiveram presentes a equipe de comunicação do Governo do Estado, a jornalista Sandra Proença, o repórter fotográfico, Ernesto Carriço e o videomaker, Gui Maia.

A coordenação do trabalho referente ao acervo doado ficou a cargo da diretora técnica operacional, Ana Carolina Maciel Vieira. Foram onze caixas com diferentes itens: 55 fitas de rolo, fitas cassete, LPs, CDs, DVDs, fitas de vídeo em VHS, em Betacam e ainda fotografias em papel, registros em formato digital, partituras e documentos textuais. O acervo passou pela fase denominada de arrolamento, quando as caixas são abertas e o conteúdo é listado, separado por tipos de suportes e setores técnicos do Museu, para a seleção e avaliação, totalizando 517 itens.