fbpx

Museu Carmen Miranda


Criado em 1956 e inaugurado em 1976, o Museu está instalado em um prédio circular projetado pelo arquiteto modernista Affonso Eduardo Reidy, concebido originalmente para funcionar como pavilhão principal do playgrounddo Morro da Viúva.

Seu acervo, com cerca de 3500 itens, é composto de trajes sociais e de cena usados por Carmen Miranda em filmes e shows, dentre os quais se destacam os famosos balangandãs, a saia vestida pela artista em seu show de estreia na Broadway (1939), o traje do dia de sua homenagem na Calçada da Fama, em Hollywood (1941), o turbante usado em seu casamento, (1947) e o traje com que se apresentou no show feito na véspera de sua morte (1955). Além disso, o acervo reúne fotografias, discos, filmes, partituras, cartazes e troféus, dentre inúmeros objetos-documento.

Devido à transição de sua coleção para o novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, o Museu Carmen Miranda está fechado ao público, mas suas atividades técnicas em conservação, tratamento do acervo têxtil e documental continuam, bem como sua rotina de catalogação e digitalização de objetos.

O Museu está aberto para pesquisadores, que podem acessar uma expressiva documentação bibliográfica e iconográfica, com agendamento prévio, de terça a sexta, de 11h às 16h.

Endereço:

Parque do Flamengo, em frente ao n.º 560 da Avenida Rui Barbosa, Rio de Janeiro-RJ

CEP: 22250-020

Tel./fax: (21) 23344293

E-mail: museucarmenmiranda@gmail.com