fbpx

Cultura do Estado inaugura novo mural de Eduardo Kobra na Biblioteca Parque


A Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio, acaba de ganhar um novo e emblemático mural do artista Eduardo Kobra, um dos maiores nomes da arte urbana mundial. A obra, viabilizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SececRJ), já está aberta à visitação e passa a integrar de forma permanente o patrimônio cultural do equipamento.

Com 15 metros de altura por 17 metros de largura, o mural retrata uma criança cercada por livros — imagem que simboliza o poder transformador da literatura desde a infância e integra a campanha “Literatura: do Rio ao RJ”.

“No processo de escolha para a arte do mural, representar uma criança lendo foi a opção mais simbólica e mais alinhada ao título de Rio Capital Mundial do Livro, já que reforça tudo aquilo que reafirmamos sobre a leitura como parte essencial de nossas vidas e que deve ser incentivada desde a infância”, compartilha a secretária da pasta, Danielle Barros.

Para Sandra Regina, mãe atípica que saiu de Belford Roxo para visitar o espaço da BPE, o significado da obra passa pelo objetivo de mostrar ao seu filho a importância da literatura:

“Visito a BPE com meu filho Miguel desde os seus 4 anos de idade, hoje ele tem 13 e continua pedindo para vir aqui. Dessa vez tivemos a surpresa de contemplar esse mural, que despertou ainda mais a curiosidade do Miguel e certamente cumpre o papel de incentivar as outras crianças a embarcarem no mundo da leitura”, conta.

Sobre Eduardo Kobra

Com mais de 500 obras espalhadas pelos cinco continentes, Kobra é um dos artistas contemporâneos mais conhecidos do mundo. Nascido em 1975, na periferia de São Paulo, acumula mais de 30 anos de carreira e detém dois recordes mundiais por trabalhos de grande impacto e dimensões monumentais.

Seus murais destacam-se no cenário da street art e costumam trazer mensagens contundentes sobre temas importantes para a humanidade, como a paz mundial, a preservação do meio ambiente e a valorização de acontecimentos históricos e de seus personagens.

No Rio de Janeiro, o artista já realizou grandes obras, como o mural “Etnias – Todos Somos Um”, na Zona Portuária, criado em 2016 para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que representa povos dos cinco continentes por meio de rostos de diferentes etnias; e a obra em homenagem à saudosa comunicadora Glória Maria, localizada no Parque Municipal Glória Maria, em Santa Teresa.

Como visitar

O novo mural está exposto na área interna da BPE, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 1261, no Centro do Rio. E pode ser visitado durante o período de funcionamento do equipamento, de segunda a sexta, das 10 às 17 horas.

Além do convite para a visita gratuita, o registro fotográfico é liberado! E você também pode mencionar o perfil da @bibliotecaparquerj e do artista @kobrastreetart e aparecer nos stories!