fbpx

MIS RJ inaugura duas novas exposições gratuitas


Duas novas exposições estão abertas ao público no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ). “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos” celebra o centenário da maior autora brasileira de novelas, enquanto “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão” homenageia Assis Chateaubriand, figura central da comunicação no Brasil no século XX. As duas mostras podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na sede do MIS RJ, na Lapa. A entrada é gratuita.

“Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”

O público poderá conferir a mostra que reúne itens raros de acervo familiar, fotos, vídeos, sinopses originais e troféus.

“Estamos muito felizes com a escolha do MIS RJ para abrigar essa exposição que homenageia Janete Clair no ano do seu centenário, autora de sucessos inesquecíveis, como “Irmãos Coragem” e “Pecado Capital”, e tantas outras novelas que marcaram época! Tenho certeza que os fãs vão curtir cada item expositivo e mergulhar nesse universo mágico que só Janete Clair foi capaz de criar ao longo de muitos anos. Ela dedicou sua vida, com criatividade e muito talento, à teledramaturgia brasileira”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do Museu.

Em uma das plotagens que celebra a trajetória de Janete Clair, seu filho, Alfredo Dias Gomes, destacou  – “Que esta exposição sirva não apenas para celebrar o passado mas também para inspirar futuras gerações de contadores de histórias”. A curadoria da exposição foi assinada por Alfredo, Renata Dias Gomes e Leila Sarmento, e conta com sinopses antológicas e roteiros originais; trechos de suas novelas; matérias de revistas; gravações familiraes em Super 8, mostrando momentos com o marido Dias Gomes e os filhos; além de vídeos atuais, com depoimentos dados por diretores, atores e diretores exclusivamente para a mostra; bem como trechos das icônicas novelas “Irmãos Coragem”, “Selva de Pedra”, “Pecado Capital” e “O Astro”.

Prepare o coração para mergulhar no universo de uma campeã de audiência, que parava o Brasil para assistir aos emocionantes capítulos escritos por Janete Clair! Assim como na telinha, a exposição “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos” é uma ótima oportunidade para as novas gerações conhecerem o legado e a trajetória de uma das maiores escritoras da televisão brasileira.

“Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão”

A mostra convida o público a uma jornada imersiva e sensorial através da história de Assis Chateaubriand e do império dos Diários Associados, maior conglomerado de mídia da América Latina por décadas. Com cinco estações temáticas, a mostra propõe uma experiência interativa, combinando memória, tecnologia e reflexão sobre o futuro da comunicação.

“A exposição resgata não apenas a trajetória de um dos personagens mais emblemáticos da comunicação do Brasil, mas também provoca uma reflexão sobre os caminhos que percorremos até aqui e os que ainda podemos trilhar. Estamos muito honrados em receber esta mostra no MIS RJ, que une história, inovação e arte em uma narrativa impactante e necessária”, destaca Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS RJ.

O visitante percorre marcos históricos da imprensa brasileira, desde a era do jornal impresso, passando pelo rádio a chegada da televisão no país, até o presente digital. O ponto alto da mostra é a ultima estação, protagonizada pela inteligência artificial Orion Nova, que interage com o público de maneira sensível e provocativa, propondo perguntas e escutando respostas, ou até o silêncio, como forma de pensar a comunicação contemporânea.

A curadoria é assinada por Marcos Nauer, também diretor artístico da exposição. A realização é da Voglia Produções, em conjunto com a Graviola Produções. A mostra integra o projeto “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão”.

Venha se emocionar, refletir e redescobrir a história de um dos maiores nomes da comunicação brasileira. Em cada estação, uma nova perspectiva, uma nova sensação, um convite ao pensamento e à imaginação. Deixe-se guiar por imagens, sons, memórias e silêncios, e permita que essa experiência transforme o seu olhar sobre o passado e desperte novas perguntas sobre o futuro.

SERVIÇO:

Abertura para o Público: 28 de abril de 2025 (segunda-feira)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h
Duração das exposições: oito meses (Janete Clair) e até 24 de setembro (Assis Chateaubriand)
Contato MIS RJ: ascom@mis.rj.gov.br
Entrada Franca

O MIS RJ é um equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).