Educativo do Museu será reaberto segundo todos protocolos de segurança da Covid-19
O Museu da Imagem e do Som (MIS) vai homenagear o Rio de Janeiro pelo seu aniversário, comemorado em 1º de março (segunda-feira). Os 456 anos da cidade serão lembrados através de um evento na emblemática sede da instituição, na Praça XV, no Centro, que dará destaque a ícones da música carioca.
A homenagem marca também a reabertura do setor educativo do museu, com a presença da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e do novo Presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro.
“A cidade do Rio tem uma dívida enorme para com esses compositores, que fizeram músicas que são cantadas até hoje. Essa homenagem do MIS a esses clássicos ajuda a manter ainda mais viva na nossa memória essas obras-primas”
disse a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
O evento, que começa às 15h, será dividido em duas etapas, com público limitado e seguindo regras de prevenção à Covid-19. Na primeira parte, haverá uma palestra sobre o compositor Lamartine Babo (1904-1963), sua vida, obra e relação com a cidade, abordado pela professora e historiadora Aline Soares, coordenadora do setor educativo do MIS. A segunda parte do evento será capitaneada pelo professor e pesquisador Jorge Mello, que fará uma explanação sobre a história e o repertório de compositores clássicos do chorinho e outros gêneros tradicionais, com pitadas sobre a ligação deles com o Rio. O público poderá ouvir as pérolas ao som do conjunto “Pega no Tranco”.
“A reabertura do setor educativo é um excelente presente que o MIS pode dar à cidade neste aniversário”.
Afirmou Cesar Miranda Ribeiro, novo presidente do MIS.
1º de Março | 2ª feira
Evento: Homenagem do MIS aos 456 anos do Rio de Janeiro
Local: MIS – Praça XV
Horário: 15h