MIS abre as portas para a Capoeira

Encontro promove depoimentos inéditos de Mestres do Rio de Janeiro

O Museu da Imagem e do Som (MIS) inicia, nesta segunda-feira (27/02), a Série Especial “Memória da Capoeira, na sede Praça XV, contando a trajetória de quatro gerações de Mestres e Mestras capoeiristas do Rio de Janeiro. O primeiro depoente será Mestre Roque Mendes dos Santos.

Nascido em 1938, em Salvador, o baiano iniciou na capoeira aos oito anos de idade, tendo como mestre Cobrinha Verde, amigo de seu pai, Chico Preto, peixeiro do Mercado Modelo e também capoeirista. O aprendizado foi intenso e o adolescente, com apenas 13 anos, já era conhecido como Mestre. A chegada ao Rio de Janeiro, em 1956, como marinheiro, foi um divisor de águas na vida do jovem Roque. Sua atuação como Mestre contribuiu para desmistificar a capoeira em um período em que era criminalizada. Mestre Roque foi o fundador de uma das linhagens da capoeira carioca contemporânea, ensinando gerações de capoeiristas da Comunidade Pavão-Pavãozinho, Zona Sul do Rio.

Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Marco importante de reconhecimento mundial de um dos símbolos do Brasil que expressa a história da resistência negra no país, durante e após a escravidão.

Mestre Roque terá ao seu lado, como convidados entrevistadores, seu discípulo e aluno mais antigo, Mestre Derly, e Mestre Paulão Kikongo, jornalista, pesquisador e mestre em patrimônio, cultura e sociedade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). A gravação com a presença de amigos convidados não será aberta ao
público.

Sobre a Série Especial Memória da Capoeira

A Série Especial Memória da Capoeira vai registrar dez depoimentos de personalidades capoeiristas que atuam no Rio de Janeiro desde 1940, e consistirá em uma salvaguarda inédita para um museu.

Em 1966, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro inaugurou o projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional. Esse projeto inicial é o gerador de muitas outras séries, programas ou projetos específicos relacionados às áreas de esportes, jornalismo, futebol, carnaval, arquitetura, dança, MPB, cinema, teatro, rádio, artes plásticas, dentre os quais, A Voz do Povo Santo; Cem Anos de Abolição; Bandas Centenárias; Clube de Regatas Flamengo; Memórias das Vozes da Resistência, do Povo da Dança no Samba, da Telenovela Brasileira, da Cinédia e do Jornalismo Brasileiro.

Lembramos que a gravação fica à disposição do público, nas salas de consultas do MIS, 72 horas depois do término dos depoimentos.

O MIS RJ é um equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC RJ).

Local: Museu da Imagem e do Som – Praça Luiz Souza Dantas, nº 1, Praça XV
Data: 27 de fevereiro de 2023 (segunda-feira).
Horário: 14 às 15h, gravação com a presença de convidados.
Contatos MIS RJ: gerenciadeproducao@mis.rj.gov.br & comunicacao@mis.rj.gov.br