Mestre Martins e Mestra Sueli Cota registram suas histórias na série especial “Memória da Capoeira”

O Museu da Imagem e do Som (MIS), equipamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, continua registrando na Série Especial “Memória da Capoeira”, a trajetória de quatro gerações de Mestres e Mestras capoeiristas do Rio de Janeiro e suas atuações na cultura. Nesta quarta-feira (31/5), às 14h, na sede Praça XV, acontece o encontro com Mestre Martins e Mestra Sueli Cota. O evento é gratuito, aberto ao público, com distribuição de senha meia hora antes do início.

“Salvaguardar em acervo as histórias desses homens e mulheres que ensinaram para muitas gerações suas habilidades e conhecimentos sobre a Capoeira, formando milhares de jovens, é contribuir para que a sua prática, ao longo de quarenta anos, seja reverenciada e imortalizada no Museu da Imagem e do Som”, declarou o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro.

José Carlos Martins da Silva, Mestre Martins, nasceu em 1948, no Rio de Janeiro. Passou a infância no Morro do Alemão e deu os primeiros passos no aprendizado da Capoeira com os Mestres Deraldo, Manoel, Zé Grande – Grupo Bonfim de Capoeira, e Mestre Vilmar, no Museu Histórico Nacional. Em 40 anos de atividade na Capoeira, participou de inúmeras bancas de mestres, realizando palestras em universidades e escolas. Em 1968, fundou o Grupo Capoeira Martins, que conquistou diversas competições no período de 1980 a 2000. Ao longo de sua trajetória, Mestre Martins formou 30 Mestres. É fundador da Federação de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro, e da Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro. Recebeu o cordel branco/verde dos Mestres mais antigos, como Arthur Emídio, Celso, Mintirinha e Mendonça.

Sueli da Silva Alvarenga, conhecida na Capoeira como Sueli Cota, nasceu em 1961, na Vila da Penha, subúrbio carioca. Iniciou na Capoeira com 16 anos. Foi aluna dos Mestres Corvinho e Khorvão, e recebeu todo o conhecimento do universo da Capoeira do Mestre Martins. Pioneira, avançou gradativamente na conquista de títulos, sendo a primeira mulher Mestra de 4º grau cordel branco. Foi também campeã em inúmeros campeonatos e há 46 anos se dedica ininterruptamente à Capoeira.

Como convidados entrevistadores, Mestre Paulão Kikongo, jornalista, pesquisador e mestre em patrimônio, cultura e sociedade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Mestra Celi, ambos integram o Fórum de Capoeiristas do Rio de Janeiro e são professores da Rede Municipal de Ensino.

Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Marco importante de reconhecimento mundial de um dos símbolos do Brasil que expressa a história da resistência negra no país, durante e após a escravidão.

Sobre a Série Especial Memória da Capoeira

A Série Especial Memória da Capoeira vai registrar dez depoimentos de personalidades capoeiristas que atuam no Rio de Janeiro desde 1940, e consistirá em uma salvaguarda inédita para um museu.

Em 1966, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro inaugurou o projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional. Esse projeto inicial é o gerador de muitas outras séries, programas ou projetos específicos relacionados às áreas de esportes, jornalismo, futebol, carnaval, arquitetura, dança, MPB, cinema, teatro, rádio, artes plásticas, dentre os quais, A Voz do Povo Santo; Cem Anos de Abolição; Bandas Centenárias; Clube de Regatas Flamengo; Memórias das Vozes da Resistência, do Povo da Dança no Samba, da Telenovela Brasileira, da Cinédia e do Jornalismo Brasileiro.

Lembramos que a gravação fica à disposição do público, nas salas de consultas do MIS, 72 horas depois do término dos depoimentos.
O MIS RJ é um equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).

Gravação da Série Especial “Memória da Capoeira”
Local: Museu da Imagem e do Som – Praça Luiz Souza Dantas, nº 1, Praça XV
Data: 31 de maio de 2023 (quarta-feira).
Horário: 14 às 16h, gravação aberta ao público. As senhas serão distribuídas meia hora antes do início do evento, às 13h30. O espaço está sujeito à lotação (40 lugares)
Contatos MIS RJ: gerenciadeproducao@mis.rj.gov.br
academico@mis.rj.gov.br